sábado, maio 12, 2012

ORAÇÃO À NOSSA SENHORA DE FÁTIMA


Festa: 13 de Maio. Comemora-se todo dia 13.




0RAÇÃO - Santíssima virgem que nos montes de Fátima Vos dignastes a revelar a três humildes pastorinhos os tesouros de graças contidas na prática do vosso Rosário, incuti profundamente em nossa alma o apreço, em que devemos ter esta devoção, para Vos tão querida, a fim de que, meditando os mistérios da nossa Redenção que nela se comemeora, nos aproveitemos de seus preciosos frutos e alcancemos a graça, que Vos pedimos nesta oração, se for paa maior glória de Deus, honra vossa e proveito de nossas almas. Assim seja.
Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.
v. Rainha do Santíssimo Rosário.
v. Rogai por nós.

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

A 13 de Maio de 1917, três crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Fátima, concelho de Vila Nova de Ourém, hoje diocese de Leiria-Fátima.
Chamavam-se Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos.
Por volta do meio dia, depois de rezarem o terço, como habitualmente faziam, entretinham-se a construir uma pequena casa de pedras soltas, no local onde hoje se encontra a Basílica. De repente, viram uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora, mas, logo abaixo, outro clarão iluminou o espaço, e viram em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma 'Senhora mais brilhante que o sol', de cujas mãos pendia um terço branco.
A Senhora disse aos três pastorinhos que era necessário rezar muito e convidou-os a voltarem à Cova da Iria durante mais cinco meses consecutivos, no dia 13 e àquela hora. As crianças assim fizeram, e nos dias 13 de Junho, Julho, Setembro e Outubro, a Senhora voltou a aparecer-lhes e a falar-lhes, na Cova da Iria. A 19 de Agosto, a aparição deu-se no sítio dos Valinhos, a uns 500 metros do lugar de Aljustrel, porque, no dia 13, as crianças tinham sido levadas pelo Administrador do Concelho, para Vila Nova de Ourém.

Na última aparição, a 13 de Outubro, estando presentes cerca de 70.000 pessoas, a Senhora disse-lhes que era a 'Senhora do Rosário' e que fizessem ali uma capela em Sua honra. Depois da aparição, todos os presentes observaram o milagre prometido às três crianças em Julho e Setembro: o sol, assemelhando-se a um disco de prata, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra.

Posteriormente, sendo Lúcia religiosa de Santa Doroteia, Nossa Senhora apareceu-lhe novamente em Espanha (10 de Dezembro de 1925 e 15 de Fevereiro de 1926, no Convento de Pontevedra, e na noite de 13/14 de Junho de 1929, no Convento de Tuy), pedindo a devoção dos cinco primeiros sábados (rezar o terço, meditar nos mistérios do Rosário, confessar-se e receber a Sagrada Comunhão, em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria) e a Consagração da Rússia ao mesmo Imaculado Coração. Este pedido já Nossa Senhora o anunciara em 13 de Julho de 1917, na parte já revelada do chamado 'Segredo de Fátima'.

Anos mais tarde, a Ir. Lúcia conta ainda que, entre Abril e Outubro de 1916, tinha aparecido um Anjo aos três videntes, por três vezes, duas na Loca do Cabeço e outra junto ao poço do quintal da casa de Lúcia, convidando-os à oração e penitência.

Desde 1917, não mais cessaram de ir à Cova da Iria milhares e milhares de peregrinos de todo o mundo, primeiro nos dias 13 de cada mês, depois nos meses de férias de Verão e Inverno, e agora cada vez mais nos fins de semana e no dia-a-dia, num montante anual de quatro milhões.

Maringá promove "Terço na Praça" a N. S.de Fátima

Maringá, PR, 11 mai (SIR/Gaudium Press) - A Arquidiocese de Maringá, no estado do Paraná, através do seu Conselho Missionário Arquidiocesano (Comidi) promoverá nesta sexta-feira, 11, o Terço na Praça, no Centro da cidade, na Praça Raposo Tavares.

Tradicionalmente o terço é realizado no dia 13 de maio, quando a Igreja Católica celebra o Dia de Nossa Senhora de Fátima, mas como dia 13 será o domingo do dia das mães, a organização optou por antecipar o evento. O "Terço na Praça" aconteceu pela primeira vez no ano de 2004 e já está na sua nona edição, visa homenagear Nossa Senhora de Fátima, além de evangelizar e valorizar a religiosidade popular. A escolha da Praça Raposo Tavares se deu pela centralidade dela e pelo grande fluxo de pessoas que a frequentam.
Segundo Lilian Paladini, membro do Comidi, é importante ressaltar essa questão da valorização da religiosidade popular. "Em 2004, nós do Comidi atendendo às diretrizes gerais da evangelização na exigência do anúncio resolvemos promover e incentivar a religiosidade popular trazendo o terço para a praça, e isso com o apoio de vários outros grupos da nossa arquidiocese", afirmou.
Entre os organizadores do "Terço na Praça" estão os Arautos do Evangelho que estarão presente ao evento com sua bela imagem peregrina do Imaculado Coração de Maria, como apareceu em Fátima. O início do terço está previsto para as 18hs. Em seguida será realizada a procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora de Fátima em direção à Catedral de Maringá. É por isso que os organizadores do ato pedem que os participantes levem velas. Mas a organização do evento destaca ainda que a oração do terço não será um ato isolado. Durante todo o dia jovens integrantes de diversas pastorais e movimentos católicos estarão realizando uma abordagem nos arredores da praça e no terminal de ônibus urbano e em vias públicas como meio de anunciar a Palavra de Deus e de evangelizar.
De acordo com relatos e depoimentos recebidos pela comissão organizadora do evento, a abordagem na praça tem atingido eficazmente muitas pessoas que estão passando pela rua e são convidadas a proclamar o terço mariano. O exemplo dos jovens que participam desse gesto de devoção mariana tem devolvido o vigor da prática da oração, além de ser uma resposta positiva ao pedido que Nossa Senhora de Fátima faz, em suas aparições, de que a prática da oração do terço seja incentivada. "Se queres ter paz, reze o terço todos os dias".