quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Liturgia de 29 de fevereiro de 2012

No tempo de Jesus, as pessoas procuravam sinais do Messias enviado por Deus. As autoridades pediam a Jesus que realizasse um sinal a fim de provar que Ele era, de fato, o Messias. Segundo Lucas, Jesus se recusa até mesmo a apontar o sinal da ressurreição.
Os ninivitas se arrependeram e se converteram com a pregação de Jonas. Jesus veio como um sinal do Pai para a humanidade. Ele é maior do que Jonas e maior do que Salomão.
A quem Jesus chama de geração má? Será que fazemos parte dela? A geração má a qual o Senhor se refere é aquela constituída de uma multidão de gente que não crê na Palavra de Deus e não segue os ensinamentos de Cristo, pois esperam por alguma coisa que venha acontecer e que seja visível aos olhos e sensível ao toque. É a geração dos que querem um sinal para acreditar, mas não enxergam o que está um pouco além da mesma vida medíocre e sem objetivo “do ter, do prazer, do poder, do divertir-se”.
Nós achamos que fazemos parte desse grupo que tem Jesus como sinal, mas, muitas vezes, necessitamos de outros sinais para acreditar na força e no poder de Deus. Cristo nos abre os olhos e nos mostra que os ninivitas acreditaram nas palavras de Jonas; a rainha do Sul (rainha de Sabá) seguiu os conselhos de Salomão e todos foram salvos. E quanto a mim e a você? A quem devemos ouvir para não fazermos parte dessa geração que caminha para o mal?
Convido você a fazer uma reflexão sobre sua vida e pensar se há alguma mensagem do Evangelho na qual você não acredita e, por isso, não a vive como Jesus ensinou. Reflita ainda: você espera algum outro sinal a não ser o da cruz?
Basta-lhe a Palavra de Deus para voltar atrás, arrepender-se e ter vida nova? Você sabe que foi assinalado com o selo do Espírito Santo de Deus? De qual geração você faz parte: da boa ou da má?
Escute a advertência do Senhor: “a rainha de Sabá (cf. 1Rs 10,1) e os ninivitas (cf. Jn 3,4-10) condenarão os que rejeitam Jesus”. Tome consciência disso!
Oxalá, você seja diferente das autoridades daquela época. Jesus é mais sábio que o rei Salomão e muito maior que Jonas, mas as autoridades não Lhe deram ouvidos e não se converteram. Eles preferiram continuar servindo seus próprios e mesquinhos interesses ao invés de se colocarem a serviço do projeto de Jesus que, com justiça, constrói uma nova sociedade e uma nova história. Agindo assim, as autoridades daquele tempo confirmaram que estavam contra Jesus, isto é, do lado de satanás que cria o reino da injustiça.
Saia desta geração! Saia deste partido e converta-se para a geração daqueles que buscam a face do Deus. Venha para Jesus! Assim, você terá vida em plenitude, fruto da justiça divina.
Padre Bantu Mendonça

Bento XVI no 7º Encontro mundial das Famílias

Bento XVI no 7º Encontro mundial das Famílias

Vaticano, 28 fev (SIR) – Na manhã de hoje foi publicado o programa oficial da visita do Santo Padre à cidade de Milão, no norte da Itália, por ocasião do VII Encontro Mundial das Famílias, que tem como tema: “A Família: o trabalho e a festa”. Bento XVI estará presente nos últimos três dias do evento que começará no dia 29 de maio e terminará no dia 03 de junho.

Sexta-feira: 01 de junho, às 17h00 (locais -5h de Brasília) está prevista a chegada o Papa no aeroporto de Milano-Linate, onde será recebido pelas autoridades. Às 17h30, o Santo Padre se encontrará com a cidade de Milão na praça da Catedral onde dirigirá algumas palavras. Às 19h15, Bento XVI estará no Teatro La Scala onde será homenageado com um concerto.

Sábado, 02 de junho: às 10h00 (locais, -5h de Brasília), o Santo Padre celebrará as Laudes na Catedral de Milão, com a participação de sacerdotes, religiosos e religiosas, aos quais dirigirá uma Meditação. Em seguida, Bento XVI irá ao estádio San Siro (palco de grandes jogos de futebol das duas equipes de Milão, o Milan e a Inter[nazionale]) para o encontro com os crismandos da região da Lombardia. Na parte da tarde, no arcebispado, o Papa terá um encontro com as autoridades civis e fará um discurso. Às 20h30, o Santo Padre participará do Encontro Mundial das Famílias na chamada Festa dos Testemunhos, que está fixado no Parque Norte de Milão.

Domingo 03 de Juno: Bento XVI presidirá a celebração da Eucaristia que iniciará às 10h00 (locais -5h de Brasília) no Parque Norte de Milão. Após a oração do Ângelus, às 12h00, o Papa voltará ao arcebispado onde saudará os integrantes da Fundação Milano Famiglie 2012 e os organizadores da visita. Às 17h00, o Papa se despedirá das autoridades no aeroporto de Milano-Linate e voltará para o Vaticano.

Santuario de Aparecida

Santuário entrega cerca de 4 toneladas de alimentos para instituições sociais

Aparecida (SP), 28 fev (A12SIR) - O Santuário Nacional distribui na próxima quarta-feira (29), os alimentos arrecadados durante a ação social ‘Doe um kg de alimento não perecível’, por ocasião do show do cantor Daniel na Inauguração do Centro de Eventos padre Vitor Coelho de Almeida.
A festa de inauguração aconteceu no dia 11 de fevereiro. Foram arrecadados quase 4 toneladas de alimentos não perecíveis. Oito entidades das cidades que formam a Arquidiocese de Aparecida serão beneficiadas, são elas : Lar São Vicente de Paulo de Guaratinguetá, Lar Monsenhor Filippo de Potim, Casa do Pequeno de Aparecida, Lar Nossa Senhora Aparecida, Lar São Vicente de Paulo de Aparecida, ACEPAS – Projeto Social João Paulo II, Santa Casa de Aparecida e Casa da Infância e Juventude de Aparecida.