sábado, junho 04, 2011

Missa da Ascensão do Senhor

Domingo, 5 de Junho de 2011 Ascensão do Senhor
Introdução ao espírito da Celebração
Neste domingo, dedicado à Ascensão do Senhor, recordamos simultâneamente o Dia Mundial dos Meios de Comunicação Social. Pelas representações que a liturgia da Palavra nos apresenta, pode parecer que é uma festa que nos convida a olhar para o céu. Na realidade, passa-se exactamente o contrário: é uma solenidade que nos convida a olhar para a terra, para os homens a quem teremos de fazer chegar, por todos os meios ao nosso alcance, a presença de Cristo e da Sua Boa Nova, mais do que nunca, lançando mão das novas tecnologias de Comunicação. É este o papel da Igreja, é este o testemunho que Ele nos mandou realizar até que volte de novo, para que seja «tudo em todos».Iniciemos, pois, esta celebração procurando centrar a nossa atenção naquilo que tem sido a nossa experiência testemunhal cristã com a coragem de saber pedir perdão por todas as vezes que temos omitido tal critério.

Oração colecta: Deus onipotente, fazei-nos exultar em santa alegria e em filial acção de graças, porque a ascensão de Cristo, vosso Filho, é a nossa esperança: tendo-nos precedido na glória como nossa Cabeça, para aí nos chama como membros do seu Corpo. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.



Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 1,1-11)

Leitura dos Atos dos Apóstolos:
1No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo, 2até o dia em que foi levado para o céu, depois de ter dado instruções pelo Espírito Santo, aos apóstolos que tinha escolhido. 3Foi a eles que Jesus se mostrou vivo, depois de sua paixão, com numerosas provas. Durante quarenta dias apareceu-lhes falando do Reino de Deus.
4Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: 5‘João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias’”.
6Então os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: “Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel?”
7Jesus respondeu: “Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade. 8Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, e até os confins da terra”.
9Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não podiam mais vê-lo.
10Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco, 11que lhes disseram: “Homens da Galileia, por que ficais aqui parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 46)
— Por entre aclamações Deus se elevou,/ o Senhor subiu ao toque da trombeta.
— Por entre aclamações Deus se elevou,/ o Senhor subiu ao toque da trombeta.


— Povos todos do universo, batei palmas,/ gritai a Deus aclamações de alegria!/ Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo,/ o soberano que domina toda a terra.
— Por entre aclamações Deus se elevou,/ o Senhor subiu ao toque da trombeta./ Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa,/ salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!
— Porque Deus é o grande Rei de toda a terra,/ ao som da harpa acompanhai os seus louvores!/ Deus reina sobre todas as nações,/ está sentado no seu trono glorioso.

Segunda leitura (Efésios 1,17-23)


Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:
Irmãos: 17O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. 18Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá; qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, 19e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente.
20Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, 21bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania, ou qualquer título que se possa mencionar, não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. 22Sim, ele pôs tudo sob seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, 23que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.





Evangelho (Mateus 28,16-20)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 16os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. 17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram.
18Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Terço Meditado

Vinde ó Deus em nosso auxilio,                                   Senhor socorrei-nos e salvai-nos.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,                  Como era no principio agora e sempre. Amém.

Ó meu Jesus perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei as que mais precisarem.

Mistérios Gozosos (segunda e sábado)

1º. Mistério
Contemplamos a anunciação do Anjo Gabriel a Virgem Maria. (Lc 1,26-38)
Deus toma sempre a iniciativa, é Ele quem chama. Chamou Maria para ser mãe do salvador, do Seu Filho Jesus. Maria com pouca idade faz sua opção livre, diz sim acolhendo em sua vida o plano do Senhor. Em nossa vida Deus também toma sempre a iniciativa e nos convida a segui-Lo e quer nossa resposta livremente. Deus não quer ninguém obrigado, Seu amor por nós é incondicional.
Pai Nosso...   10 Aves-Marias  Glória ao Pai... ó meu Jesus perdoai-nos....



2º Mistério
Contemplamos a visita de Maria a sua prima Isabel. (Lc 1,39-56)
Maria ao dizer sim se coloca a disposição de Isabel numa atitude de generosidade, caridade e amor. Vai à casa de Isabel e fica com ela três meses, ajudando-a em tudo. Nossa Senhora nos ensina que o amor sempre passa pela generosidade, pela caridade, pela partilha de nosso tempo, nosso trabalho e sempre vai ao encontro do irmão mais necessitado. Se colocar a disposição do outro é estar disponíveis para Deus.
Pai Nosso...     10 Aves-Marias    Glória ao Pai...    ó meu Jesus, perdoai-nos....

3º. Mistério
Contemplamos o nascimento do Menino Deus na gruta de Belém. (Lc 2,1-21)
O Verbo de Deus se homem e veio habitar entre nós. Jesus nasce numa gruta fria, por falta de lugar na cidade de Belém, o Salvador não encontra acolhida no meio do povo que com Sua Vida irá salvar. Hoje a mais de dois mil anos será que Ele ainda encontra portas fechadas? mesmo tendo tudo consumado Jesus Cristo procura lugar em nossos corações, busca portas abertas para que Seu Amor reine em nossas vidas.
Pai Nosso...     10 Aves-Marias      Glória ao Pai...     ó meu Jesus, perdoai-nos...

4º. Mistério
Contemplamos a apresentação de Jesus no Templo e a purificação de Nossa Senhora. (Lc 2,22-40)
Maria e José levam o menino Jesus ao Templo. A obediência a Deus passa pelo concreto humano. Deus nos conhece inteiramente, sabe tudo de nós. Quando respondemos sim ao plano do Senhor, estamos confiando a Ele toda nossa vida, todo nosso querer, prometendo obediência a Sua Santa Vontade. A vontade de Deus passa sempre por nosso humano, nosso concreto, pois a vontade de Deus é que sejamos Felizes. Para sermos felizes é preciso apenas fazer o outro feliz ou seja viver com autenticidade o amor e o perdão.
Pai Nosso...     10 Aves-Marias      Glória ao Pai....         ó meu Jesus, perdoai-nos...


5º. Mistério
Contemplamos a perda e o encontro do menino Jesus entre os doutores da Lei. (Lc 2,41-52)
Jesus com doze anos vai ao Templo, nos ensinando que em qualquer tempo é preciso cuidar das coisas do Pai. Cuidar de tudo que é do Pai, não missão fácil, mas Ele mesmo nos concede Sua graça para realizarmos esta missão. Cuidar das coisas do Pai significa ser evangelizador(a), ser testemunha e anunciadores(as) de Cristo e ser construtores(as) do Reino de Deus. O mundo está carente de abraço cheio de amor, de esperança e de misericórdia. Deus conta conosco para saciar a carência do mundo. Corra o risco deixe-se amar por Deus para amar as pessoas, deixando que o plano de Deus se concretizar em nossas vidas e na vidas dos nossos irmãos e irmãs.
Pai Nosso...     10 Aves-Marias     Glória ao Pai....
Salve Rainha...

Jesus Manso e humilde de Coração

Jesus nos deu tantos exemplos de como viver bem com o próximo, nos ensinou a amar, perdoar, respeitar, sermos generosos, acolhedores, firmes, corrigir sem violência. mas porém olhando o mundo hoje parece que foi pouco, sua vida, seus exemplos, sua paixão, morte e ressurreição. quanta violência, opressão, injustiça, falta de perdão, de amor. não foi pouco, não. um Deus que se fez homem, que deixou sua glória e veio viver no meio de nós, não pode ter sido pouco, o que acontece é que os homens e mulheres não fazem experiência desse grande amor e misericordia que Deus tem por nós. é preciso ter na vida de todo ser humano um momento especial e único de encontro com Deus, para neste encontro possamos experimentar seu infinito amor e misericórdia em nossas vidas. ninguém oferece aquilo que não tem, o amor vem de Deus, se não abrirmos as portas do coração para Ele então nunca poderemos amar de verdade.
Jesus e a samaritana, uma mulher sofrida que carrega o peso de seus pecados e que num dia tem um encontro com Aquele que a ama de verdade, ela se abre e deixa-se amar. sua vida se transforma, sua caminhada muda de rumo e toma a direção da salvação, a direção da alegria de-se descobrir amada, perdoada, acolhida por Alguém especial. agora ela pode amar, perdoar, compreender, pois foi amada, perdoada e compreendida pelo Rei dos Reis, o Senhor dos senhores.
Nossa sociedade, nosso mundo, o povo de hoje está vivendo um individualismo sem tamanho, está perdido no consumismo desenfreado, materialismo, egoísmo que gera fome, miséria, injustiça para muitos e poder, riqueza para poucos, fazendo crescer a violência, consumo de drogas, famílias em pedaços, pessoas em cacos.
Jesus nos pede, nos faz um apelo ao amor. só o amor pode transformar o mundo. pois o amor é Deus e Deus pode mais. é urgente a necessidade de acordarmos para o amor. Deus nos chama a vivermos o amor na mansidão e humildade. o Senhor conta conosco, confia em nós, assim como confiou nos Apóstolos. a decisão é nossa, a resposta é nossa. porém se dissermos sim Ele nos capacita, nos dá a graça para lutar e vencer.
Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.

Homilia de 04/06/2011

Jesus anuncia algo novo na maneira de orar


Pedir ao Pai em nome de Jesus significa pedir em união de vontade com Jesus. Jesus anuncia algo novo na maneira de orar. Pedir em união com Jesus é pedir que o Pai seja glorificado. A glória do Pai é que todos que amam a vida manifestada por Jesus tenham a vida eterna. Todos aqueles que se comprometem com o florescer da vida partilham de uma alegria completa, em comunhão com Jesus e o Pai. Até então Jesus, através da comunicação oral, falava por meio de figuras. Após sua partida, pelo dom do Espírito, Jesus falará claramente do Pai. A partir deste dom, os discípulos terão uma experiência nova do amor do Pai. No Espírito terão um conhecimento amadurecido das palavras de Jesus e de sua prática amorosa, bem como terão a experiência de Deus na vida fraterna e partilhada. O Prólogo do evangelho de João anunciara a encarnação do Verbo que estava em Deus. Jesus, o Verbo encarnado, anuncia agora a sua volta para o Pai. A volta ao Pai significa o assumir com ele todos os que, no mundo, nele creram, comunicando a todos, pelo Espírito, a própria vida divina e eterna.

Liturgia de 04/06/2011

Sábado, 4 de Junho de 2011
6ª Semana da Páscoa

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 18,23-28)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.
23Paulo permaneceu algum tempo em Antioquia. Em seguida, partiu de novo, percorrendo sucessivamente as regiões da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos. 24Chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria. Era um homem eloquente, versado nas Escrituras.
25Fora instruído no caminho do Senhor e, com muito entusiasmo, falava e ensinava com exatidão a respeito de Jesus, embora só conhecesse o batismo de João. 26Então, ele começou a falar com muita convicção na sinagoga. Ao escutá-lo, Priscila e Áquila tomaram-no consigo e, com mais exatidão, expuseram-lhe o caminho de Deus.
27Como ele estava querendo passar para a Acaia, os irmãos apoiaram-no e escreveram aos discípulos para que o acolhessem bem. Pela graça de Deus, a presença de Apolo aí foi muito útil aos fiéis. 28Com efeito, ele refutava vigorosamente os judeus em público, demonstrando pelas Escrituras que Jesus é o Messias.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 46)
— O Senhor é o grande Rei de toda a terra.
— O Senhor é o grande Rei de toda a terra.

— Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.
— Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso.
— Os chefes das nações se reuniram com o povo do Deus santo de Abraão, pois só Deus é realmente o Altíssimo, e os poderosos desta terra lhe pertencem!


Evangelho (João 16,23b-28)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
23b“Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. 24Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa.
25Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa. Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. 26Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós, 27pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus. 28Eu saí do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.