sábado, outubro 27, 2012

Comentário do Evangelho: 27/10/2012



É a conversão que nos liberta

Temos neste tipo de narrativa de Lucas um caso único nos evangelhos: dois fatos recentemente acontecidos são exemplos para o ensinamento de Jesus.
Pilatos mandara matar, no Templo, galileus que faziam ofertas. "Algumas pessoas", provavelmente fariseus, vieram contá-lo a Jesus, para intimidá-lo: os galileus eram subversivos zelotas e o mesmo fim poderia acontecer com Jesus. Jesus responde com outro fato: a torre que desabara em Jerusalém matando várias pessoas, o que era tido como castigo de Deus. Em nenhum dos dois casos aquelas pessoas eram pecadoras. E a conclusão final: é a conversão que vos livrará da morte.
A parábola final esclarece sobre a longanimidade de Deus: ele conta com a conversão de todos.José Raimundo Oliva
Oração
Pai, que a minha vida seja uma contínua busca de comunhão contigo, por meio de um arrependimento sincero e de minha conversão urgente para ti.

O Alpinista



Conta-se que um alpinista, desesperado por conquistar uma altíssima montanha, iniciou sua escalada depois de anos de preparação. Como queria a glória só para ele, resolveu subir sem companheiros. Durante a subida, foi ficando cada vez mais tarde e ele não havia se preparado para acampar, no entanto ele decidiu seguir subindo, decidido a alcançar o topo... e por fim ficou escuro.

A noite era muito densa naquele ponto da montanha e não se podia ver absolutamente nada. Tudo era negro, visibilidade zero, a lua e as estrelas estavam encobertas pelas nuvens.
Ao subir por um caminho estreito, a apenas poucos metros do topo, escorregou e precipitou-se pelos ares, caindo a uma velocidade vertiginosa. O alpinista via apenas velozes manchas escuras passando por ele e sentia a terrível sensação de estar sendo sugado pela gravidade. Continuava caindo... E em seus angustiantes momentos, passaram por sua mente alguns episódios felizes e outros tristes de sua vida. Pensava na proximidade da morte, sem solução... 
De repente, sentiu um fortíssimo solavanco, causado pelo esticar da corda na qual estava amarrado e presa nas estacas cravadas na montanha. Nesse momento de silêncio e solidão, suspenso no ar, não havia nada que pudesse fazer e gritou com todas as suas forças: MEU DEUS, ME AJUDA !!!
Então, uma voz grave e profunda vinda dos céus lhe respondeu:

- QUE QUERES QUE EU TE FAÇA?
- Salva-me, meu DEUS  !!!

REALMENTE CRÊS QUE EU POSSO SALVÁ-LO?

- Com toda certeza, Senhor !!!

ENTÃO CORTA  A CORDA NA QUAL ESTÁS AMARRADO...


Houve um momento de silêncio; então o homem agarrou-se ainda mais fortemente  à corda. Conta a equipe de resgate, que no outro dia encontraram o alpinista morto, congelado pelo frio, com as mãos agarradas fortemente à corda...  A  APENAS  DOIS METROS  DO  SOLO...


Por vezes nos agarramos às nossas velhas cordas que nos mantém “seguros”, porém ter fé é arriscar-se a perder total controle sobre a própria vida, confiando-a ao Pai. Que possamos todos entregar-nos e viver plenamente na confiança de que existe Aquele que está sempre ao nosso lado a nos sustentar, mesmo que nossa corda arrebente. 
"As graças da Minha misericórdia coIhem-se com o único vaso, que é a CONFIANÇA. Quanto mais a alma confiar, tanto mais receberá. Grande consolo Me dão as almas de ilimitada confiança, porque, em almas assim derramo todos os tesouros das minhas graças."  (Jesus a Santa Faustina. Diário, 1578)
Jesus, eu confio em Vós!

O Padre e o Ator




           
 Certa vez um grupo de teatro chegou a uma pequena cidade para apresentar uma peça.  Como não havia teatro no local, recorreram ao padre para pedir-lhe o salão paroquial para a apresentação.

            Cordialmente o padre concedeu. De imediato, o organizador do grupo o convidou para assistir à peça que seria no outro dia, sábado à noite. Gentilmente o padre aceitou, mas com uma ressalva: que toda equipe fosse à missa no domingo pela manhã. Combinaram. 

            No sábado à noite, no salão paroquial, na hora marcada, lá estava o padre alegre e ansioso, para ver a apresentação. Antes do início do espetáculo a plateia estava  atônita com tanta beleza de luz, som, figurino, organização. Todos ficaram encantados; nunca tinham visto um ambiente tão harmonioso. O espetáculo começou. Silêncio total. A peça transcorreu muito bem... No final, todos emocionados aplaudiram  prolongadamente. O padre não escondia sua alegria.

            No dia seguinte, de manhã cedo, lá estava a equipe de atores na Igreja para assistir à missa do padre, como haviam combinado. No início, alegremente, o padre apresentou-se à comunidade e a cerimônia se desenrolou normalmente.  Após a celebração,  todos foram à casa paroquial tomar café e conversar.  O responsável pelo grupo perguntou ao padre: - Diga-nos, que impressão o teatro deixou no senhor? - A melhor!, disse o padre.

- Detalhe para nós sua avaliação; é importante para o nosso crescimento, por favor ! - A equipe está de parabéns em tudo, seja nos cenários ou nas roupas, na iluminação, no som, no domínio do público etc.  Belo, tudo muito belo ! A plateia, que coisa impressionante, na hora do silêncio não escutava nada, já na hora de rir, como riam e, para minha surpresa, choravam nos momentos dramáticos. Fantástico !

            É o que tenho a dizer. Mas, e a Missa qual é a impressão de vocês?  Digam-me!

            Todos se entreolharam, mas ninguém queria se pronunciar. Como o  padre insistiu, o responsável do grupo comentou: 

            - Padre, não sou a melhor pessoa para avaliar, pois não sou um bom fiel; apenas quero falar como um ator. 
             -  Isso! exclamou o padre, alegremente.

            - Nós somos atores e trabalhamos em equipe com objetivo de transmitir  à plateia uma história que deve ser compreendida e vivida por todos, atores e público, mesmo que não seja verdadeira. 

            - É verdade. Eu mesmo, disse o padre, entrei na história ri e  chorei.

Mas padre o que não compreendo é que você com sua equipe tem uma verdade para ser apresentada que é a história de Jesus, mas usam de instrumentos para transmitir tal verdade que as pessoas acham que não passa de uma mentira tudo  que querem passar.

- Como assim ! Replicou o padre. 

- Se temos uma mensagem para transmitir ela não será apresentada apenas com voz e sim com vários instrumentos e, sobretudo, com as pessoas que estão envolvidas na transmissão. Lembrem-se, padre, nosso comportamento, gestos, concentração, união,  vestuário, também comunicam.

- Estou compreendendo, disse o padre, atento a tudo que lhe dizia o ator. Este continuou:a sua equipe é quem mais conversa durante a missa.  Coisa imperdoável no teatro.  Lá tudo deve ser combinado antes.  As pessoas que estão em seu redor, um desastre !Mal vestidas, mal humoradas, túnicas amassadas, cochilam, bocejam, jogam as pernas para um lado e para o outro, apresentam-se insatisfeitas, etc., os que usam a voz, os leitores, nossa, um tormento.  Não sabem ter postura na mesa da palavra. E o pior ainda, lêem sem vida, como se não acreditassem nas palavras. Dão a entender que não leram antes, não ensaiaram, impensável no teatro ! O ator tomou água e prosseguiu.

            - Os cantores, que têm uma função importante na celebração, pude perceber que são improvisadores. Enquanto você celebra, eles estão procurando o que cantar em seguida.  Conversam, riem, verdadeiramente não comunica o divino. 

            O padre parecia atônito a tudo isso e em silêncio tudo escutava.

            - O espaço onde aconteceu a celebração é sagrado, mas a forma como o arrumam, nega totalmente o zelo pelo sagrado. Observe o que lhe digo: as velas, os tecidos que ornamentam, as cadeiras, o altar dos santos. Os arranjos de flores, tudo parece mais um caos devido à  desorganização. Não comunicam que ali habita Deus.

            - Volto a afirmar: vocês têm uma verdade para anunciar e apresentar; mas, da forma que apresentam parece ser mais uma mentira; e nós temos uma mentira a apresentar e as pessoas aceitam como verdade. Algo em você e na equipe está errado. Corrija enquanto é tempo. Deus merece ser comunicado em tudo e em todos. 

  - O que fazer? Perguntou o padre.

           - Faça com que sua equipe zele pelo sagrado e comunique Deus em tudo.  Ele é uma verdade e deve ser compreendido em tudo na Igreja e na equipe. 

O padre pensativo, agradeceu as colocações e se despediram.

- QUE REFLEXÃO O TEXTO SUGERE PARA NOSSA MANEIRA DE SER IGREJA?

HISTÓRIA: O SÁBIO E O BARQUEIRO


O sábio e o barqueiro


BARQUEIRO.JPG

Certa feita um sábio que gostava muito de se vangloriar de suas ciências atravessava de barco um rio. Enquanto olhava o belo panorama ao redor, travava uma animada conversa com o alegre e simpático barqueiro, que ao seu lado remava com com muita destreza. 

- Diga-me uma coisa: você sabe Botânica? 

O barqueiro olhou para o sábio e respondeu:

- Não senhor. Não sei o que é isso. 

- Você não sabe o que é Botânica? A ciência que estuda as plantas? Que pena! Você perdeu parte de sua vida! Respondeu o sábio.

O barqueiro continua remando; e então pergunta novamente o sábio:

- Diga-me uma coisa: você sabe Astronomia? O coitado coçou a cabeça e disse: 

- Não senhor, não sei o que é Astronomia. 

- Astronomia é a ciência que estuda os astros, o espaço, as estrelas. Que pena! Você perdeu parte da sua vida! Respondeu novamente o sábio.

E assim foi perguntando a respeito de cada ciência: Física, Química... e o barqueiro de nada sabia. Então o sábio terminava com seu refrão: "Que pena! Você perdeu parte da sua vida!"

Seguiam a viagem. De repente, levantou-se uma borrasca tão forte que se tornou iminente o naufrágio. Nesse momento o barqueiro pergunta ao sábio: 

- O senhor sabe nadar? 

- Não, não sei. Respondeu o sábio.

Então o barqueiro respondeu: - Que pena! O senhor perdeu toda a sua vida! 

E assim foi: o barco virou e o pobre sábio, com toda a sua sabedoria, pereceu afogado. O barqueiro, no entanto, se salvou nadando.

Para que serve tanta ciência, quando não se possui a ciência que nos salve?

 * * *
O mesmo que aconteceu com esse pobre sábio acontecerá também com todos quantos se vangloriam da sua real ou pretendida ciência, mas vivem como se Deus não existisse. A ciência, a cultura, a filosofia são preciosos e necessários valores humanos, desde que repousem sobre a verdadeira fé. Com razão afirma Santo Agostinho: "Desditoso o homem que tudo sabe, mas não Vos conhece, Senhor!"

Disse Jesus: “De que serve ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mc 8,36)



Adaptado de: A Palavra de Deus em exemplos. Ed. Paulinas.
                         Revista Arautos do Evangelho, Março/2006, n. 51, p. 48.

Por que Nossa Senhora insiste tanto na Oração do Rosário?



  
Em 1945 os americanos lançaram a bomba atômica sobre duas cidades japonesas: Nagasaki e Hiroshima. Nesta última, num raio de um quilômetro e meio do centro da explosão, ficou tudo arrasado e todos os habitantes morreram carbonizados. A casa paroquial, com oito moradores jesuítas, que distava apenas 800 metros da explosão, ficou de pé e os seus moradores ficaram ilesos.

  O Pe. Hubert Shiffer era um deles e tinha então 30 anos. Depois viveu mais 33 completamente com saúde e nenhum dos moradores da casa sofreu as conseqüências da radioatividade. Ele contou a sua experiência no Congresso Eucarístico da Filadélfia (EUA) em 1976. Então todos os membros daquela comunidade ainda viviam.

  O Pe. Shiffer foi examinado e interrogado por mais de 200 cientistas e não puderam explicar como, no meio de milhares de mortos, ele e seus companheiros tinham podido sobreviver. O Pe. Shiffer afirmou que centenas de cientistas e pesquisadores por vários anos continuaram a investigar por que a casa paroquial não foi atingida quando tudo ao redor ficou arrasado. E o padre explicou, dizendo: "Naquela casa se rezava todos os dias, em comum, o Santo Rosário. Por isso, foi protegida por Nossa Senhora."

  Nossa Senhora, a partir principalmente de Lourdes, dá uma ênfase toda especial à oração do Rosário. Em Lourdes aparece sempre com o ROSÁRIO. Em outras aparições, pede sempre que se reze o Rosário. Em Fátima, em cada uma das aparições, ela insiste: "Rezem o ROSÁRIO DIARIAMENTE."

  Em Medjugorje, desde o início, pede que se reze o Rosário. Em 14/08/84, ela diz: "Eu gostaria que cada dia se rezasse pelo menos o Rosário". Em 27/09/84: "Peço às famílias da paróquia que rezem o rosário em família."

  No dia 25/06/85 a vidente Marija pergunta a Nossa Senhora o que deseja dizer aos sacerdotes. Ela responde: "Caros filhos, eu os exorto a convidar todos à Oração do Rosário. Com o rosário, vencerão todas as dificuldades que Satanás, neste momento, quer colocar no caminho da Igreja Católica. Vocês todos, Sacerdotes, Rezem o Rosário. Consagrem tempo ao Rosário."

 Ao Beato Alano, Nossa Senhora disse: "Grande quantidade de indulgências foram concedidas ao meu Rosário, mas fica sabendo que Eu acrescentarei ainda muitas mais, aos que rezarem o terço em estado de graça, de joelhos e devotamente. E a quem nas mesmas condições perseverar nessa devoção, Eu lhe obterei no fim da vida, como recompensa por esse bom serviço, a plena remissão da pena e da culpa de todos os seus pecados".

  O Papa João Paulo II, no 80º aniversário das aparições em Fátima, disse: "Caríssimos irmãos, rezai o Rosário todos os dias! Peço vivamente aos pastores para rezar o Rosário nas suas comunidades cristãs. Ajudai o povo de Deus a retornar à oração cotidiana do Rosário."

 Os Papas recomendam o Rosário

 Pio IX: “Assim como São Domingos se valeu do Rosário como de uma espada para destruir a nefanda heresia dos albigenses, assim também hoje os fiéis exercitando o uso desta arma — que é a reza cotidiana do Rosário — facilmente conseguirão destruir os monstruosos erros e impiedades que por todas as partes se levantam” (Encíclica Egregiis, de 3 de dezembro de 1856).

Leão XIII: “Queira Deus — é este um ardente desejo Nosso — que esta prática de piedade retome em toda parte o seu antigo lugar de honra! Nas cidades e aldeias, nas famílias e nos locais de trabalho, entre as elites e os humildes, seja o Rosário amado e venerado como insigne distintivo da profissão cristã e o auxílio mais eficaz para nos propiciar a divina clemência” (Encíclica Jucunda semper, de 8 de setembro de 1894).

  São Pio X: “O Rosário é a mais bela e a mais preciosa de todas as orações à Medianeira de todas as graças: é a prece que mais toca o coração da Mãe de Deus. Rezai-o todos os dias.”

Bento XV: “A Igreja, sobretudo por meio do Rosário, sempre encontrou nEla  a Mãe da graça e a Mãe da misericórdia, precisamente conforme tem o costume de saudá-La. Por isso, os Romanos Pontífices jamais deixaram passar ocasião alguma, até o presente, de exaltar com os maiores louvores o Rosário mariano, e de enriquecê-lo com indulgências apostólicas.”

  Pio XI: “Uma arma poderosíssima para pôr em fuga os demônios .... Ademais, o Rosário de Maria é de grande valor não só para derrotar os que odeiam a Deus e os inimigos da Religião, como também estimula, alimenta e atrai para as nossas almas as virtudes evangélicas” (Encíclica Ingravescentibus malis,  de 29 de setembro de 1937).

  Pio XII: “Será vão o esforço de remediar a situação decadente da sociedade civil, se a família, princípio e base de toda a sociedade humana, não se ajustar diligentemente à lei do Evangelho. E nós afirmamos que, para desempenho cabal deste árduo dever, é sobretudo conveniente o costume do Rosário em família” (Encíclica Ingruentium malorum, de 15 de setembro de 1951).

João XXIII: “Como exercício de devoção cristã, entre os fiéis de rito latino, .... o Rosário ocupa o primeiro lugar depois da Santa Missa e do Breviário, para os eclesiásticos, e da participação nos Sacramentos, para os leigos” (Carta Apostólica Il religioso convegno, de 19 de setembro de 1961).

Paulo VI: “Não deixeis de inculcar com toda a diligência e insistência o Rosário marial, forma de oração tão grata à Virgem Mãe de Deus e tão freqüentemente recomendada pelos Romanos Pontífices, pela qual se proporciona aos fiéis o mais excelente meio de cumprir de modo suave e eficaz o preceito do Divino Mestre: ‘Pedi e recebereis, buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á’ (Mt. 7, 7)” (Encíclica Mense maio, de 19 de abril de 1965).

         João Paulo II: “O Rosário, lentamente recitado e meditado — em família, em comunidade, pessoalmente — vos fará penetrar pouco a pouco nos sentimentos de Jesus Cristo e de sua Mãe, evocando todos os acontecimentos que são a chave de nossa salvação” (Alocução de 6 de maio de 1980).

"O Rosário é a minha oração predileta. Oração maravilhosa! Maravilhosa na simplicidade e na profundidade. A todos exorto de coração que a rezem!» ( João Paulo II)

REZEMOS O ROSÁRIO


Por amor, reze o rosário




É preciso que todos nós sejamos atletas de Cristo. O atleta de Cristo é treinado pela oração. É rezando, rezando e rezando que criamos fôlego e nos tornamos os atletas do Senhor. A vitória é para os atletas. Os moles não vão conseguir nada.

Se você não conseguir logo de início, não se preocupe! Comece com o terço. Reze o terço! Em pouco tempo estará rezando dois terços... E depois o rosário. Será bonito você andar com passos decididos e é isso o que Deus quer. Por amor a Deus, por amor a você e por amor aos seus, reze o rosário todos os dias!

Nossa Senhora do Sacratíssimo Rosário, rogai por nós!

Trecho extraído do livro “Maria, a mulher de Gênesis ao Apocalipse”, de monsenhor Jonas Abib.

SÁBADO DA I SEMANA DO SALTÉRIO HORA MÉDIA LITURGIA DAS HORAS


Hora Média introdução
 

V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
 R. Socorrei-me sem demora.
 Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
 Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino 
 
Vinde, Espírito de Deus,
com o Filho e com o Pai,
inundai a nossa mente,
nossa vida iluminai.

Boca, olhos, mãos, sentidos,
tudo possa irradiar
o amor que em nós pusestes
para aos outros inflamar.

A Deus Pai e ao seu Filho
por vós dai-nos conhecer.
Que de ambos procedeis
dai-nos sempre firmes crer.

Salmodia
Ant. 1 Guiai-me no caminho de vossos mandamentos.

Salmo 118(119),33-40
V (He) 

Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Seja feita a tua vontade assim na terra como nos céus (Mt 6,10). 

33 Ensinai-me a viver vossos preceitos; *
quero guardá-los fielmente até o fim!
34 Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, *
e de todo o coração a guardarei.

35 Guiai meus passos no caminho que traçastes, *
pois só nele encontrarei felicidade.
36 Inclinai meu coração às vossas leis, *
e nunca ao dinheiro e à avareza.

37 Desviai o meu olhar das coisas vãs, *
dai-me a vida pelos vossos mandamentos!
38 Cumpri, Senhor, vossa promessa ao vosso servo, *
vossa promessa garantida aos que vos temem.

39 Livrai-me do insulto que eu receio, *
porque vossos julgamentos são suaves.
40 Como anseio pelos vossos mandamentos! *
Dai-me a vida, ó Senhor, porque sois justo!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 

Ant. Guiai-me no caminho de vossos mandamentos.
Ant. 2 Aos que buscam o Senhor não falta nada.

Salmo 33(34) 
O Senhor é a salvação dos justos Vós provastes que o Senhor é bom (1Pd 2,3). 

2 Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, *
seu louvor estará sempre em minha boca.
3 Minha alma se gloria no Senhor; *
que ouçamos humildes e se alegrem!

4 Comigo engrandecei ao Senhor Deus, *
exaltemos todos juntos o seu nome!
5 Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, *
e de todos os temores me livrou.

6 Contemplai a sua face e alegrai-vos, *
e vosso rosto não se cubra de vergonha!
7 Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, *
e o Senhor o libertou de toda angústia.

8 O anjo do Senhor vem acampar *
ao redor dos que o temem, e os salva.
9 Provai e vede quão suave é o Senhor! *
Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

10 Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, *
porque nada faltará aos que o temem.
11 Os ricos empobrecem, passam fome, *
mas aos que buscam o Senhor não falta nada.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 

Ant. Aos que buscam o Senhor não falta nada.

Ant. 3 Procura a paz e vai com ela em seu caminho.

II  
12 Meus filhos, vinde agora e escutai-me: *
vou ensinar-vos o temor do Senhor Deus.
13 Qual o homem que não ama sua vida, *
procurando ser feliz todos os dias?

14 Afasta a tua língua da maldade, *
e teus lábios, de palavras mentirosas.
15 Afasta-te do mal e faze o bem, *
procura a paz e vai com ela em seu caminho.

16 O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, *
e seu ouvido está atento ao seu chamado;
17 mas ele volta a sua face contra os maus, *
para da terra apagar sua lembrança.

18 Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta *
e de todas as angústias os liberta.
19 Do coração atribulado ele está perto *
e conforta os de espírito abatido.

20 Muitos males se abatem sobre os justos, *
mas o Senhor de todos eles os liberta.
21 Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, *
e nenhum deles haverá de se quebrar.

22 A malícia do iníquo leva à morte, *
e quem odeia o justo é castigado.
23 Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, *
e castigado não será quem nele espera.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 

Ant. Procura a paz e vai com ela em seu caminho.

Leitura breve 1Rs 8,60-61 
Que todos os povos da terra saibam que o Senhor é Deus e não há nenhum outro. Esteja
o vosso coração integralmente dedicado ao Senhor nosso Deus, caminhando nos seus
decretos e observando os seus mandamentos como hoje o estais fazendo.

V. Mostrai-nos, ó Senhor, vossos caminhos.
R. Vossa verdade me oriente e me conduza.

Oração 
Senhor Deus, Pai todo-poderoso, a quem somos submissos, derramai em nós a luz do
Espírito Santo, para que, livres de todo inimigo, nos alegremos em vos louvar. Por
Cristo, nosso Senhor.

Conclusão da Hora
V. Bendigamos ao Senhor.
R. Graças a Deus.