terça-feira, julho 03, 2012

São Tomé 3 de Julho


São Tomé

Pertenceu ao grupo dos doze apóstolos. O Senhor o chamou dentro de sua realidade, com suas fraquezas e até com suas crises de fé.

Nosso Senhor Jesus revelou a nós coisas maravilhosas através de São Tomé:

"Tomé lhe disse: 'Senhor, nós nem sabemos para onde vais, como poderíamos saber o caminho?' Jesus lhe disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por mim" (Jo 14,6).

Tomé nunca teve medo de expor a realidade de sua fé e de sua razão, que queria saber cada vez mais e melhor. Quando Jesus apareceu aos apóstolos ao ressuscitar, Tomé não estava ali, e aí encontramos seu testemunho: "Oito dias depois, os discípulos encontravam-se reunidos na casa, e Tomé estava com eles. Estando as portas fechadas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!” Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,26-28).

O Papa São Gregório Magno meditando essa realidade de São Tomé diz: "A incredulidade de Tomé não foi um acaso, mas prevista nos planos de Deus. O discípulo, que, duvidando da Ressurreição do Mestre, pôs as mãos nas chagas do mesmo, curou com isso a ferida da nossa incredulidade".

Segundo a Tradição, Tomé teria ido, depois de Pentecostes, evangelizar pelo Oriente e Índia onde morreu martirizado, ou seja, morreu por amor, testemunhando a sua fé.


São Tomé, rogai por nós !

"MEU SENHOR E MEU DEUS!"

Tomé, um dos doze apóstolos, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Só este discípulo estava ausente. Ao voltar e ouvir contar o que acontecera, negou-se a acreditar no que ouvia. Veio outra vez o Senhor e apresentou ao discípulo incrédulo o Seu lado para que ele pudesse tocar, mostrou-lhe as mãos e também a cicatriz das Suas chagas. O Senhor curou a ferida daquela incredulidade.
Tudo isto não aconteceu por acaso, mas por disposição da Providência Divina. A bondade de Deus atuou de modo admirável, a fim de que aquele discípulo que duvidara, ao tocar as feridas do corpo do seu Mestre, curasse as feridas da nossa incredulidade. Mais proveitosa foi para a nossa fé a incredulidade de Tomé do que a fé dos discípulos que não duvidaram; porque, enquanto ele é reconduzido à fé, porque pode tocar, a nossa alma põe de parte toda a dúvida e confirma-se na fé. Deste modo, o discípulo que duvidou e tocou, tornou-se testemunha da realidade da ressurreição. Tocou e exclamou: “Meu Senhor e meu Deus!” Disse-lhe Jesus: “Porque me viste, Tomé, acreditaste”.
A fé é o fundamento dos bens que se esperam, a prova das realidades que não se vêem, torna-se claro que ela é a prova da verdade daquelas coisas que não podemos ver. Pois aquilo que se vê já não é objeto de fé, mas de conhecimento direto. Então, se Tomé viu e tocou, porque é que lhe diz o Senhor: “Porque me viste, acreditaste”? É que ele viu uma coisa e acreditou noutra. A divindade não podia ser vista por um mortal. Ele viu a humanidade de Jesus e fez a profissão de fé na Sua divindade exclamando: “Meu Senhor e meu Deus!” Portanto, tendo visto acreditou, porque tendo à sua vista um homem verdadeiro, exclamou que era Deus, a quem não podia ver.
Muita alegria nos dá o que se segue: “Felizes os que não viram e acreditaram”. Por esta frase, não há dúvida que somos nós especialmente visados, pois não O vimos em Sua carne, mas O possuímos no nosso espírito. Somos nós visados, desde que as obras acompanhem a nossa fé. Na verdade, só acredita verdadeiramente aquele que procede segundo a fé que professa.
A partir da dúvida de Tomé, já não há mais motivos para duvidarmos da presença operante de Cristo Divino entre nós. Ele pode tudo e quer nos retirar da morte do corpo e nos dar a vida eterna. Jesus quer nos revestir de um corpo glorioso como o d’Ele. Com Tomé, digamos: “MEU SENHOR E MEU DEUS!”
Padre Bantu Mendonça

Osasco: Jornada Interparoquial da Juventude


Osasco, SP, 03 jul (SIR) - Caracterizadas como encontros de preparação dos jovens para a vinda de Bento XVI ao Brasil, as Jornadas Regionais da Juventude estão sendo realizadas em diversas paróquias do Brasil. A região de Carapicuíba reuniu-se no dia 24 de junho. Barueri reuniu-se no último domingo, 1º de julho com missa às 18h na Paróquia São João Batista.
 E Cotia realizará seu encontro no próximo domingo, 8 de julho, às 14h. Os jovens sairão das Paróquias Santo Antônio e Nossa Senhora do Carmo com destino ao Ginásio de Esporte. A missa de encerramento está programada para às 18h. Na mesma data, a Jornada Interparoquial da Juventude ocorrerá na Diocese de Osasco, promovida pelas Paróquias São João Batista, Santa Maria Mãe de Deus e Nossa Senhora das Graças.
O evento, que será marcado por momentos de oração e pregação da Palavra, terá início às 13h na Comunidade São Pedro e São Paulo, localizada na Rua do Trabalhador, 13, Jardim 1º de Maio. Uma caminhada será feita pelos jovens até a Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, onde será celebrada a Santa Missa de encerramento às 18h30.

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA SANTUARIO DE APARECIDA

Ó Maria Santíssima, que em vossa Imagem milagrosa de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre o Brasil, eu, embora indigno de pertencer ao número dos vossos servos, mas desejando participar dos benefícios da vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis.
Consagro-vos a língua, para que sempre vos louve e propague a vossa devoção. Consagro-vos o coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-nos, ó Rainha incomparável, no ditoso número dos vossos servos. Acolhei-nos debaixo da vossa proteção.
Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora da nossa morte. Abençoai-nos, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-nos em nossa fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possamos louvar-vos, amar-vos e render-vos graças no céu, por toda eternidade. Assim seja.
Pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, a bênção de Deus onipotente, Pai, Filho e Espírito Santo desça sobre vós e permaneça sempre. Amém.
Se preferir, use o texto indicado abaixo:
Consagração a Nossa Senhora - Texto rezado no Santuário Nacional