quarta-feira, setembro 04, 2013

SANTO DO DIA 04/09/2013

Santa Rosália

Nascida em Palermo em 1130, viveu por alguns anos na corte de Rogério II, rei da Sicília, sendo seu pai Sinibaldo, descendente de Carlos Magno.
Quando tinha quatorze anos, a Santíssima Virgem apareceu-lhe e aconselhou-a a deixar o mundo. Rosália foi então viver numa gruta no monte Quisquita durante alguns meses e depois foi para o cimo do monte Pellegrino onde acabou por escolher este lugar até o fim de sua vida como lugar de retiro, pela áspera solidão que ofereciam seus penhascos rochosos inclinando sobre o mar azul.
Durante seus últimos dezesseis anos de vida, Rosália levou uma vida de dura penitência sendo alimentada miraculosamente pela Eucaristia. Morreu no ano de 1160, com a idade de 30 anos.
No Século XVII foi encontrado os restos mortais de Santa Rosália, mas, os ossos, recolhidos em uma gruta escavada entre as rochas, não traziam inscrição. O Arcebispo de Palermo, D. Giannetino Doria, constituiu uma comissão de peritos, composta de médicos e teólogos, que, em 11 de fevereiro de 1625, se pronunciou pela autenticidade das relíquias.
Isso reacendeu a devoção popular. Inseriu o nome da santa no Martirológio Romano em 15 de julho e em 4 de setembro.
Em 25 de agosto de 1624, quarenta dias após a descoberta dos ossos, dois pedreiros, enquanto executavam trabalhos junto ao convento dos dominicanos de Santo Estêvão de Quisquina, acharam, numa gruta, uma inscrição latina, muito rudimentar, que dizia: “Eu, Rosália Sinibaldi, filha das rosas do Senhor, pelo amor de meu Senhor Jesus Cristo, decidi morar nesta gruta de Quisquina.” Confirmando, assim, as tradições orais da época.
Santa Rosália, rogai por nós!

MENSAGEM DO EVANGELHO 04/09/2013

QUE JESUS NOS ENSINE O CAMINHO DA SAÚDE!
Como nós devemos olhar para Jesus para que Ele nos cure? Não esperemos ficar doentes ou que a enfermidade bata à nossa porta, mas peçamos para Jesus nos ensinar o caminho da saúde.
“Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus punha as mãos em cada um deles e os curava. De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: ‘Tu és o Filho de Deus’” (Lc 4,40-41).
Hoje, nós contemplamos Jesus, o Senhor e Mestre agindo no meio do Seu povo. Ele passava no meio do povo para tocar nas pessoas. O Senhor tocava nas doenças, nas enfermidades, tocava nos males do corpo, do espírito, da alma. Jesus expulsava todas as doenças que incomodavam o ser humano.
Olhamos para Cristo como Mestre e Senhor, mas também como Aquele que é o nosso médico. Como nós devemos olhar para Jesus para que Ele nos cure? Não esperemos ficar doentes ou que a enfermidade bata à nossa porta, mas peçamos para Jesus nos ensinar o caminho da saúde. Peçamos para Ele nos afastar das doenças e das enfermidades, mas se ela bater à nossa porta ou chegar na nossa casa por falta de prevenção ou por diversos motivos, podemos pedir sabedoria ao Senhor, a mão, o toque, para que a cura de Jesus aconteça até nós.
Eu sou testemunha de tantas pessoas que experimentaram o poder curador de Deus, sou também testemunha, principalmente, daquilo que Jesus faz na alma delas durante a enfermidade. Pode ser que, fisicamente, nem todas as pessoas fiquem curadas, mas todas elas, doentes ou sadias, encontram a cura e a libertação da sua alma e a salvam para sempre quando se entregam ao poder libertador de Jesus.
É por isso que não podemos deixar de levar Jesus a nenhum doente, a nenhum enfermo; até os sadios que correm para lá e para cá precisam se encontrar com o Senhor, que é o sentido da vida.
Jesus expulsou muitos demônios. Às vezes, não estamos vendo os demônios e achamos que eles estão somente nas pessoas possessas; no meio de nós, estão os resquícios da ação do maligno. Quanta mentira, quanta impaciência, disputa, muita coisa que não vem de Deus agindo no meio de nós!
Que o poder de Jesus expulse todas as obras do maligno do nosso meio. Que o Senhor permita que em nossa casa Jesus também faça essa operação, expulse tudo aquilo que o maligno já fez de mau.
Deus abençoe você!

EVANGELHO DE HOJE 04/09/2013

Evangelho (Lc 4,38-44)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los.
40Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus punha as mãos em cada um deles e os curava. 41De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias.
42Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo de as deixar. 43Mas Jesus disse: “Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. 44E pregava nas sinagogas da Judeia.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.