terça-feira, outubro 09, 2012

Oração a Nossa Senhora Aparecida





Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida,
Mãe de Deus, Rainha dos Anjos,

Advogada dos pecadores,

refúgio e consolação dos aflitos e atribulados,

Virgem Santíssima,

cheia de poder e de bondade,

lançai sobre nós um olhar favorável,

para que sejamos socorridos por vós,

em todas as necessidades em que nos acharmos.

Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe Aparecida,

que nunca se ouviu dizer

que algum daqueles que têm a vós recorrido,

invocado vosso santíssimo nome

e implorado a vossa singular protecção,

fosse por vós abandonado.

Animados com esta confiança,

a vós recorremos.

Tomamo-vos para sempre por nossa Mãe,

nossa protectora, consolação e guia,

esperança e luz na hora da morte.

Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos

e ao vosso Santíssimo Filho, Jesus.

Preservai-nos de todos os perigos

da alma e do corpo;

dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais.

Livrai-nos da tentação do demónio,

para que, trilhando o caminho da virtude,

possamos um dia ver-vos e amar-vos

na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Mês Missionário: Despertar a consciência e as vocações missionárias

Outubro é o mês que a Igreja Católica de todo o mundo busca destacar e valorizar as iniciativas missionárias e favorecer a consciência dos fieis sobre essa dimensão tão importante.





As Pontifícias Obras Missionárias (POM) entidade responsável pela promoção e organização da Campanha Missionária e pelos subsídios de reflexão para todo o país escolheu como tema da campanha deste ano: ‘Brasil missionário partilha a tua fé’.





“O objetivo é promover e despertar a consciência, a vida e as vocações missionárias, bem como realizar uma Coleta mundial para o sustento de atividades de promoção humana e evangelização nos cinco continentes, sobretudo em países onde os cristãos são ainda uma minoria e as necessidades materiais são mais urgentes”, destacou padre Camilo Pauletti, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias do Brasil em artigo no site das POM.





A Campanha Missionária 2012 está em sintonia com o 3º Congresso Missionário Nacional, o 4º Congresso Missionário Americano e o 9º Congresso Missionário Latino-Americano (CAM 4 – Comla 9). Eventos que demonstram a unidade da Igreja em torno do objetivo da evangelização dos povos do continente americano.





Padre Camilo acredita que a valorização e o trabalho de divulgação do Mês Missionário deve também acontecer durante todo o ano.





“As Pontifícias Obras Missionárias têm o papel de preparar a Campanha Missionária que se desenvolve todos os anos, mas não devemos celebrar a missão apenas em outubro, mês missionário, pois todo dia é missionário. A celebração em outubro é uma forma de destacar a Missão da Igreja, por isso, nós preparamos o material que é enviado a todas as dioceses, congregações, grupos e colégios em todo o Brasil”.





Diversos materiais foram preparados para as dioceses, paróquias e comunidades bem celebrarem este momento.





Um DVD com testemunhos de missionários, uma novena, orações e a mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Missões, além da oração dos fieis para as celebrações eucarísticas e o envelope para a coleta missionária, são os materiais que foram preparados pelas POM.





A coleta missionária que visa contribuir para os projetos sociais e missionários nos cinco continentes acontece nos dias 20 e 21 de outubro.





Durante o Mês Missionário todo cristão batizado é convidado a rever sua postura com o mandato missionário que Cristo fez a todos: ‘Ide e evangelizai’.





O diretor das POM percebe que essa postura pode ser empreendida a partir da vivência da “solidariedade, da partilha e da ajuda mútua em todas as partes do mundo, seja na oração, no testemunho e na generosidade com a oferta”.



Outubro - Mês Missionário



Uma vez, ao chegar próximo de uma árvore frutífera, avistei uma única fruta, bem no alto do pé. Fiquei planejando como poderia colher aquela fruta. Se tentar derrubar com pedras quebraria-a e a estragaria. Se derrubasse com uma vara comprida ela poderia ficar no interior da árvore, presa entre os espinhos. Se tentasse subir para apanhá-la, poderia então me machucar. Entendi que precisava planejar a melhor estratégia para poder usufruir do sabor da fruta sem danificá-la e também sem me machucar.



Escrevo isto para introduzir a reflexão sobre o mês de outubro, mês missionário. Muitas vezes a nossa vontade é de quando chega o mês missionário nos embrenhar na missão, justamente porque a primeira impressão é do que o mundo precisa. Mas o mundo é igual a uma árvore, ao mesmo tempo em que tem frutos, tem também espinhos. Se nos embrenharmos com muita pressa para chegar ao fruto vamos sem dúvida nos machucar e nem perto vamos chegar.



Este mês, deve ser um mês motivador para que assumamos o nosso papel de cristão missionário, seja na nossa família, comunidade e ou sociedade. Porém, este mês não deve ser somente de ação, deve ser também de reflexão. Pois, para sermos missionários não precisamos percorrer grandes distâncias. Ser missionário é fazer a difícil viagem de sair de si, e ir ao encontro do outro, do novo, do diferente como em busca da fruta saborosa. É preciso pensar, planejar, ver a maneira de agir sem que os frutos sejam estragados ou que sejamos machucados pelos espinhos. E isso exige de nós uma abertura pessoal e comunitária para responder aos desafios de ser missionário.



Assumir os desafios e o compromisso de ser missionário é ter a missão não somente de levar algo, mas também de descobrir. Não somente de dar, mas receber. Não somente conquistar, mas partilhar e buscar juntos sempre a verdade em Cristo através de nossos gestos, atitudes e atos. A missão nos permite criar novos laços, novas relações, um novo jeito de olhar a vida, um novo jeito de ser igreja.



Ser missionário é um compromisso de toda a comunidade que vive e transmite a sua fé. “Nenhuma comunidade cristã é fiel à sua vocação se não é missionária”.



"Ao irem pelo mundo, não discutam, nem porfiem com palavras, nem façam juízo de outrem, mas sejam mansos, pacíficos, modestos, afáveis e humildes, tratando a todos honestamente, como convém” (S. Francisco).



Pe Jalmir - Missionário do Sagrado Coração em Cuiabá no Mato Grosso



Comentário do Evangelho: 09/10/2012





A importância da escuta



Lucas, com esta sua narrativa que lhe é exclusiva, ilustra duas atitudes de acolhimento de Jesus, que se complementam.

Marta dedicava-se aos cuidados de preparação da refeição, certamente com preocupações supérfluas, em vista da dignidade do hóspede. Jesus intervém quando Marta quer coagir Maria a ajudá-la nesta tarefa. Nesta atitude vê-se que ela julgava mais importante o supérfluo da refeição, indo além da simplicidade, do que a escuta da palavra e o diálogo com Jesus. Jesus, então, mostra a Marta que o fundamental é a escuta da palavra.

A narrativa não tem o sentido de exaltar a vida contemplativa como superior à vida ativa. Trata-se de compreender que toda atividade só tem sentido quando orientada para o cumprimento da vontade de Deus, revelada por sua Palavra, que deve ser escutada e posta em prática.

A narrativa, também, pode ser entendida como uma instrução para as casas que acolhem os missionários. As mulheres, donas de casa, não devem ater-se apenas aos serviços materiais de acolhida, que deve ser simples, mas devem dedicar-se, também, à escuta da palavra, como discípulas de Jesus.



José Raimundo Oliva

9 de outubro: SANTO DO DIA





São João Leonardo

Leonardo nasceu na Toscana, em 1541. Levou uma vida normal de leigo, trabalhando no ramo farmacêutico com o pai até os vinte e seis anos de idade, quando este morreu. Tendo participado do trabalho junto aos pobres com os padres colombinos, decidiu entregar sua vida ao seguimento de Cristo.



Mesmo sabendo das dificuldades por ser adulto, Leonardo não se intimidou. Enfrentou os estudos desde o começo, do princípio mais elementar. Juntou-se aos meninos para aprender o latim e, em seguida, aplicou-se no estudo de filosofia e de teologia. Quatro anos depois, foi ordenado sacerdote.



Dedicando-se à catequese das crianças, implantou, junto com alguns religiosos, uma educação totalmente voltada para os princípios cristãos, nascendo, em 1574, a Congregação da Doutrina Cristã, hoje Clérigos Regulares da Mãe de Deus, também conhecidos como padres leonardinos.



Em 1584, resolveu fazer uma peregrinação à França, ao Santuário de Nossa Senhora de Loreto. Leonardo, que tinha conquistado a confiança do papa Clemente VIII, foi enviado por este para realizar diversas missões em seu nome, restaurando a disciplina religiosa em várias ordens, conventos e congregações. Era um tempo de decadência de costumes e seu trabalho entusiasmado e atraente trouxe de volta os velhos princípios do verdadeiro cristianismo que se haviam perdido no dia-a-dia de muitos integrantes da Igreja.



Preocupado em assegurar um futuro de fé às crianças pagãs, fundou, em parceria com João Batista Vives, um colégio para jovens sacerdotes que se espalhariam pelo mundo como missionários, pregando o catolicismo entre os infiéis e cuidando das vítimas das epidemias. Portanto João Leonardo foi o precursor do Colégio Urbano dos Missionários da Propaganda Fidei, ou Obra da Propaganda da Fé, fundado em 1627, em Roma, atuante até nossos dias, principalmente na esfera da Santa Sé. E também dos Missionários Exteriores de Paris, fundado em 1663.



Influenciado pelo Concilio de Trento, ao lado de grandes religiosos da época, como os depois santos Filipe Neri, José Calazanz e Camilo de Lellis, João Leonardo travou uma grande luta pela reforma eclesiástica da Itália, o que o fez tornar-se, também, um dos grandes do seu tempo.



Radicado em Roma, ele morreu no dia 8 de outubro de 1609. Seu corpo se encontra na cripta da igreja Santa Maria, em Campiteli. Beatificado em 1861, o papa Pio XI declarou santo João Leonardo em 1938, cuja festa litúrgica ocorre no dia de sua morte.

São João Leonardo, rogai por nós!

mensagem: 09/10/2012

Procura-se uma alma de criança que foi vista, pela última vez, dentro de nós mesmos, há muitos anos...


Ela pulava, ria e ficava feliz com seus brinquedos velhos...

Exultava quando ganhava brinquedos novos, dando vida a latinhas, barbantes, tampinhas de refrigerantes, bonecas, soldadinhos de chumbo e figurinhas...



Batia palmas quando ia ao circo, quando ouvia músicas de roda, quando seus pais compravam sorvete: "chikabon, tombon, eskibon"... tudo danado de bom!



Ela se emocionava ao ouvir histórias contadas pela mãe ou quando lia aqueles livrinhos de pano que a madrinha lhe dava quando ia visitá-la...



Chorava quando arranhavam seus brinquedos, aquele aparelho de chá cheio de xícaras com que servia as bonecas ou os carrinhos de guindaste, tratores e furgões.



Fazia beiço quando a professora a colocava de castigo, mas era feliz com seus amigos, sua pureza, sua inocência, sua esperança, sua enorme vontade de ser uma grande figura humana, que não somente sonhasse, mas que realizasse coisas importantes em um futuro que lhe parecia ainda tão longínquo.



Onde ela está? Para que lado ela foi?



Quem a vir, que venha nos falar...

Ainda é tempo de fazermos com que ela reviva, retomando um pouco da alegria da nossa infância e deixando a alma dar gargalhadas, pois, afinal, "ainda que as uvas se transformem em passas, o coração é sempre uma criança disposta a pular corda".



Para não deixar morrer a criança que todos temos dentro de nós...

deixe-a sair, brincar e sonhar...



Uma das poucas coisas que ainda podemos fazer sem ter de pagar impostos!



O tempo é muito lento para quem espera.

Muito longo para quem sofre.

Muito rápido para quem aproveita.

Mas para quem ama o tempo não existe.





Autor Desconhecido

A melhor parte

Ano B - Dia: 09/10/2012


Lc 10,38-42



Jesus e os seus discípulos continuaram a sua viagem e chegaram a um povoado. Ali uma mulher chamada Marta o recebeu na casa dela. Maria, a sua irmã, sentou-se aos pés do Senhor e ficou ouvindo o que ele ensinava. Marta estava ocupada com todo o trabalho da casa. Então chegou perto de Jesus e perguntou:

- O senhor não se importa que a minha irmã me deixe sozinha com todo este trabalho? Mande que ela venha me ajudar.

Aí o Senhor respondeu:

- Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela.





Preparo-me para a Leitura Orante,em sintonia com todas as pessoas conectadas para meditar e viver a Palavra. Juntas rezamos:

Espírito Santo

que procede do Pai e do Filho,

tu estás em mim, falas em mim,

rezas em mim, ages em mim.

Ensina-me a fazer espaço à tua palavra,

à tua oração,

à tua ação em mim

para que eu possa conhecer

o mistério da vontade do Pai.

Amém.



1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Lc 10,38-42 e observo pessoas, palavras, relações com Jesus.

Jesus chama a atenção de Marta. Mas ela não foi censurada porque estava trabalhando, mas porque estava "agitada, ansiosa, inquieta por tantas coisas".

Maria é elogiada não por estar sentada, acomodada, mas por estar "à escuta da Palavra".

A escuta da Palavra de Deus deve ter prioridade em relação as nossas ocupaçõesdo dia-a-dia.

A preocupação e a correria pelo trabalho, não só causam cansaço e até estresse;mas podem também reduzir nossa atividade a simples barulho, se não houver uma pausa para a escuta da Palavra. Jesus nos quer ensinar que - escuta da Palavra e trabalho - não devem constituir um dualismo. Tanto uma como outra são atividades que nos acompanham e nos sustentam .

O Evangelho de hoje não conclui qual foi a decisão de Marta, após as palavras de Jesus. Provavelmente foi se acalmar aos pés do Mestre. E, no fim deste momento especial, Maria e Marta foram, juntas, preparar a refeição.



2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?

Como me organizo em minhas atividades?

Tenho muitas preocupações e agito-me com muitas coisas como Marta?

Ou, sou capaz de escolher a "melhor parte", à escuta da Palavra? Como Marta implico-me que outras pessoas ficam tranquilas , "sentadas", em oração ou à escuta da Palavra?

Consigo ser uma pessoa ativa e reflexiva, ao mesmo tempo? Os bispos na conferência de Aparecida disseram: "Para ficar parecido verdadeiramente com o Mestre é necessário assumir a centralidade do Mandamento do amor, que Ele quis chamar seu e novo: "Amem-se uns aos outros, como eu os amei" (Jo 15,12). Este amor, com a medida de Jesus, com total dom de si, além de ser o diferencial de cada cristão, não pode deixar de ser a característica de sua Igreja, comunidade discípula de Cristo, cujo testemunho de caridade fraterna será o primeiro e principal anúncio, "todos reconhecerão que sois meus discípulos" (Jo 13,35)." (DAp 138).



3.Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?

Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações

e concluo:

Espírito vivificador,

a ti consagro o meu coração:

aumenta em mim o amor a Jesus,

Vida da minha vida.

Faze-me sentir filho amado do Pai.

Amém.



4. Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

Meu novo olhar é hoje direcionado à centralidade do mandamento do amor. Não me deixarei vencer pela ansiedade, pela agitação. Terei meu olhar voltado para o que é mais importante.



Bênção



- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.