quinta-feira, junho 02, 2011

Mês de Junho dedicado ao Sagrado Coração de Jesus



Sagrado Coração de Jesus é uma devoção praticada pela Igreja Católica que se comemora todas as primeiras Sextas-feiras de cada mês. Consiste na veneração do Coração de Jesus.

A origem desta devoção deve-se a Santa Margarida Maria Alacoque, uma religiosa de uma Congregação conhecida como Ordem da Visitação. A Santa Margarida Maria teve extraordinárias revelações por parte de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo esta piedosa devoção. Foram três as aparições de Jesus: A primeira, deu-se a 27 de Dezembro de 1673, a segunda em 1674 e, a terceira, em 1675.


Jesus deixou doze grandes promessas às pessoas que, aproveitando-se da Sua divina misericórdia, participassem das comunhões reparadoras das primeiras sextas-feiras. Disse Ele, numa dessas ocasiões a Santa Margarida: "Prometo-te, pela Minha excessiva misericórdia e pelo amor todo-poderoso do meu Coração, conceder a todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final; não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos, e Meu Divino Coração lhes será seguro refúgio nessa última hora".

Não se sabe quem compôs a lista com as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus, tiradas das revelações de Nosso Senhor a Santa margarida Maria Alacoque. Sabe-se só que é fidedigna –as promessas estão de fato contidas nas revelações – e que o trabalho anônimo foi de grande mérito e utilidade.

M. Kemper, um modesto comerciante de Dayton, cidadezinha norte-americana, iniciou, em 1882, um trabalho de ampla divulgação delas.

A partir desta primeiro impulso, tiveram propagação mundial. Normalmente são conhecidas como as 12 Promessas do Coração de Jesus, a mais importante das quais, é a 12ª, chamada a GRANDE PROMESSA.

Homilia de 02/06/11



A VOSSA TRISTEZA SE TRANSFORMARA EM ALEGRIA!






Diante da situação que você está passando, Jesus diz no Evangelho de hoje: “Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

Gostaria que você meditasse bem no que estas palavras significam. A sua tristeza se converterá em alegria. Com fé, confiança e esperança entregue-se a Deus, pois Jesus vai subir para o Seu e o nosso Pai. Para o Seu e nosso Deus. Pare de se maltratar e chorar!

Preste atenção nestas palavras de Jesus: “A vossa tristeza se transformará em alegria”. É promessa de Deus, na pessoa do Seu próprio Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Daí, que seja uma realidade na vida de todos aqueles que crêem em Jesus Cristo Salvador. Ele é o único que sabe verdadeiramente qual é o tamanho da sua tristeza e agonia. Ele vem para fortalecer e encorajar a você. Saiba que a sua tristeza se transformará em alegria! Embora agora você esteja passando por situação difícil, não se preocupe: Já Jesus o percebeu e por isso te diz: “Vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria”.

Meu filho, não existe tristeza no coração do homem que não possa ser transformada em alegria por Jesus. Todavia, mais fundamental que confiarmos no amor de Deus, é apegar-se a este amor de forma sobrenatural, mesmo que as pessoas à sua volta o incentivem a desistir dos seus sonhos, mesmo que elas coloquem barreiras naquilo que você tem buscado. Não importa! Deus é maior. Confie no Senhor e – somente assim – esta tristeza vai se transformar em alegria. E esta alegria não será tirada de seu coração por ninguém. Ela será a alegria plena.

Ao passar por alguma dificuldade, parece que ela não vai ter fim. Não é mesmo? Mas olhe quantas tristezas você já superou. E eu creio que em todas elas você pensava que não era possível a superação. “Eu não vou sair dessa”. “A minha casa caiu e já não a conseguirei levantar”. Não vai passar, desta vez eu não vou aguentar!” Mas você as superou com força e coragem. Sobretudo com fé n’Aquele que venceu o mundo.

Muitas vezes – no momento da tristeza – fazemos perguntas ao Senhor. O “por que” disso, o “por que” daquilo? Mas, “de novo Senhor?” E “por que só eu? Será que não posso ter sossego?”

Quero deixar bem claro para você, meu irmão: Se você deixar Jesus entrar no seu coração, se você confiar cegamente n’Ele, Ele então dirá a você: “No mundo sofrereis tribulações. Mas tende fé. Eu venci o mundo e comigo também vós vencereis”.

Portanto, se confiarmos ao Senhor nossas tristezas, chegaremos ao ponto de não questionarmos mais o Senhor. É necessário que nossa confiança esteja somente no Senhor, nosso Deus. Tire sua confiança do homem. Confie apenas no Senhor, porque Ele tem o poder de mudar tudo. Ele é o Senhor da vida, da alegria e da esperança.

Padre Bantu Mendonça

Liturgia quinta feira 02/06/11



Quinta-Feira, 2 de Junho de 2011
6ª Semana da Páscoa


Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 18,1-8)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 1Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. 2Aí encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que acabava de chegar da Itália, e sua esposa Priscila, pois o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo entrou em contato com eles. 3E, como tinham a mesma profissão – eram fabricantes de tendas – Paulo passou a morar com eles e trabalhavam juntos.
4Todos os sábados, Paulo discutia na sinagoga, procurando convencer judeus e gregos. 5Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo dedicou-se inteiramente à Palavra, testemunhando diante dos judeus que Jesus era o Messias. 6Mas, por causa da resistência e blasfêmias deles, Paulo sacudiu as vestes e disse: “Vós sois responsáveis pelo que acontecer. Eu não tenho culpa; de agora em diante, vou dirigir-me aos pagãos”.
7Então, saindo dali, Paulo foi para casa de um pagão, um certo Tício Justo, adorador do Deus único, que morava ao lado da sinagoga. 8Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com toda a sua família; e muitos coríntios, que escutavam Paulo, acreditavam e recebiam o batismo.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 97)
— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

Evangelho (João 16,16-20)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”.
18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’
20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.