quarta-feira, setembro 26, 2012

Setembro Mês da Bíblia: Como abrir a Bíblia?


“Como abrir a Bíblia?”

            Claro que é fácil abrir uma Bíblia. Basta colocar os dedos e abrir em duas partes e começar a ler sem problemas. Assim fazemos como todos os livros. Fácil! Não assim com a Bíblia, pois que nos abre a Bíblia é o seu autor: O Espírito Santo! Só Ele sabe como abrir. Os judeus liam muito mais que nós. Mas na 2 Carta aos Coríntios, Paulo fala que “seus espíritos se tornaram obscurecidos. Até hoje, todas as vezes que lêem o Antigo Testamento, este véu permanece. Não é retirado, porque é em Cristo que ele desaparece. Sim até hoje... um véu está sobre seu coração. É somente pela conversão ao Senhor que o véu cai. Pois o Senhor é o Espírito...” (2 Cor 3,14-17).

            Como abrir a Bíblia? Temos que abrir-nos convertendo o coração. Com isto cai o véu e o Espírito nos abre o entendimento das Escrituras. Vemos em Lucas que “Jesus abriu-lhes o entendimento para que entendessem as Escrituras” (Lc 24,45). Ele, pelo seu Espírito vai abrir nossa coração espiritual e aí falar as palavras que lemos. Isso não é um mistério, pois Deus está querendo nos falar sempre, basta dar chances de Ele falar. Quando ouvirmos ou lemos as Escrituras, de quando em quando uma palavra bate mais forte e soa mais clara. Às vezes é uma palavra que vemos todo dia. Mas naquele dia o véu caiu de nossos olhos e pudemos lê-la.
           
            Para ter a facilidade da leitura temos que ouvir como escrito para nós, para nossa vida e não um texto de um livro qualquer. Não lemos a Bíblia, ouvirmos Deus falar. À medida que nos aproximamos de Jesus, Ele continua a nos falar, tocar e curar nosso coração. É interessante como vemos tantos grandes homens e mulheres que ao ouvir um versículo das Escrituras, deixaram tudo, mudaram de vida e empreenderam uma caminhada diferente na santidade e nos serviço aos irmãos. Vemos o caso de Santo Antão, século 3º, que ao entrar na Igreja ouvir as palavras: vai vende tudo o que tens dá aos pobres e terás um tesouro no Céu” (Lc 18,22). Foi para casa, vendeu o que tinha, distribuiu, colocou a irmã em um convento e iniciou a vida eremita no deserto. Viveu 120 anos. A mudança do coração vem sempre de uma Palavra ouvida no coração. Penso que meu defeito e não ouvir com o coração. Não me basta ler para pregar, mas para viver e depois pregar.

            Fala a experiência de ouvir e ler a Palavra como se estivesse falando com Jesus e ouvindo a voz dele. Vai ser maravilhoso. Depois conte para mim. Até as crianças podem ouvir assim. Eles são maduros para ouvir a Palavras.

Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.

Santidade é a Vocação fundamental


            Que vocação mais bela do que ser gerado à vida e poder ir construindo dia a dia a grande resposta ao Criador que me fez alma vivente impregnado de seu Espírito? Deus fez o homem alma vivente e soprou sobre em seu rosto o Espírito . Com isso Ele nos deu tudo. Cada fibra de meu corpo, cada célula é uma síntese perfeita deste gesto de amor. É a vocação à vida.

            Mas não para aí. Chamou-me a ser construtor do mundo com Ele. Diz Deus: “crescei e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a” (Gn 1,28). Submeter, mesmo que tenha no texto original o sentido de esmagar com o pé, podemos entende-lo como endereçar para a plena realização. E os fez homem e mulher. Eis a grande complementaridade! É a vocação ao amor. Dentro destas vocações podemos escolher nosso lugar onde amar mais e melhor. É a vocação a um estado de vida e à uma profissão. O amor doado é o mesmo, o modo de realiza-lo está na liberdade de cada um.

            Mas não para aí. A vocação que dá unidade e coesão a todas as vocações é a aquela tão bem vivida pelo Verbo de Deus, Jesus Cristo. É a vocação à permanente união com o Pai, no seio da Trindade Santa. Nela fomos introduzidos pelo Filho Bendito e alimentados pelo Espírito Santo de Amor. É a vocação à santidade.

            Ser santo não é um privilégio, mas um dever de todos, em qualquer estado de vida em que vivam, em qualquer profissão e qualquer circunstância. Nada obstrui o caminho da santidade, nem mesmo o pecado, pois ele pode se tornar um estímulo a maior santidade. Só Deus é bom, diz Jesus na parábola do Pai Misericordioso, a parábola do filho pródigo. Somos santos nele. Esta vocação à santidade é aquele sempre se sentir chamado a unir-se mais e mais ao Senhor de nossas vidas.

            Partindo da festa da Assunção, podemos tirar um modelo e um estímulo para nosso caminho. Assim como Maria foi para o Céu em corpo e alma, assim também nós podemos ir, pois ela foi por primeiro depois de Cristo. Ela puxou a fila daqueles que querem ser fiéis. Ela continua a nos ajudar a ser fiéis. Ela continua a interceder por nós, rezando por nós para sermos fiéis e santos.

            Meu santo irmão e minha santa irmã, nada lhes falta para ter todos os meios para adquirir a santidade. Esta não é privilégio de poucos, mas obrigação de todos. Todos podem ter o Deus santo e bom em si, como vida de sua vida. Podem tê-lo totalmente. Aproveite, pois esta vocação é magnífica. Maria, Mãe de todos nós, animai-nos à santidade.


Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA APARECIDA


Ó Maria Santíssima, que em vossa querida Imagem de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil; eu, embora indigno de pertencer ao número dos vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés consagro-vos meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis.
Consagro-vos minha língua, para que sempre vos louve e propague vossa devoção. Consagro-vos meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos filhos e filhas. Acolhei-me debaixo de vossa proteção.
Socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora de minha morte. Abençoai-me, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. Assim seja.

Santo di dia: São Cosme e Damião


São Cosme e São Damião

26 de Setembro




São Cosme e São DamiãoHoje, lembramos dois dos santos mais citados na Igreja: Cosme e Damião. Eram irmãos gêmeos, médicos de profissão e santos na vocação da vida. Viveram no Oriente e, desde jovens, eram habilidosos médicos. Com a conversão passaram a ser também missionários, ou seja, aproveitando a ciência com a confiança no poder da oração levavam a muitos a saúde do corpo e da alma.

Viveram na Ásia Menor, até que diante da perseguição de Diocleciano, no ano 300 da era cristã, foram presos pois eram considerados inimigos dos deuses e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Tendo em vista esta acusação, a resposta deles era sempre:

"Nós curamos as doenças, em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder!"

Diante da insistência, quanto à adoração aos deuses, responderam: "Teus deuses não têm poder algum, nós adoramos o Criador do céu e da terra!"

Jamais abandonaram a fé e foram decapitados em 303. São considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.


São Cosme e São Damião, rogai por nós!





Mensagem: CELEBRE CADA DIA

Celebre cada dia... 
suas riquezas, sua glória, sua dor, seu desapontamento, seu êxito, seu fracasso, seu entusiasmo, sua monotonia. 

Celebre cada dia... 
e saiba que você nunca viverá outro igual a ele. 

O que quer que você escolha fazer no dia de hoje faça-o de todo o coração... 
acreditando em tudo o que você é, e em tudo o que pode se tornar. 

Pegue este dia... 
e faça dele uma alegria que vale a pena viver, uma lembrança que vale a pena guardar, uma dádiva que vale a pena partilhar. 

Pegue este dia... 
ele é seu! Este é seu dia! 

Deixe-o saudar você com todos os sonhos, as esperanças, as lembranças... 
que você sempre almejou. 

Que este dia possa surpreender, renovar, circundar você com alegria... 
que este dia seja uma dádiva em si mesmo! 

Quando cantar... cante alegremente. 
Quando falar... fale corajosamente. 
Quando sonhar... sonhe destemidamente. 

Este é seu dia... 
para sonhar um sonho novo em folha, cantar uma canção nova em folha, tocar um momento novo em folha. 

Este é seu dia... 
para ser melhor que você puder ser. 

Nenhum sonho é grande demais para aquele que ousa segui-lo. 

Nenhuma estrela está alta demais para alguém que ousa alcança-la. 
Siga seus sonhos... 
procure alcançar as estrelas! 

Há um arco-íris pronto para você colorir e com coração à espera para você amar... 
e tudo de que você precisa é a coragem para fazer aquilo com que está sonhando. 


Rimberly Rinehart

Oração


Pai, tendo recebido a tarefa de continuar a missão de Jesus, ensina-me a imitá-lo tanto no modo de ser e de pregar, quanto na pobreza e na coragem de enfrentar a rejeição.

Comentário do Evangelho: 26/09/2012

Comentário do Evangelho

Jesus envia em missão

Depois de um tempo de convívio com os doze, chamados no início de seu ministério, Jesus os envia em missão, como cooperadores seus no anúncio do Reino. O anúncio é o objetivo central da missão. As expulsões de demônios e curas de doenças são os gestos concretos de libertação que dão credibilidade ao anúncio. É importante perceber o significado dos demônios e das doenças. Pode-se entender que os demônios são os males do espírito, enquanto as doenças são os males do corpo. Estes males estão associados às multidões de excluídos como resultado da marginalização socioeconômica que gera privações e carências, sofrimento, doenças e morte.
Os discípulos indo despojados e pobres para a missão se identificam com os excluídos, que se abrem para recebê-los. O anúncio da palavra e o amor dos discípulos libertam os pobres deprimidos em seu espírito e valoriza-os, dando-lhes vida, dignidade e iniciativa. Os pobres e excluídos, transformados pela Palavra de Deus, passam a formar comunidades que vivem a fraternidade e a partilha, como células do mundo novo possível.

José Raimundo Oliva

Discípulos missionários sem fronteiras Leitura Orante

Ano B - Dia: 26/09/2012



Discípulos missionários sem fronteiras
Leitura Orante


Lc 9,1-6

Jesus chamou os doze discípulos e lhes deu poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças. Então os enviou para anunciarem o Reino de Deus e curarem os doentes. Ele disse:
- Nesta viagem não levem nada: nem bengala para se apoiar, nem sacola, nem comida, nem dinheiro, nem mesmo uma túnica a mais. Quando vocês entrarem numa cidade, fiquem na casa em que forem recebidos até irem embora daquele lugar. Mas, se forem mal recebidos, saiam logo daquela cidade. E na saída sacudam o pó das suas sandálias, como sinal de protesto contra aquela gente.
Os discípulos então saíram de viagem e andaram por todos os povoados, anunciando o evangelho e curando doentes por toda parte.


Leitura Orante


Saudação
- A nós todos, a paz de Deus, nosso Pai, a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo, no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, que dissestes:
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu aí estarei no meio deles",
ficai conosco, aqui reunidos (pela grande rede da internet),
para melhor meditar e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos, para que melhor compreendamos as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa, onde a Palavra de Deus produza frutos abundantes de santidade e missão.

(Bv. Alberione)
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto?
Leio o texto do dia, na Bíblia, em Lc 9,1-6 e observo as recomendações de Jesus.
Jesus chamou os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre o mal. Deu-lhes também recomendações referentes ao estilo de vida pessoal e método missionário. Depois, os enviou dois a dois para levar a mensagem de vida por todos os povoados.

2. Meditação ( Caminho)
- O que a Palavra diz para mim?
Deus quer precisar de nós como testemunhas da sua graça.
Fomos feitos para ser comunidade (grupo dos doze) e formar comunidade ( ir às cidades). Isto é ser discípulo missionário, como nos propõe a Igreja na América Latina, na Missão Continental. O amor inspira atitudes e gestos com gosto de doação e disponibilidade. Foi assim com Jesus. Foi assim com os apóstolos. Mais ainda. Disseram os bispos em Aparecida: "Para não cair na armadilha de nos fechar em nós mesmos, devemos nos formar como discípulos missionários sem fronteiras, dispostos a ir "à outra margem", àquela na qual Cristo não é ainda reconhecido como Deus e Senhor, e a Igreja não está presente". (DAp 376).
Deve ser assim comigo, com você. Amar é estar disposto a nos dedicar a um projeto pessoal para ir ao encontro do outro que precisa de mim.

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra me leva a dizer a Deus? "É necessário aprender a orar, voltando sempre a aprender esta arte dos lábios do Mestre", disseram os Bispos no Sínodo, em 2008. Jesus Mestre nos ensinou a orar e na sua oração está todo o conteúdo da nossa missão. Rezo, agora, o Pai Nosso, lentamente, observando bem o sentido de cada palavra.
PAI NOSSO

Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

4. Contemplação (Vida/ Missão)
- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Hoje, quero viver como discípulo/a missionário/a de Jesus Mestre, pensando nos meus irmãos que precisam de vida. Nos encontros, e também nos desencontros, se houver, rezarei uma bênção sobre cada pessoa, como o fez são Paulo:
"Graça e Paz para você! Quando for visitá-lo, levarei comigo muitas bênçãos de Cristo". (Rm 15,29)

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.