sexta-feira, maio 25, 2012

VINDE ESPÍRITO SANTO

Oh vinde, Espírito Criador,
as nossas almas visitai
e enchei os nossos corações
com vossos dons celestiais.


Vós sois chamado o Intercessor,
do Deus excelso o dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor,
a unção divina e salutar.


Sois doador dos sete dons,
e sois poder na mão do Pai,
por ele prometido a nós,
por nós seus feitos proclamais.


A nossa mente iluminai,
os corações enchei de amor,
nossa fraqueza encorajai,
qual força eterna e protetor.


Nosso inimigo repeli,
e concedei-nos vossa paz;
se pela graça nos guiais,
o mal deixamos para trás.

Ao Pai e ao Filho Salvador
por vós possamos conhecer.
Que procedeis do seu amor
fazei-nos sempre firmes crer.

Publicamos aqui a terceira parte da análise do teólogo alemão Jürgen Moltmann, em artigo publicado no sítio Teologi@Internet, 21-05-2012.

''Submeter a terra, que é a ''mãe de todos nós"?


A teologia moderna sempre viu na terra apenas aquilo que o ser humano, segundo o primeiro relato da criação, deve "submeter" a ele. No livro do Eclesiástico 40, 1, no entanto, a terra é chamada de "a mãe de todos nós". É possível submeter a própria mãe, pode-se explorá-la, destruí-la e vendê-la?
A nova teologia ecológica parte do fato de que a terra é a nossa "casa": "A humanidade faz parte de um universo continuamente em evolução. A nossa casa, a Terra, oferece o espaço vital para uma comunidade de seres vivos, única no seu gênero e multiforme... Proteger a capacidade devida, a variedade e a beleza da Terra é um dever sagrado" (Carta da Terra, 2000).
a) Para "submeter" a terra, ela deve ser degradada pelo ser humano a um objeto que pode ser investigado cientificamente e dominado tecnicamente. Ela deve ser roubada de sua subjetividade e perder a sua "alma do mundo", respeitada desde a antiguidade.
Isso aconteceu com a imagem mecanicista do mundo, que as ciências da natureza difundiram há 400 anos [15]. Robert Boyle, ao qual remonta a química moderna, ao invés de natureza, queria falar somente de "mecanismo". Isaac Newton delineou a imagem do mundo como uma máquina cósmica, que funciona como um relógio. Ela é tão perfeita que o seu tempo pode correr para trás e para frente.
O pressuposto metafísico da imagem mecanicista do mundo é o mundo criado de uma vez por todas, já pronto e perfeito. A ideia de Deus é o deísmo, segundo o qual Deus, como arquiteto, criou o mundo de modo tão perfeito que não precisa de outras intervenções divinas. Deus contradiria a sua própria perfeição se tivesse que corrigir a sua obra em um segundo momento com milagres. Não admira que o físico francês Laplace, à pergunta de Napoleão sobre Deus, respondeu: "Senhor, eu não tive nenhuma necessidade dessa hipótese". O mecanismo do mundo, se é perfeito, pode se explicar por si mesmo.
Mas, se o mundo não é perfeito e ainda não está acabado, então a imagem mecanicista do mundo não funciona, porque ela descreve apenas a realidade do mundo, mas não a sua potencialidade. Olhando para a biologia evolutiva, pode-se dizer: da potencial multiplicidade das formas de vida, apenas uma pequena parte se desenvolveu. As formas de vida possíveis são incalculáveis. Em uma natureza aberta ao futuro, até mesmo as leis naturais não são eternas, mas sim mutáveis habits of nature [16].
As novas astrociências demonstraram as interações entre os âmbitos inanimados e os animados do nosso planeta Terra. Daí deriva a ideia de que a biosfera da Terra forma, com a atmosfera, os oceanos e as planícies, um sistema complexo, único no seu gênero, que possui a capacidade de produzir vida e de criar espaços vitais. É a muito discutida teoria de Gaia, de James Lovelock [17]. Apesar do nome poético da deusa grega da Terra, não se pretende com isso fazer uma divinização da Terra. Mas a Terra é concebida como um organismo vivo que produz vida e cria espaços vitais.
Se entendemos a vida em sentido puramente biológico, então a terra não é "viva", porque não se reproduz. No entanto, deve se dizer que ela é mais do que viva, porque produz vida. Ela não é nem um "organismo", no sentido em que conhecemos os organismos biológicos. Ela é mais do que um organismo, porque produz organismos. A Terra é um sujeito de tipo particular, incomparável e único. Não é um conglomerado aleatório de matéria e energia, não é nem cega, nem muda. É inteligente, porque produz inteligência.
Em um ponto específico da sua evolução, a Terra começou a sentir, a pensar, a tomar consciência de si mesma e a merece respeito [18]. Nós, seres humanos, somos criaturas da Terra. Portanto, não estamos diante da Terra como seus sujeitos, mas, na nossa dignidade de seres humanos, somos parte da Terra e membros da comunidade terrena das criaturas. Nós mesmos somos "cocriaturas", juntamente com os outros seres vivos.
Esse sentimento cósmico de comunhão é mais amplo do que todos os âmbitos da natureza que podemos conhecer e dominar. Por isso, hoje é tempo de colocar no centro a santidade da Terra e de nos integrarmos conscientemente à comunidade da Terra.
b) A teoria de Gaia corresponde absolutamente às ricas tradições bíblicas que se referem à terra. A terra, segundo o primeiro relato da criação, não é uma súdita dos seres humanos, mas sim uma grande criatura, um grande fruto da criação, e nisso ela é única. Ela produz vida, ela "produz seres vivos segundo sua espécie: animais domésticos, répteis e feras" (Gn 1, 24). A evolução da vida e a história da terra estão entrecruzadas uma com a outra. A terra não só fornece espaço vital para uma multiplicidade de seres vivos, mas é também vital o seu útero vital que lhes dá à luz.
A terra encontra lugar na aliança de Deus. Por trás da aliança com Noé "com vocês e com seus descendentes, e com todos os animais que os acompanham (…) com todos os animais que vivem sobre a terra" (Gn 9, 9-11), está o pacto de Deus com a terra: "Colocarei o meu arco nas nuvens, e ele se tornará um sinal da minha aliança com a terra" (Gn 9, 13). Essa aliança introduz a terra em uma ligação direta com Deus. Esse vínculo é o mistério divino da terra.
Os direitos da terra, na sua aliança com Deus, são reconhecidos na legislação sabática: "O sétimo ano será um sábado, um descanso absoluto para a terra, um sábado em honra do Senhor" (Lv 25, 4). A terra tem o direito ao repouso sabático, para que ela possa regenerar a sua fecundidade. Quem despreza o sábado da terra transforma o país em um deserto e deverá deixar o país (Lv 26, 33).
O Espírito de Deus é a força criadora de vida: Spiritus vivificans. Ele é "derramado sobre toda a carne" (Jl 3, 1), isto é, de todos os seres vivos. Se em nós "será derramado um espírito que vem do alto", como se diz em Isaías 32, 15.16, "então o deserto se tornará um jardim (…) No deserto habitará o direito, e a justiça reinará no jardim. Praticar a justiça dará paz".
Não por último, a terra esconde em si o mistério da salvação: "Que a terra se abra e produza a salvação, e junto com ela brote a justiça" (Is 45, 8). O profeta Isaías chama até o Messias de Israel de " um fruto da terra" (Is 4, 2).
Segundo a doutrina cristã da reconciliação, Deus, mediante Jesus Cristo, "reconciliou o cosmos consigo" (2Co 5, 17). Deus "reconciliou" o universo pelo fato de que ele quis "conduzir a Cristo (...) todas as coisas, as dos céus e as da terra" (Ef 1, 10; Col 1, 20). O Cristo ressuscitado é o Cristo Cósmico, e o Cristo cósmico é o "mistério do mundo", ele está presente em todas as coisas. O Cristo cósmico é, enfim, o Cristo que vem, que vai redimir o mundo e vai encher céu e terra com a sua justiça. Segundo o evangelho apócrifo de Tomé, Cristo diz:
"Eu sou a luz, que está sobre todos.
Eu sou o todo, o todo saiu de mim
e o todo retorna para mim.
Cortai um pedaço de madeira: eu lá estou.
Levante uma pedra e me encontrareis" (Logion 77).

Notas:

15. M.WHITE, Isaac Newton. The Last Socerer, Londres, 1998.
16. R. SHELDRAKE, Das Gedächtnis der Natur. Das Geheimnis der Enstehung der Formen in der Natur. München, 2001 9, 9-15.
17. J. LOVELOCK, Gaja – A New Look at Life on Earth. Oxford, 1979; Id., The ages of Gaja. A Biography of our Living Earth. Oxford, 1988 ; Id., The Revenge of Gaja. Why the Earth is Fighting Back – and how we can still save Humanity. Londres, 2008. Sobre a discussão, cfr. CELIA DEANE-DRUMMOND, God and Gaja. Myth or Reality?, in Theology 95 (1992) 277-285.
18. L. BOFF, La terra come gaia: una sfida etica e spirituale, in Concilium 3 (2009) 33-44.
Jürgen Moltmann, Teologi@Internet, 21-05-2012, reproduzido pelo IHU-Unisinos.

PEDIDO DE APOIO AO RIO+20

Ban Ki-moon pede que líderes mundiais apoiem Rio+20

Nova York, 25 mai (SIR) - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, fez um apelo para que os líderes dos países mais ricos do mundo compareçam à conferência Rio+20, que ocorre entre 13 e 22 de junho no Brasil.
O evento visa elaborar um plano de ação para construir um mundo mais limpo e sustentável, compatível com o aumento populacional. Porém, ainda há muito desentendimento em relação a como balancear crescimento e sustentabilidade. Ki-moon pediu que os líderes superem os interesses nacionais e aproveitem "a oportunidade de uma geração".
O presidente francês François Hollande já confirmou presença. Barack Obama, dos Estados Unidos, e chanceler da Alemanha, Angela Merkel, ainda não se comprometeram a comparecer à Rio+20.

Portugal: Solidariedade online e nos supermercados


Lisboa, 25 mai (SIR/Ecclesia) - A coleta de alimentos do Banco Alimentar através do canal online www.alimenteestaideia.net começou ontem e prolonga-se até 3 de junho.
A campanha de coleta de doações alimentares online decorre, simultaneamente com a doação em géneros, no canal tradicional (supermercados), que se realiza este fim de semana (dias 26 e 27 de maio), refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA. O portal de doação de alimentos a favor do Banco Alimentar - www.alimentestaideia.net - vai dar a oportunidade a todos os portugueses de fazerem as suas doações através da internet, realça a nota. Este portal de doação de alimentos foi inaugurado em maio de 2011, tendo recolhido nas duas campanhas de 2011 “cerca de 162 toneladas de alimentos, num valor de aproximadamente 185,000€”, se lê.
Além disso, o portal foi acessado por internautas de 95 países, com destaque para a comunidade portuguesa na diáspora, que quis “assim contribuir para os pobres de Portugal”. Este apresenta um contador de doação por alimento, em tempo real, permitindo aos internautas aferirem da evolução das doações e oferece duas modalidades de pagamento: por ATM ou homebanking mediante recepção por email da referência da transação e a entidade doadora e ainda a opção de pagamento por sistema Visa.
O portal www.alimentestaideia.net poderá ser acedido a partir de qualquer browser (em PC, tablet ou telefone), através de um widget nos canais ZON e aplicações como o Facebook, Messenger ou banners publicitários no Hotmail ou portal de conteúdos MSN (www.msn.pt) oferecidos pela Microsoft Portugal. Durante o fim de semana, decorre a coleta de bens alimentares nas superfícies comerciais.

Faculdade Católica de SC promoverá tríduo sobre animação bíblica

Florianópolis, 25 mai (SIR/Gaudium Press) - A partir do Concílio Vaticano II, a Bíblia foi conquistando espaço e recuperando sua condição de valor fundamental na vida e na missão da Igreja.

E com o tempo, o desejo de conhecimento e de vivência da Palavra fez surgir a prática da leitura, da reflexão e da animação bíblica. Com a proximidade do mês da Bíblia, em setembro, a FACASC (Faculdade Católica de Santa Catarina) promoverá um tríduo bíblico sobre "Animação Bíblica da Pastoral", de 4 a 6 de junho, na sede da universidade, em Florianópolis. De acordo com os organizadores do evento, o tríduo servirá como repasse do 1º Congresso Nacional de Animação Bíblica da Pastoral, realizado em outubro de 2011, e retomado pela recente Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Naquela ocasião, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom Jacinto Bergmann, destacou três funções da animação bíblica da pastoral: ser caminho de conhecimento e interpretação da palavra de Deus; ser caminho de comunhão e oração da Palavra e ser caminho de evangelização e proclamação da Palavra.
É importante destacar ainda que falta pouco mais de um mês para a Igreja celebrar o mês da Bíblia, em setembro, que foi criado em 1971 com a finalidade de instruir os fiéis sobra a Palavra de Deus e a difusão da Bíblia. A ideia de dedicar um mês inteiro a Palavra de Deus foi fundamental para aproximar a Bíblia do povo de Deus e até hoje tem contribuído eficazmente para o crescimento da animação bíblica de toda a pastoral. E essa iniciativa de Santa Catarina será uma oportunidade para preparar os participantes para viverem com ardor e devoção o mês da Bíblia. A programação do tríduo contará com atividades pela manhã, das 8h30min às 11h e à noite (apenas nos dias 4 e 5), das 19h às 22h. Na abertura do evento, no dia 4, será apresentada a palestra "A Animação Bíblica da Pastoral no Brasil", proferida por dom Jacinto Inácio Flach, bispo da diocese de Criciúma, e pelo padre Antônio Mendes.
No mesmo dia, à noite, haverá a palestra "Da Pastoral Bíblica à Animação Bíblica de toda a Pastoral - do Concílio aos nossos dias", com o padre Osmar Debatin, da diocese de Rio do Sul. Já no dia seguinte, pela manhã, o padre Marcos Antônio Costa, da diocese de Lages, falará sobre "A Igreja num mundo em mudança". Ainda no turno da manhã, padre Márcio Martins Rosa, da diocese de Caçador, fará a explanação sobre o tema "A Pastoral na vida da Igreja - Repensando a Missão Evangelizadora em tempos de mudança". À noite, os professores Sílvia Togneri e Celso Loraschi, da Arquidiocese de Florianópolis, falarão sobre o tema "A Palavra preparada, encarnada e anunciada". O tríduo será encerrado na manhã do dia 6, com a palestra "A Palavra de Deus é viva e eficaz", proferida pela irmã Marlene Bertoldi e pela Comissão Regional de Animação Bíblica da Pastoral. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (48) 3234-0400.

Papa pede união e amizade dentro da Igreja


Cidade do Vaticano, 25 mai (SIR) - O papa Bento XVI pediu união e amizade como uma ferramenta para guiar a Igreja e para conversar positivamente com as "instituições italianas", falando ontem durante o encontro dos Bispos da Conferência Episcopal Italiana (CEI).
"Que o espírito da amizade, que motiva vocês, sempre possa alimentar sua colaboração a serviço da comunhão eclesial e do bem comum da nação italiana, em uma interlocução proveitosa com as instituições civis", destacou o Papa após parabenizar o presidente dos bispos, Angelo Bagnasco, que foi reeleito ao cargo.