quarta-feira, maio 16, 2012

Notícias Religião

Comunidade Shalom recebeu aprovação pontifícia dos seus estatutos

Roma, Itália, 16 mai (SIR/ACI) - Na última sexta-feira, dia 11 de maio, a Comunidade Shalom, recebeu das "mãos da Igreja" seus Estatutos definitivos através do Pontifício Conselho para os Leigos – PLC. Agora a comunidade católica fundada no Brasil há 30 anos é uma Associação Internacional Privada de Fieis.
Ao discursar no PLC, Moysés Azevedo, Fundador e Moderador geral da Associação relembrou o dia 9 de julho de 1980, exatamente dois anos antes da  fundação da Comunidade. "Naquele dia, em Fortaleza, na Missa de abertura do Congresso Eucarístico Nacional vivi um encontro indescritível: o encontro de um jovem de vinte anos com  o sucessor de Pedro, o nosso inesquecível Beato João Paulo II", disse.
Naquela ocasião, Moysés ofertou sua juventude em favor da evangelização dos jovens que estavam mais distantes da Igreja. "Ali, aos pés de Cristo e ao pé do sucessor de Pedro, eu recebi uma graça que eu não poderia prever, e que ainda hoje é muito maior do que nós. Desse encontro resultou em uma graça, que dois anos depois, em julho de 1982, tornou-se a Comunidade Católica Shalom", descreveu. Falando sobre os Estatutos, o Fundador afirmou que o decreto se tratava do fruto de um caminho cuja fonte bíblica é a narrativa da aparição de Jesus ressuscitado aos Apóstolos situada no Evangelho de João, cap. 20, vers. 19-26.
Na ocasião, Azevedo relembrou as palavras recentes de Bento XVI sobre esta passagem bíblica. "É muito importante o que se vê no Evangelho, isto é, que Jesus, aparece aos Apóstolos reunidos em duas aparições no cenáculo e repete várias vezes a saudação "A paz esteja convosco". Esta saudação tradicional, com o qual deseja-se o shalom, paz, aqui se torna uma coisa nova, torna-se o dom da paz que só Jesus pode dar, porque é o fruto da sua vitória sobre o mal radical", comentou.

noticia Religião

México: Ação da Igreja em defesa das crianças pobres

Cidade do Vaticano, 16 mai (SIR) – Não é mais possível que as crianças morram ou fiquem inválidas por causa da fome. É o que aparece num documento divulgado pela Arquidiocese da Cidade do México, que aponta algumas ações para a aprovação de um acordo nacional a fim de enfrentar este drama.
Para despertar a consciência social diante dos níveis de pobreza e de desigualdade existentes no México, a Igreja católica acaba de publicar do Segundo Relatório nacional “Dolor de la Tierra, Dolor de los pobres. Actuemos ya!” no qual se destaca que “não é tolerável que um quarto dos mexicanos convivam com a fome e a sede, e que as crianças continuem morrendo ou ficando inválidos por causa da fome”. “Como também não é possível – continua o documento – que haja comunidades onde mais de 90% dos moradores são pobres.
Não se pode continuar a seguir uma política de desenvolvimento social que não vai além das emergências sem pensar naquilo que é indispensável para o viver cotidiano das pessoas”. A proposta da Arquidiocese é conseguir “um acordo nacional que estabeleça as prioridades para enfrentar a pobreza e a desigualdade, promover a mobilização e a aprovação de acordos em nível comunitário, regional e nacional”. No documento, coordenado da Caritas Mexicana, o responsável pela Comissão episcopal de Pastoral Social, dom Gustavo Rodríguez Vega, bispo de Nuevo Laredo, sublinha que “existem situações que requerem novas atitudes e novas ações por nossa parte, que não podem ser mais adiadas”.

Brasil: Região Norte e a violência sexual contra crianças

NOTICIA DO BRASIL

Diário do Pará – PA / 15-05-2012 - Relatório de denúncias recebidas em 2011 pelo Disque 100 (sistema de denúncias do governo federal) aponta a região Norte como a segunda colocada em número de denúncias de crimes sexuais contra crianças e adolescentes.
Na semana em que é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes representantes do Ministério Público Estadual (MPE) se reuniram em Belém (PA) para discutir estratégias de combate e evitar esses crimes. De acordo com a diretora-executiva nacional da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude, Soraya Escorel, a realidade é bem uniforme entre todas as regiões e precisam ser pensadas estratégias de combate à esse tipo de crime. “O grande desafio é o silêncio que ainda impera nas casas”, conclui.

Já, segundo "O Estado do Maranhão" (MA / 15-05-2012), Imperatriz enfrenta o desafio do abuso e exploração sexual infantil.
Começou ontem dia 14, em Imperatriz (MA), a Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra a Criança e o Adolescente promovida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em parceria com conselhos tutelares, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Vara da Infância e Juventude.
O evento contará com uma audiência pública na Câmara Municipal, palestras e encerrará com um ato público em praça da cidade. Para o coordenador do Creas, Ariston de França, a semana é o momento máximo do combate à violência contra a criança e o adolescente.
“Queremos conscientizar toda a comunidade em relação aos direitos da criança e do adolescente, além de prevenir as situações de abuso e orientar as pessoas a denunciar nessas situações”, afirma.