segunda-feira, outubro 31, 2011

Terço Vocacional

TERÇO VOCACIONAL

O Pré-Seminário é, antes de tudo, esse tempo e lugar especiais onde somos desafiados a questionar-nos sobre qual é a nossa vocação, o nosso caminho pessoal e único de felicidade, o projecto que Deus tem para cada um de nós. Para concretizar este mesmo objectivo queremos, com este terço vocacional, seguir o caminho de Maria, meditando nos diferentes momentos do itinerário vocacional. Deste modo, confiamos a Maria todas as pessoas (sobretudo os jovens), a fim de que experimentem a beleza de uma vida entregue a Deus e ao próximo, e se mostrem disponíveis para responder com um SIM generoso ao Mestre que chama.


 I Mistério | A Busca
 Então Jesus voltou-se para eles e, vendo que o seguiam, perguntou-lhes: «A quem procurais?» Responderam-lhe: «Rabi – que quer dizer Mestre – onde moras?» Ele disse: «Vinde e vede». Foram, pois, e viram onde morava e ficaram com Ele nesse dia. Eram quase quatro horas da tarde. (Jo 1, 38-39) Cada vez mais se vai sentindo que um cristianismo de subsistência e de tradição é insuficiente. Desde tenra idade somos introduzidos neste dinamismo de seguimento de Jesus Cristo pelos sacramentos e pela catequese. Mas, será que O desejamos de verdade? “Onde moras?” é a pergunta que os discípulos André e João colocavam. Ela não é mais do que a expressão de uma mesma busca que todos inquietamente fazemos: “onde está a felicidade?”. Por isso, vale sempre a pena re-colocar esta pergunta: és feliz?


 II Mistério | O Chamamento
 E disse-lhes Jesus: «Vinde comigo, e farei de vós pescadores de homens». Deixando imediatamente as redes, seguiram-no. (Mc 1, 17-18) Os discípulos percebem em Jesus Cristo algo de diferente, algo de autêntico e profundo e, por isso, aceitam deixar imediatamente as redes e segui-Lo. Quantas vezes ficamos agarrados àquilo que deixamos ou ao comodismo da mediocridade? E tu? Já te cruzaste com Cristo pelo caminho? Que tens feito perante o mesmo desafio?


 III Mistério | O Seguimento
 Jesus disse, então, aos discípulos: «Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser savar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por minha causa, há-de encontrá-la» (Mt 16, 24-25) Rapidamente a resposta afirmativa ao chamamento que nos é feito por Jesus Cristo traz consequências: segui-Lo implica amá-Lo, e amá-Lo implica aprender a imitá-Lo. Assim, como caminho de felicidade (seja como leigos, como ministros ordenados, ou como religiosos) é-nos apresentada a cruz, ou seja descer. Já fizeste a experiência na tua vida de como é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se alcança a felicidade?


 IV Mistério | A Missão
 Ide! Envio-vos como cordeiros para o meio de lobos (…) Quando entrardes numa cidade e vos receberem, comei do que vos for servido, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: «O reino de Deus está próximo de vós». (Cfr. Lc 10, 3-9) Muitas vezes, somos colocados em contextos onde há muito pouca esperança. Porque é que tantas pessoas não conhecem a alegria de saber que o reino de Deus está perto de cada um de nós? Como tem sido o nosso testemunho enquanto cristãos?


 V Mistério | A Fidelidade Radical
 «(…) As raposas têm tocas e os pássaros do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça». (…) «Deixa que os mortos sepultem os seus mortos. (…) «Quem olha para trás, depois de deitar a mão ao arado não está apto para o Reino de Deus» (Cf. Lc 9, 57-62) Jesus Cristo, sacerdote único e eterno, faz com que nunca se apague em nós a certeza de que só permanecendo em Ti encontramos sentido para a vida. Assim, faz-nos caminhar, escutar e obedecer-Te, na confiança de quem Te sabe presente no mais íntimo de nós mesmos, e perceber, nas mais pequenas coisas, o quanto nos amas loucamente.


 Consagração a Nossa Senhora 
 Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa. Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.