segunda-feira, maio 30, 2011

O planeta precisa de nós

DEUS conta conosco para salvar o meio ambiente.


Diante dos últimos acontecimentos causados pela chuva, o momento pede pra nos preocuparmos mais com o meio ambiente. O planeta com certeza está em estado de alerta e precisamos desde já ensinar as nossas crianças a cuidar dele.



O site Bebe (bebe.com.br) andou escrevendo sobre o assunto, e resolvi reproduzir aqui 10 dicas que podem ser facilmente incorporadas ao dia a dia de cada um. Algumas delas podem ser bem divertidas para os pequenos, e o planeta agradece!!!



1. Fique atenta ao tempo do banho

Desde pequena, quando a criança começa a tomar banho com os pais, ensine-a a não desperdiçar água. Estipule, por exemplo, um tempo, que pode ser a duração de uma música, para ele se lavar. Esse bem precioso está se esgotando. Segundo dados da organização não governamental Greenpeace, falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. E o Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. A ONG chama a atenção para as pequenas coisas do dia a dia: o uso doméstico consome cerca de 10% do total e economizar água em casa faz muita diferença. Só para ter uma ideia, uma pessoa chega a usar mais de 300 litros ao dia na realização das atividades cotidianas.

2. Separe o lixo

O Greenpeace alerta que o Brasil produz 230 mil toneladas de lixo diariamente. Como conscientizar o pequeno? Comece ensinando-o a separar os resíduos limpos. Lixeiras coloridas para os diferentes materiais (plástico, papel, vidro) são uma boa opção para despertar o interesse do pequeno. “No carro, leve uma pequena sacola para papeizinhos e embalagens de guloseimas e chocolates”, sugere Ricardo Levy, da ONGJaguatibaia. Explique para a criança que jogar essas coisas na rua entope os bueiros, o que pode ocasionar inundações.

3. Conserte ou doe os brinquedos

Quando um carrinho ou uma boneca quebrar, conserte, em vez de descartá-lo. Além disso, você pode, juntamente com seu filho, inventar brinquedos com materiais recicláveis, como garrafas PET. “E, quando ele não quiser mais, doe para uma ONG ou para outras pessoas que possam utilizá-lo”, completa Ricardo Levy, da ONG Jaguatibaia.

4. Procure objetos usados para comprar

Em algumas capitais, já é possível encontrar brechós de roupas infantis. O lugar é uma ótima opção tanto para comprar peças a preços camaradas como para colocar à venda acessórios que seu filho não usa mais. Isso porque muitas delas aceitam calças, sapatos e vestidos em consignação. Na sua cidade, não tem esse tipo de comércio? Então, outra boa ideia é organizar bazares entre as amigas para trocar as roupinhas. O que faz desses encontros um sucesso é reunir o maior número de amigas possíveis com filhos em diferentes idades. Assim todas aproveitam. Detalhe: nessas reuniões, leve as crianças. Faça desse momento uma pequena festa para as crianças brincarem e, de quebra, aprenderem o bom exemplo das mães e uma lição para a vida toda.

5. Utilize integralmente os alimentos

Mostre para o seu filho a variedade de opções que temos na cozinha. Por exemplo, invente sucos com as frutas que estão prestes a vencer. Pegue os restos de pão e reinvente o famoso pudim de pão – uma receita tradicional entre as avós. A cenoura, artigo único na geladeira, pode se transformar num gostoso bolo. Enfim, invente, invente, invente!

6. Use a sacola de tecido

Aproveite a onda das sacolas ecológicas, ou ecobags, para incutir no seu pequeno o quão bacana é levar as compras ali. No supermercado, diga não à versão de plástico. Com o passar do tempo, essa atitude, com certeza, será absolutamente normal para ele. Estranho mesmo serão as sacolinhas de plástico, que demoram anos e anos para se decompor.

7. Leve-o à feira

Leve seu bebê à feira desde pequeno. Ele vai criando intimidade com produtos frescos e orgânicos. Quando chegar aos 6 meses, incentive o consumo de frutas e legumes – essa atitude requer alimentos fresquinhos, comprados semanalmente.

8. Faça uma horta

Em casa ou na varanda do apartamento, cultive temperos em vasinhos. Isso mostra a importância de plantar, cuidar e se alimentar com o que vem da terra.

9. Apague as luzes sempre

Oriente seu filho a não deixar luzes acesas sem necessidade. E ainda a desligar todo e qualquer aparelho eletrônico. Qualquer que seja a fonte, a produção de eletricidade sempre causa alguma agressão ao meio ambiente. “Hidrelétricas inundam grandes áreas, alterando e destruindo ecossistemas. Termoelétricas emitem gases que contribuem para o efeito estufa. Usinas nucleares representam um risco permanente de acidentes, além de gerar lixo atômico, o que é extremamente perigoso”, exemplifica a ONG Greenpeace. Economizar energia é uma maneira de diminuir a demanda por novas usinas e linhas de transmissão e distribuição e, consequentemente, os riscos de impactos ambientais e de apagões.

10. Ande mais a pé

Sempre que possível, deixe o carro em casa, principalmente quando o objetivo é fazer algo no próprio bairro. Vá de bicicleta ou caminhe de mãos dadas com o seu pequeno. Pode acreditar: ele vai adorar caminhar pela cidade e descobrir uma nova pracinha, uma árvore recheada de flores ou o latido dos cães. Vale o passeio!

É preciso cuidar do planeta



Poucas são as pessoas que se preocupam com o planeta e com o rumo que ele terá. Infelizmente as precauções, os conselhos, as prevenções, os cuidados são ignorados, e assim percebemos facilmente que cautela, não significa nada atualmente. O ser humano está se tornando cada vez mais egoísta, e isso é um fator que preocupa grandemente os estudiosos e biólogos.

Cuidar do planeta é algo que todo e qualquer ser humano precisa fazer, e como obrigação. Por quê? Porque simplesmente é o local onde moramos. Você ao comer uma bala joga o papel no meio da sala? Você pega as sacolinhas plásticas com o lixo e joga todas no meio da sua piscina? Tenho certeza que sua resposta é não. E a mesma intensidade e certeza negativa que você tem para responder estas ‘ridículas’ perguntas acima, você também deve ter quando alguém lhe perguntar se, você joga papéis na rua, se você joga as sacolinhas de lixo em rios, se você participa de queimadas, desmatamentos, se vocês desperdiça água, enfim, tudo aquilo que destrói o planeta e o polui.

Facilmente vemos pessoas poluindo o meio ambiente, gastando água de forma desnecessária, cortando árvores de uma forma erronia, enfim, diariamente é comum vermos um individuo sem expectativas de uma vida melhor. Mas, procure se afastar deste tipo de pessoa, pois nós não podemos ser egoístas, pensar apenas em nós, no presente. O amanhã depende das atitudes que tomamos no hoje, sendo assim, nossos filhos ou netos serão extremamente prejudicados como as consequências do aquecimento global, da falta de água potável e até mesmo encontrará dificuldades para respirar um ar puro.

Nós precisamos amar o próximo como a nós mesmos. Sendo assim, nunca faça algo para alguém que não gostaria que fizessem para você. Afinal tudo o que plantamos, colhemos. Pessoas que acham que apenas ela economizando água, varrendo seu quintal ao invés de lavá-lo, plantar uma árvore, recolher o papel de bala que está no meio da rua, etc; não terá resultado, são pessoas de mente fraca, pois ela pode sim fazer a diferença. Seu exemplo fará com que muitos mudem a forma de agir e assim sucessivamente. Então, faça sempre a sua parte!

Justiça Social

Justiça social:
é uma construção moral e política baseada na igualdade de direitos e na solidariedade coletiva. Em termos de desenvolvimento, a justiça social é vista como o cruzamento entre o pilar econômico e o pilar social.

O conceito surge em meados do século XIX, referido às situações de desigualdade social, e define a busca de equilíbrio entre partes desiguais, por meio da criação de proteções (ou desigualdades de sinal contrário), a favor dos mais fracos.

Para ilustrar o conceito, diz-se que, enquanto a justiça tradicional é cega, a justiça social deve tirar a venda para ver a realidade e compensar as desigualdades que nela se produzem. No mesmo sentido, diz-se que, enquanto a chamada justiça comutativa é a que se aplica aos iguais, a justiça social corresponderia à justiça distributiva, aplicando-se aos desiguais. O mais importante teórico contemporâneo da justiça distributiva é o filósofo liberal John Rawls.

Em Uma Teoria da Justiça (A Theory of Justice), de 1971, Rawls defende que uma sociedade será justa se respeitar três princípios:

1) garantia das liberdades fundamentais para todos;

2) igualdade equitativa de oportunidades ;

3) manutenção de desigualdades apenas para favorecer os mais desfavorecidos.

Senhor peço-Te Pão a quem tem fome e fome de justiça a quem tem Pão. Amém.

Beatificação da Ir. Dulce



Irmã Dulce beatificada

Irmã Dulce foi beatificada por volta das 18h deste domingo, dia 22 de maio, no Parque de Exposição de Salvador. Esta etapa é a última antes da canonização da religiosa, conhecida como 'Mãe dos pobres' e 'Anjo Bom da Bahia'. A partir desta data, ela será chamada 'Bem-aventura Dulce dos pobres'.

Terminado o relato de sua trajetória, foi lido o decreto apostólico do Papa Bento XVI inscrevendo Irmã Dulce na lista dos santos e beatos da Igreja Católica, propondo-a como exemplo cristão para todos os fiéis. Neste momento, foi anunciada também a data de celebração da sua festa litúrgica: 13 de agosto.

A missa de abertura foi presidida pelo cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, que representou o Papa Bento XVI.

Para ser considerada beata, o Vaticano fez o reconhecimento jurídico de uma farta documentação sobre a veracidade do milagre atribuído a Irmã Dulce, em junho de 2003. Em abril de 2009, a religiosa foi considerada venerável pela biografia. Isso, segundo a Igreja Católica, implica dizer que Irmã Dulce teve uma vida de santidade.

Abertura do processo de beatificação começou em 17 de janeiro de 2000. No ano seguinte foi anunciado o milagre e, em 2002, o processo foi levado para análise do Vaticano.

História de Irmã Dulce


Irmã Dulce nasceu em 1931, segunda filha do dentista Augusto Lopes Pontes e Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes. Seu nome era Maria Rita e foi batizada e recebeu primeira comunhão na Igreja de Santo Antônio. A mãe Dulce, que tinha o mesmo nome adotado pela freira, morreu ainda jovem, com apenas 26 anos de idade.

Aos 13 anos, a Irmã Dulce começou a praticar caridade, prestando ajuda a moradores de rua. Cinco anos depois, entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição. Dedicou toda sua vida à caridade e ficou conhecida como ‘Anjo bom da Bahia’.

Reflexão do Evangelho de Jo 15,26 - 16,04



Estamos na penúltima semana do tempo da Páscoa e a Igreja vem, através da liturgia da palavra da sexta semana do tempo pascal, nos preparar para as festas que se aproximam, ou seja, a festa da Ascensão de Jesus, que iremos celebrar no próximo domingo, e a festa de Pentecostes, que iremos celebrar no domingo seguinte. Por isso, vemos no Evangelho de hoje Jesus prometendo o Espírito Santo a seus discípulos e, ao mesmo tempo, falando a eles como será a vida sem a sua presença, ou seja, o testemunho que deverão dar do Evangelho e a conseqüente perseguição que virá com este testemunho.Mas as suas palavras são antes de tudo um estímulo para que os apóstolos sejam fiéis nos momentos difíceis.

liturgia de 30/05/2011



Dia: 30/05/2011
VI SEMANA DA PÁSCOA
(branco - ofício do dia)


Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 16, 11-15

Leitura dos Atos dos Apóstolos - 11Embarcados em Trôade, fomos diretamente à Samotrácia e no outro dia a Neápolis; 12e dali a Filipos, que é a cidade principal daquele distrito da Macedônia, uma colônia (romana). Nesta cidade nos detivemos por alguns dias. 13No sábado, saímos fora da porta para junto do rio, onde pensávamos haver lugar de oração. Aí nos assentamos e falávamos às mulheres que se haviam reunido. 14Uma mulher, chamada Lídia, da cidade dos tiatirenos, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava. O Senhor abriu-lhe o coração, para atender às coisas que Paulo dizia. 15Foi batizada juntamente com a sua família e fez-nos este pedido: Se julgais que tenho fé no Senhor, entrai em minha casa e ficai comigo. E obrigou-nos a isso. - Palavra do Senhor.




Salmo Responsorial(149)

REFRÃO: O Senhor ama seu povo de verdade.

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!

2. Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória aos seus humildes.

3. Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca, eis a glória para todos os seus santos.

Evangelho: João 15, 26; 16, 4

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos 26Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. 4Disse-vos, porém, essas palavras para que, quando chegar a hora, vos lembreis de que vo-lo anunciei. E não vo-las disse desde o princípio, porque estava convosco. - Palavra da salvação.