domingo, julho 05, 2009

SÃO CAMILO

O SANTO PROTETOR DOS DOENTES

NO DIA 14 DE JULHO, A IGREJA CELEBRA SÃO CAMILO DE LELLIS 1550-1614, O PROTETOR DOS DOENTES E DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE. CAMILO É UMA INSPIRAÇÃO PARA OS AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE. DESTACAMOS ALGUNS ASPECTOS IMPORTANTES DA ESPIRITUALIDADE QUE ELE NOS LEGOU NO CUIDADO COM OS DOENTES:

AMOR AO DOENTE
CAMILO DIZIA QUE "O POBRE E O DOENTE SÃO O CORAÇÃO DE DEUS, SÃO A PUPILA DOS OLHOS DE DEUS; NELES SERVIMOS JESUS CRISTO, NOSSO SENHOR". AOS TRABALHADORES DE ENTÃO QUE CUIDAVAM DOS DOENTES, SEM PREPARAÇÃO ALGUMA, FICOU CÉLEBRE SEU APELO DE "COLOCAR MAIS CORAÇÃO NAS MÃOS". O BOM SAMARITANO É O EXEMPLO DO TRATO DOS ENFERMOS.

CUIDAR COM SENSIBILIDADE FEMININA
A SEUS SEGUIDORES CAMILO DIZIA: "PRIMEIRAMENTE, CADA UM PEÇA A GRAÇA AO SENHOR QUE LHE DÊ UM AFETO MATERNO PARA COM SEU PRÓXIMO. QUE ASSIM POSSAMOS SERVI-LO COM TODA CARIDADE, TANTO DA ALMA COMO DO CORPO, PORQUE DESEJAMOS, COM A GRAÇA DE DEUS, SERVIR A TODOS OS ENFERMOS COM AQUELE AMOR QUE UMA MÃE AMOROSA CUIDA DE SEU ÚNICO FILHO ENFERMO.

CUIDAR INTEGRALMENTE E ACOLHER SEM CONDIÇÕES
CAMILO SE PREOCUPAVA COM CUIDADO DO CORPO E DA ALMA. NAQUELE TEMPO, EXIGIA-SE QUE OS DOENTES, QUANDO ENTRASSEM NOS HOSPITAIS, PRIMEIRO, SE CONFESSASSEM. CAMILO LUTOU CONTRA ESSE COSTUME, DIZENDO QUE DEVERÍAMOS, RESPEITAR SUA LIBERDADE, LEVÁ-LOS AO SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO.

LITURGIA AO PÉ DO LEITO
PARA CAMILO, A MAIOR LITURGIA ACONTECIA AO PÉ DO LEITO DO DOENTE. TUDO O QUE SE PASSAVA NAQUELE MOMENTO TINHA UMA DIMENSÃO SACRAMENTAL. PODERÍAMOS DIZER QUE ERAM "LITURGIA" O BANHO DE LEITO, A ALIMENTAÇÃO, A PRESENÇA SOLIDÁRIA, EM PARTICULAR QUANDO ALGUÉM ESTAVA SE DESPEDINDO DESTA VIDA. TUDO ISSO SÃO ATOS DE AMOR, QUE TRANSFORMAM EM " AÇÕES SACRAMENTAIS" O ATO DE CUIDAR.

ESCOLA DA CARIDADE
UM DE SEUS CÉLEBRES DITOS É QUE "NÃO SERIA BOA AQUELA PIEDADE QUE CORTASSE OS BRAÇOS DA CARIDADE".A DEVOÇÃO SEM AÇÃO É ESTÉRIL! ASSIM, AS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE DEVERIAM SER VISTAS HOJE NÃO SOMENTE COMO TEMPLOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO DE TECNOLOGIA, MAS COMO "ESCOLAS DE CARIDADE", ONDE A DIGNIDADE DA PESSOA FERIDA PELO SOFRIMENTO É RESPEITADA.

CUIDAR É UMA OBRA DE ARTE, QUE UNE ÉTICA E ESTÉTICA
CAMILO TINHA UM APREÇO TODO ESPECIAL PELA MÚSICA E FREQUENTAVA IGREJAS PARA OUVIR MÚSICA. COMPARAVA O CUIDADO AOS DOENTES COM UMA SINFONIA MUSICAL. DIZIA: "AGRADA-ME A MÚSICA DOS DOENTES NO HOSPITAL, QUANDO MUITOS CHAMAM AO MESMO TEMPO: 'PADRE, TRAGA-ME ÁGUA PARA REFRESCAR A BOCA; ARRUME MINHA CAMA, ESQUENTE MEUS PÉS ETC...' ESTA DEVERIA SER A MÚSICA AGRADÁVEL TAMBÉM PARA OS MINISTROS DOS ENFERMOS". O CUIDADO DOS DOENTES NÃO É SOMENTE "ALGO BOM", MAS "ALGO LINDO".


REFLEXÃO: Pe. LEO PESSINI PASTORAL DA SAÚDE- MENSAGEIRO DO CORAÇÃO DE JESUS MÊS DE JULHO 2009.