quinta-feira, outubro 10, 2013

SANTO DO DIA: SÃO JOÃO LEONARDO - 10/10/2013

São João Leonardo nasceu em Lucca, na Toscana (Itália), em 1541. Seguiu a profissão de seu pai (farmacêutico), até que respondeu sim ao sacerdócio. Tocado pelo abandono das crianças, sem escola e sem educação religiosa, São João Leonardo fundou a “Companhia da Doutrina Cristã”, visando a catequese das crianças, assim como instituiu a “Congregação dos Clérigos Regulares da Mãe de Deus”, com o carisma correspondente a educação popular e promoção da vida sacramental.
Depois de voltar da piedosa romaria que fez para o Santuário de Nossa Senhora de Loreto, São João Leonardo passou em Roma, onde fundou a “Propaganda da Fé”, como local de formação do Clero em terras de missão e assistência às vítimas da peste. Amigo de vários outros santos, como São Felipe Néri, São José Calazans e São Camilo de Léllis, testemunhou que grandes renovações na Igreja e fora, partem de grandes corações apaixonados por Jesus e pela humanidade.
São João Leonardo partiu para a glória no ano de 1609, ao consumir-se na assistência à Jesus Cristo na pessoa de inúmeros doentes.
São João Leonardo, rogai por nós!

Precisamos “importunar” o Coração de Deus. Precisamos ser insistentes e persistentes em nossa oração e jamais desanimar de fazê-la.


“Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!” (Lc 11,13).
Continuando na escola de Jesus, na escola da oração, hoje Ele vai nos ensinar mais um segredo da oração. A oração deve ser feita com insistência, persistência e jamais desanimar. E com relação ao nosso modo de nos dirigirmos a Deus: nós precisamos importunar o céu. Como vemos no exemplo que nos é contado no Evangelho de hoje, se o amigo vai chegar de madrugada ou de noite, seja lá o que for, nem que seja para se ver livre dele, você vai se levantar para ele não o ficar importunando.
Meus irmãos, nós precisamos “importunar” o Coração de Deus, nós precisamos ser “chatos” com o Senhor! Precisamos ser insistentes e persistentes em nossa oração e jamais desanimar de fazê-la. Nós, muitas vezes, deixamos de orar por qualquer coisa, até começamos a rezar, mas paramos pelo caminho, porque temos ansiedade de que as coisas sejam resolvidas logo, do nosso jeito e da nossa maneira.
Outras vezes, abandonamos a oração, porque achamos que Deus não nos está escutando. O Senhor não somente nos dá o que pedimos a Ele [desde que seja para a nossa salvação], como também ajeita o caminho, prepara a estrada, nos mostra a direção; porque não basta dar o presente, é preciso também ensinar a usá-lo.
Da mesma forma, Deus Pai não quer que nenhum presente, ou seja, nenhuma graça, seja depois um estorvo em nossa vida, seja algo que vá nos fazer mal. A maior das graças, – na qual devemos insistir e buscar do Coração de Deus –, é pedir-Lhe que tenhamos sabedoria, discernimento, inteligência, fortaleza e capacidade para realizar o bem em nossa vida. Por essa razão, nós temos que pedir ao Autor da graça que venha até nós.
Foi por isso que Jesus disse: “Se nós que somos maus, sabemos dar coisas boas, quanto mais o Pai dá a nós, o seu Espírito”. Ele, ao morar em nós, é a maior dádiva, é a maior graça que podemos receber do nosso Pai Celeste! A nossa oração deve e precisa ser sempre insistente. “Vem, Espírito Santo de Deus!”
Nós precisamos começar o dia e vivê-lo nessa abertura contínua à ação do Espírito Paráclito em nós, para que Ele invada o nosso coração, invada o nosso ser, a nossa mente, a nossa vontade, a nossa disposição, para que sejamos homens e mulheres guiados na força e no poder d’Ele [Espírito Santo]. A nossa oração insistente deve ser esta: que sejamos plenos no Espírito Santo de Deus.
Deus abençoe você!

Evangelho (Lc 11,5-13) 10/10/2013

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá.
11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra?12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Oferecimento diário para o mês de outubro de 2013



Deus, nosso Pai,/eu te ofereço te ofereço todo o dia de hoje:/ minhas orações e obras,/ meus pensamentos e minhas palavras,/ minhas alegrias e meus sofrimentos,/ em reparação de nossas ofensas,/ em união com o Coração de teu Filho, Jesus,/ que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia,/ pela salvação do mundo./ Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus,/ seja meu guia e meu amparo neste dia/ para que eu possa ser testemunha do teu amor./ Com Maria,/ Mãe de Jesus e da Igreja,/ rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre/ para este mês:/ para que as pessoas que se sentem angustiadas,/ até mesmo a ponto de desejar o fim desta vida,/ percebam a proximidade amorosa de Deus./ E que a Jornada Missionária Mundial/ nos anime a ser não só destinatários,/ mas também anunciadores da Palavra de Deus.