sábado, maio 26, 2012

ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO


Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vosso fiéis

E acendei neles o fogo do Vosso amor.
 
Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, 

e renovareis a face da terra. 
 

OREMOS:
 
Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a Luz do 

Espírito Santo,

Fazei que apreciemos retamente todas as coisa, segundo o mesmo

 Espírito,

E gozemos sempre da Sua consolação, por Cristo Senhor Nosso. 

Amém!

MISTÉRIOS DA LUZ - QUINTAS

MISTÉRIOS DA LUZ - (A humildade, os milagres e o eterno Amor)
1º MISTÉRIO: O BATISMO DE JESUS
Contemplamos o Batismo de Jesus Cristo no rio Jordão.   Com atitude humilde ele nos mostra o caminho inicial da Salvação: a aceitação de Deus como nosso único Senhor.
Cristo é a luz do mundo, Luz é o atributo da divindade. "Esta era a luz verdadeira, que vindo ao mundo a todos ilumina"(Jo 1,9). "Quem me segue..."- disse Jesus - terá a luz da vida"(Jo 8,12). Nós, cristãos, somos "filhos da luz" (cf. Ef 5,8). A luz de Cristo é levada a todo o mundo pelos seus discípulos.
Batismo de Jesus - Enquanto Cristo desce à água do rio Jordão, como inocente que se faz pecado por nós (cf 2Cor 5,21), o céu se abre e a voz do Pai proclama-o Filho amado (cf Mt 3,17), ao mesmo tempo em que o Espírito o investe na missão que o esperava.
2º MISTÉRIO: A AUTO-REVELAÇÃO DE JESUS NAS BODAS DE CANÁ
Contemplamos sua auto-revelação nas bodas de Caná, quando transformou água em vinho.   Atendendo o pedido de Maria, Jesus inicia seu caminho em direção à Salvação dos Homens fazendo seu primeiro milagre.
Auto-revelação de Jesus nas bodas de Caná - Mistério de luz é o inicio dos sinais em Caná (cf Jo 2, 1-12), quando Cristo, transformando a água em vinho, abre a fé o coração dos discípulos graças à intervenção de Maria, a primeira entre os que crêem.
3º MISTÉRIO: O ANÚNCIO DO REINO DE DEUS
Contemplamos o anúncio do Reino de Deus com o convite à conversão.   Jesus nos convida a nos convertermos plenamente às leis de Deus em busca da felicidade eterna.   O anúncio da Boa-Nova traz a esperança de um mundo melhor para todos os homens.
Jesus anuncia o Reino de Deus com o convite à conversão - Mistério de luz é a pregação com a qual Jesus anuncia o advento do Reino de Deus e convida à conversão (cf Mc 1,15), perdoando os pecados de quem a ele se dirige com humilde confiança (cf Mc 2,3-1; Lc 7,47s), início do mistério de misericórdia que ele prosseguirá exercendo até o fim do mundo, especialmente da reconciliação confiado à sua Igreja (cf Jo 20,22s)
4º MISTÉRIO: A TRANSFIGURAÇÃO
Contemplamos a transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo.   Assim Ele mostra aos Apóstolos e a todos os seres humanos a Sua verdadeira essência divina.   Sua Luz nos orienta a seguir os caminhos do bem.
Transfiguração de Jesus - Mistério da luz por excelência é a transfiguração que, segundo a tradição, se deu no monte Tabor. A glória da divindade reluz no rosto de Cristo, enquanto o Pai o apresenta aos apóstolos extasiados para que o "escutem" (cf Lc 9,35) e se disponham a viver com ele o momento doloroso da paixão, a fim de chegarem com ele à glória da ressurreição e a uma vida transfigurada pelo Espírito Santo.
5º MISTÉRIO: A INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA
Contemplamos a instituição da Eucaristia.   Jesus nos dá seu próprio corpo e sangue como alimento espiritual para nossas almas.   É a entrega total e a maior prova de Seu Amor por toda a humanidade.   Mesmo sabendo que ia ser traído e entregue ao sacrifício Ele nos deu uma mostra suprema de Sua divindade.
Instituição da Eucaristia - Mistério da luz é, enfim, a instituição da Eucaristia, na qual Cristo se faz alimento com o seu corpo e o seu sangue sob os sinais do pão e do vinho, testemunhando "até o extremo" o seu amor pela humanidade (Jo 13,1), por cuja salvação se oferecerá em sacrifício.

REZEMOS OS MISTÉRIOS DOLOROSOS - TERÇAS E SEXTAS

Através dos mistérios dolorosos, Cristo, no Calvário, demonstra seu amor pela humanidade, resgatando-nos ao Pai. Deus nos deu Seu próprio Filho amado para nos libertar e nos redimir do pecado, sacrificando-O na cruz. Pergunto: o que Deus poderia fazer a mais para demonstrar e provar seu infinito e eterno amor pelo homem? A meditação dos mistérios dolorosos nos conduz para dentro dos mistérios de nossa redenção e salvação, recordando o que São Paulo nos diz através de suas cartas: "O sangue de Cristo foi o preço de nossa redenção".
    Rezarmos e meditarmos estes mistérios, é mergulharmos para dentro da miseicórdia infinita de Deus por nós, através de Jesus.
    Como amarmos o Pai e seguirmos a Cristo sem nos doarmos? Se Deus, em Cristo, assim nos amou e nos ama, o que damos de nós ao Senhor e aos irmãos? Como enfrentamos nossas contrariedades, enfermidades e injustiças? Como somos capazes de consolar, perdoar e de amar como Jesus? Temos a humildade para pedir ajuda nos momentos difíceis? Ao verdadeiro discípulo de Jesus não resta destino diferente do mestre. Os mistérios dolorosos servem como um convite de Deus feito a cada um de nós para trilharmos neste caminho.

  
Primeiro Mistério Doloroso
  

Cristo é condenado à morte
Jesus entregue nas mãos dos homens para nos salvar.
  
Condenação de Cristo 
  "Retirou-se Jesus com eles para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: 'Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar:' E, tomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e angustiar-se. Disse-lhes, então: 'Minha alma está triste até a morte. Ficai aqui e vigiai comigo.' Adiantou-se um pouco e prostrando-se com a face por terra, assim rezou: 'Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres.''' (Mt 26, 36-39).
  
Meditação
    Deus nos amou e nos ama tanto que fez de Cristo um de nós, assemelhando-se ao mais pobre dos homens, ao último dos homens e ao mais sofredor.

Intenções
    Rezarmos por todos aqueles missionários que ainda hoje são caluniados e injustamente condenados por defenderem o Evangelho de Cristo. (Intenções particulares).
  
    Segundo Mistério Doloroso
  

Jesus! flagelado e coroado de espinhos
Jesus sofre, por amor, todo tipo de humilhações e sofrimentos, assumindo todos as nossas dores.
  
A Flagelação de Jesus
    "... Pilatos tornou a sair para ir ter com os judeus e disse-lhes: 'Não encontro nele crime algum. Mas é costume entre vós que pela Páscoa vos solte um preso. Quereis, pois, que eu vos solte o rei dos Judeus?' Então todos gritaram novamente e disseram: 'Não! A este não! Mas a Barrabás!' Ora, Barrabás era um ladrão. Então Pilatos depois de mandar açoitar a Jesus, O entregou a multidão...'' (Jo 18, 38-40).
  
Meditação
    Na verdade, os mártires de todos os tempos prolongam este gesto do Cordeiro de Deus. A Igreja nào pode deixar de proclamar que Jesus veio para revelar o rosto de Deus e de merecer, pela cruz e ressurreição, a graça da salvação para todos os homens. A flagelação e coroação de espinhos nos mostra que Cristo sofreu, sem limites, para nos redimir do pecado.

Intenções
    Rezemos pelos milhares de cristãos, em todo o mundo, vítimas da humilhação e tortura impostas por doutrinas religiosas e sistemas políticos extremistas e perversos. (Intenções particulares).
  
Terceiro Mistério Doloroso
  

Cristo é coroado de espinhos
Seríamos capazes de imaginar a dor e a humilhação de Jesus nesta hora?
  
A Coroação de Espinhos
    "Os soldados do governador conduziram Jesus para o pretório e rodearam-no com todo o pelotão. Arrancaram-lhe as vestes e colocaram-lhe um manto escarlate. Depois, trançaram uma coroa de espinhos, meteram-lha na cabeça e puseram-lhe na mão uma vara. Dobrando os joelhos diante dele, diziam com escárnio: 'Salve, rei dos Judeus!' Cuspiam-lhe no rosto e, tomando da vara, davam-lhe golpes na cabeça. Depois de escarnecerem dele, tiraram-lhe o manto e entregaram-lhe as vestes. Em seguida, levaram-no para o crucificar. " (Mt 27, 27-31)
  
Meditação
    Jesus, que só soube nos dar amor, vida e valores, recebe em troca a humilhação dos espinhos. Ele, o primeiro dos homens, é feito o último. Ele, o pleno amor de Deus, é tratado com total desprezo por nós.

Intenções
    Rezemos ao Senhor por todos aqueles que são humilhados e perseguidos pela defesa e propagação dos valores cristãos. (Intenções particulares).
  
Quarto Mistério Doloroso
  

Jesus carrega sua cruz no Calvário
Jesus abraça o mais humilhante e terrível castigo de seu tempo por puro amor a nós.
  
Jesus Carrega sua Cruz
    "Os soldados... ...conduziram-no fora para o crucificar. Passava por ali certo homem de Cirene, chamado Simeão, que vinha do campo, pai de Alexandre e de Rufo, e obrigaram-no a que lhe levasse a cruz. Conduziram Jesus ao lugar chamado Gólgota, que quer dizer lugar do crânio." (Mc 15,20-22).
  
Meditação
    Que realidade dura! O que só soube ajudar, O que levou a cruz de todos não encontrou ninguém que O ajudasse a levar a Sua cruz, a não ser Simeão de Cirene, que foi obrigado. Cristo veio para libertar e foi condenado. Veio para anunciar a verdadeira vida, e demos-Lhe a morte. Veio nos valorizar em tudo, e demos-lhe o pior dos castigos: a cruz, hoje sinal de vitória, mas que no tempo de Jesus era sinal de rejeição total de Deus e dos homens.

Intenções
    Rezemos a Jesus para que sigamos seu exemplo, carregando nossa cruz com fé e esperança e também para que ajudemos nossos irmãos mais necessitados a carregarem a sua. (Intenções particulares).
  
Quinto Mistério Doloroso
  

Jesus morre na cruz
Cristo morreu para nos redimir junto ao Pai.
  
A Crucificação e Morte de Jesus
    "Ele próprio carregava a sua cruz para fora da cidade, em direção ao lugar chamado Calvário, em hebraico Gólgota. Ali o crucifícaram, em com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio... ...Junto á cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: 'Mulher; eis aí teu filho.' Depois disse ao discípulo: 'Eis aí tua Mãe'. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa. Em seguida, sabendo Jesus que tudo estava consumado, para se cumprir plenamente a Escritura, disse: 'Tenho sede'. Havia ali um vaso cheio de vinagre. Os soldados encheram de vinagre uma esponja e, fixando-a numa vara de hissopo, chegaram-lhe à boca. Havendo Jesus tomado o vinagre, disse: 'Tudo está consumado.' Inclinou a cabeça e rendeu o espírito. '' (Jo 19, 17-30)
  
Meditação
    O Dono de tudo não teve cama para nascer e nem cama para morrer. Morreu na ignomínia da cruz. Jesus assumiu tudo por puro amor ao Pai e a nós. Como retribuirmos a tanto amor ?
Intenções
    Rezemos por todos os mártires do mundo de hoje, que arriscam suas vidas pela palavra de Cristo, por seu amor e atitude concreta frente ao irmão mais carente. (Intenções particulares).

MISTÉRIOS GLORIOSOS - QUARTAS E DOMINGOS

Rosário Meditado - Mistérios Gloriosos - Por Dom Fernando Arêas Rifan


Mistérios Gloriosos.
(Glorificação de Jesus e de Maria Santíssima)


Primeiro Mistério
I. Neste primeiro mistério da glória, contemplemos Jesus ressuscitando glorioso, vitorioso e triunfante da morte, aparecendo a Sua Mãe, aos Apóstolos, a Madalena, aos discípulos de Emaús e a São Tomé, mostrando as Suas chagas. Revivamos esta alegria e reavivemos a nossa fé. Jesus ressuscitado é o penhor da nossa futura vitória e ressurreição.

II. Passagem Bíblica:

"Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamar o corpo de Jesus. E no primeiro dia da semana, foram muito cedo ao sepulcro, logo ao nascer do sol... Entrando no sepulcro, viram um jovem sentado do lado direito, vestido de uma túnica branca e ficaram cheias de espanto. Ele lhes falou: ‘Não se assustem! Vocês estão procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Ele ressuscitou! Já não está aqui! Olhem aqui o lugar onde o depositaram. Mas vão e digam a seus discípulos e a Pedro que ele os precede na Galiléia. Lá o verão, como lhes disse’... Tendo Jesus ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, de quem havia expulsado sete demônios. Ela foi dar a notícia aos que tinham sido seus companheiros, e que estavam aflitos e choravam... Depois disto, apareceu sob outra forma, a dois deles, enquanto estavam caminhando para uma aldeia... Finalmente, apareceu aos Onze quando estavam à mesa, e repreendeu-os por sua incredulidade e dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o viram ressuscitado dos mortos" (Mc 16,1-14).

Com o mesmo olhar radiante de alegria de Nossa Senhora, contemplemos o divino rosto de Jesus ressuscitado.

(Pausa silenciosa para contemplação).

Fruto deste mistério: O aumento da nossa Fé.

Intenção: Pela conversão dos ateus e agnósticos.

PAI-NOSSO: Com Jesus e por Jesus, vamos até o Pai que tanto nos ama.

AVE-MARIA: ...bendito é o fruto do vosso ventre...JESUS...
1ª AVE-MARIA: ...que desceu ao Limbo...
2ª AVE-MARIA: ...que ressuscitou glorioso...
3ª AVE-MARIA: ...que não se vingou dos inimigos...
4ª AVE-MARIA: ...que primeiro Vos apareceu...
5ª AVE-MARIA: ...que apareceu a Madalena...
6ª AVE-MARIA: ...que apareceu aos Apóstolos...
7ª AVE-MARIA: ...que comeu com os Apóstolos...
8ª AVE-MARIA: ...que apareceu em Emaús...
9ª AVE-MARIA: ...que apareceu a São Tomé...
10ª AVE-MARIA:..que deu o primado a São Pedro...

Por todas essas graças, gratidão e louvor à Santíssima Trindade: GLÓRIA AO PAI...

Ó MEU JESUS, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu (e socorrei) principalmente as que mais precisarem.

MÃE SANTÍSSIMA, pelo mistério da Ressurreição de Jesus, concedei-nos imitar o que aprendemos e alcançar como fruto o aumento da nossa Fé.

SÃO JOSÉ, pai adotivo de Jesus Cristo, verdadeiro Esposo de Maria Virgem, rogai por nós e pelos agonizantes deste dia.

MISERICORDIOSO JESUS, dai-lhes o descanso eterno.

Segundo Mistério
I. Neste segundo mistério da glória, contemplemos Jesus despedindo-se dos seus Apóstolos, prometendo-lhes o Espírito Santo e dirigindo-se com eles ao Monte das Oliveiras. Lá os abençoou, deu-lhes a missão de evangelizar o mundo inteiro e, à vista deles, subiu ao Céu, onde entrou triunfalmente, acompanhado por uma multidão de santos da Antiga Aliança. No Céu, está sentado ao lado do Pai, de onde virá para julgar o mundo no final dos séculos.

II. Passagem Bíblica:

"E disse-lhes: ‘Ide pelo mundo todo! Pregai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado, será salvo. Quem não crer, será condenado’... Mandou que não saíssem de Jerusalém, mas que esperassem o prometido pelo Pai, o que ouvistes de mim: João batizou com água, mas vós em breve sereis batizados com o Espírito Santo’... Depois dessas palavras, foi se elevando à vista deles, e uma nuvem o escondeu a seus olhos. E enquanto ele partia, ficaram olhando para o céu; nisto apareceram junto deles dois homens vestidos de branco e lhes disseram: ‘Homens da Galiléia, por que ficar olhando para o céu? Esse mesmo Jesus que vos foi tirado, voltará assim como vós o vistes ir para o céu’. (Mc 16,15-16 e Atos 1, 4-11).

Com o mesmo olhar esperançoso de Nossa Senhora, contemplemos o divino rosto de Jesus subindo ao Céu.

(Pausa silenciosa para contemplação).

Fruto deste mistério: O aumento da nossa Esperança e o desejo do Céu.

Intenção: Pelas Missões.

PAI-NOSSO: Com Jesus e por Jesus, vamos até o Pai que tanto nos ama.

AVE-MARIA: ...bendito é o fruto do vosso ventre...JESUS...
1ª AVE-MARIA: ...que nos deixou a sua Igreja...
2ª AVE-MARIA: ... que enviou os seus Apóstolos a ensinar...
3ª AVE-MARIA: ...que prometeu ficar sempre conosco...
4ª AVE-MARIA: ...que se despediu dos Apóstolos...
5ª AVE-MARIA: ...que subiu ao Céu...
6ª AVE-MARIA: ...que reina ao lado do Pai...
7ª AVE-MARIA: ...que intercede por nós...
8ª AVE-MARIA: ...que mostra ao Pai as suas chagas...
9ª AVE-MARIA: ...que nos prepara um lugar...
10ª AVE-MARIA:..que nos espera no Céu...

Por todas essas graças, gratidão e louvor à Santíssima Trindade: GLÓRIA AO PAI...

Ó MEU JESUS, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu (e socorrei) principalmente as que mais precisarem.

MÃE SANTÍSSIMA, pelo mistério da Ascenção de Jesus, concedei-nos imitar o que aprendemos e alcançar como fruto o aumento da nossa Esperança e o desejo do Céu.

SÃO JOSÉ, pai adotivo de Jesus Cristo, verdadeiro Esposo de Maria Virgem, rogai por nós e pelos agonizantes deste dia.

MISERICORDIOSO JESUS, dai-lhes o descanso eterno.

Terceiro Mistério.
I. Neste terceiro mistério da glória, contemplemos Jesus, ao lado do Pai, enviando, como ele havia prometido, o Divino Espírito Santo sobre os Apóstolos e Nossa Senhora, reunidos no Cenáculo. O Espírito Santo veio no sopro de um vento impetuoso e em forma de línguas de fogo, que simboliza a sua ação divina sobre as almas. Ele é a alma da Igreja, que oficialmente foi inaugurada nesse dia. Pentecostes mostra o rosto da Igreja como família reunida com Maria Santíssima, fortalecida pela poderosa efusão do Espírito Santo, pronta para a sua missão evangelizadora.

II. Passagem Bíblica:

"Os Apóstolos voltaram para Jerusalém..., subiram ao Cenáculo... onde perseveravam unânimes em oração... com Maria, Mãe de Jesus... Ao chegar o dia de Pentecostes, todos os discípulos estavam reunidos num mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído semelhante ao de uma forte ventania, e encheu toda a casa onde estavam. Viram então aparecer umas línguas que pareciam de fogo, que se repartiam, pousando sobre cada um deles. E todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia se expressar" (At 1, 12-14 e 2,1-13).

Com o mesmo olhar ardoroso de Nossa Senhora, contemplemos o divino rosto de Jesus concedendo-nos a efusão do Divino Espírito Santo para a nossa santificação.

(Pausa silenciosa para contemplação).

Fruto deste mistério: Os dons do Espírito Santo, o aumento da nossa caridade e do nosso zelo apostólico.

Intenção: Pela Igreja.

PAI-NOSSO: Com Jesus e por Jesus, vamos até o Pai que tanto nos ama.

AVE-MARIA: ...bendito é o fruto do vosso ventre...JESUS...
1ª AVE-MARIA: ...que mandou os Apóstolos ao Cenáculo...
2ª AVE-MARIA: ...que os reuniu convosco...
3ª AVE-MARIA: ...que enviou o Espírito Santo...
4ª AVE-MARIA: ...que por Ele transformou os Apóstolos...
5ª AVE-MARIA: ...que por Ele santifica a Igreja...
6ª AVE-MARIA: ...que por Ele dá força aos mártires...
7ª AVE-MARIA: ...que por Ele dá pureza às virgens...
8ª AVE-MARIA: ...que por Ele dá ciência aos doutores...
9ª AVE-MARIA: ...que por Ele nos santifica pelos Sacramentos...
10ª AVE-MARIA:..que com o Pai e o Espírito Santo habita em nós...

Por todas essas graças, gratidão e louvor à Santíssima Trindade: GLÓRIA AO PAI...

Ó MEU JESUS, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu (e socorrei) principalmente as que mais precisarem.

MÃE SANTÍSSIMA, pelo mistério da vinda do Espírito Santo, concedei-nos imitar o que aprendemos e alcançar como fruto os dons do Espírito Santo com o aumento da nossa Caridade e do nosso zelo apostólico.

SÃO JOSÉ, pai adotivo de Jesus Cristo, verdadeiro Esposo de Maria Virgem, rogai por nós e pelos agonizantes deste dia.

MISERICORDIOSO JESUS, dai-lhes o descanso eterno.

Quarto Mistério
I. Neste quarto mistério da glória, contemplemos Jesus, querendo honrar a sua Mãe, especialmente aquele corpo onde foi formada a sua santíssima humanidade, elevou Nossa Senhora de corpo e alma ao Céu, antecipando assim, por especialíssimo privilégio, o destino reservado a todos os justos com a ressurreição da carne.

II. Passagem Bíblica:

"Cristo ressuscitou dos mortos, como o pioneiro dos que estavam no sono da morte. Pois, se a morte veio através de um homem, é por um homem também que vem a ressurreição dos mortos. Com efeito, assim como todos morrem em Adão, todos também reviverão em Cristo. Mas cada um por sua vez: o primeiro é Cristo, como primícia; depois os que estiverem em Cristo na ocasião da sua vinda... Os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós nos transformaremos. Este ser corruptível deve revestir-se de incorruptibilidade e o mortal deve revestir-se de imortalidade. Quando o corruptível se revestir de incorruptibilidade e o mortal de imortalidade, se cumprirá o escrito: A morte foi aniquilada definitivamente. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?" (1 Cor 15,20-23.52-55).

Com o mesmo olhar agradecido de Nossa Senhora, contemplemos o divino rosto de Jesus honrando e elevando ao Céu sua Mãe Santíssima.

(Pausa silenciosa para contemplação).

Fruto deste mistério: A graça de uma boa morte, para chegarmos ao Céu.

Intenção: Pelas almas do Purgatório.

PAI-NOSSO: Com Jesus e por Jesus, vamos até o Pai que tanto nos ama.

AVE-MARIA: ...bendito é o fruto do vosso ventre...JESUS...
1ª AVE-MARIA: ...que vos deu como mãe a São João...
2ª AVE-MARIA: ...que vos deu como nossa Mãe...
3ª AVE-MARIA: ...que vos fez Mãe da Igreja...
4ª AVE-MARIA: ...que vos chamou do Céu...
5ª AVE-MARIA: ...que vos deu uma santa morte...
6ª AVE-MARIA: ...que pelos anjos vos levou para o Céu...
7ª AVE-MARIA: ...que glorificou o vosso corpo...
8ª AVE-MARIA: ...que premiou vossa humildade...
9ª AVE-MARIA: ...que vos acolheu no Céu...
10ª AVE-MARIA:..que vos ouve no Céu...

Por todas essas graças, gratidão e louvor à Santíssima Trindade: GLÓRIA AO PAI...

Ó MEU JESUS, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu (e socorrei) principalmente as que mais precisarem.

MÃE SANTÍSSIMA, pelo mistério da Assunção de Nossa Senhora, concedei-nos imitar o que aprendemos e alcançar como fruto a graça de uma boa morte, para no Céu vermos Jesus e Maria.

SÃO JOSÉ, pai adotivo de Jesus Cristo, verdadeiro Esposo de Maria Virgem, rogai por nós e pelos agonizantes deste dia.

MISERICORDIOSO JESUS, dai-lhes o descanso eterno.

Quinto Mistério.
I. Neste quinto mistério da glória, contemplemos Jesus glorificando a sua Mãe no Céu, coroando-a como Rainha dos Anjos e dos Santos, antecipação e ponto culminante da condição escatológica da Igreja. No Céu, nossa Mãe e Rainha espera por nós e guarda o nosso lugar, conquistado e preparado por Jesus para cada um de nós.

II. Passagem Bíblica:

"Um grande sinal apareceu no céu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça... Apareceu ainda um outro sinal no céu: um enorme Dragão, cor de fogo... O Dragão parou diante da Mulher que estava para dar à luz. Queria engolir seu Filho, logo que nascesse. Ela deu à luz um filho, um menino, Aquele que vai governar todas as nações com cetro de ferro. Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e de seu trono... (Apoc 12,1-5).

Com o mesmo olhar radiante de Nossa Senhora, contemplemos o divino rosto de Jesus coroando sua Mãe no Céu.

(Pausa silenciosa para contemplação).

Fruto deste mistério: A verdadeira devoção à Santíssima Virgem.

Intenção: Pelo reinado de Jesus Cristo nas almas e na sociedade.

PAI-NOSSO: Com Jesus e por Jesus, vamos até o Pai que tanto nos ama.

AVE-MARIA: ...bendito é o fruto do vosso ventre...JESUS...
1ª AVE-MARIA: ...que vos glorificou no Céu...
2ª AVE-MARIA: ...que vos coroou no Céu...
3ª AVE-MARIA: ...que como filho vos honra no Céu...
4ª AVE-MARIA: ...que vos fez nossa Rainha...
5ª AVE-MARIA: ...que vos fez nossa Advogada...
6ª AVE-MARIA: ...que vos fez nosso Refúgio...
7ª AVE-MARIA: ...que vos quer ver honrada...
8ª AVE-MARIA: ...que vos fez Medianeira...
9ª AVE-MARIA: ...que vos fez nossa Consoladora...
10ª AVE-MARIA:..que convosco nos espera no Céu...

Por todas essas graças, gratidão e louvor à Santíssima Trindade: GLÓRIA AO PAI...

Ó MEU JESUS, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu (e socorrei) principalmente as que mais precisarem.

MÃE SANTÍSSIMA, pelo mistério da Coroação de Nossa Senhora, concedei-nos imitar o que aprendemos e alcançar como fruto a verdadeira devoção à Santíssima Virgem.

SÃO JOSÉ, pai adotivo de Jesus Cristo, verdadeiro Esposo de Maria Virgem, rogai por nós e pelos agonizantes deste dia.

MISERICORDIOSO JESUS, dai-lhes o descanso eterno.

FESTA DE PENTECOSTES 2012 - liturgia




Celebramos hoje a festa de PENTECOSTES.
Recordamos o "Dom" do Espírito Santo e
o final do tempo pascal.
PENTECOSTES era uma festa judaica muito antiga,
celebrada 50 dias após a Páscoa.  
Inicialmente, era uma festa agrícola em agradecimento a Deus pelas colheitas.
Depois o povo começou a celebrar nela a ALIANÇA,
o dom da LEI no Sinai e a constituição do Povo de Deus,
fato acontecido 50 dias depois da saída do Egito...
acompanhado de trovões, relâmpagos, trombetas, vento forte...
A 1ª Leitura e o Evangelho descrevem o PENTECOSTES CRISTÃO.     
  
O Espírito presente no início da vinda pública de Jesus,
está presente também no início da atividade missionária da Igreja.
As narrativas são diferentes e até divergentes, mas se completam:
+ São Lucas faz coincidir o Pentecostes cristão com o Pentecostes judaico...  
   para mostrar que o ESPÍRITO é a LEI da NOVA ALIANÇA
   e que, por ele, se constitui um NOVO POVO DE DEUS
   Por isso, relata o FATO entre raios e trovões,
   inspirando-se na narrativa da entrega da Lei no Sinai. (At 2,1-11)
- Os apóstolos estão reunidos... trancados numa casa...
  O fogo do Espírito se reparte em forma de línguas sobre cada um deles.
  Eles saem do cenáculo e, em praça pública começam a falar
  do Cristo ressuscitado, com grande entusiasmo e sabedoria.
  É a primeira e grande manifestação missionária da Igreja.
  E seus missionários são os doze apóstolos.
- E o povo espantado se questiona: "Como os escutamos na nossa língua?"
  O texto nos faz lembrar a Torre de Babel (Gn 11):
   - Lá ninguém se entende mais... Aqui acontece o contrário:
      Por obra do Espírito Santo, todos falam uma língua
      que todos compreendem e que une a todos: a linguagem do amor.
- A intenção de Lucas é apresentar a Igreja como a Comunidade
que nasce de Jesus, que é animada pelo Espírito e que é chamada
a testemunhar aos homens o projeto libertador do Pai.
+ São João colocou o Dom do Espírito Santo no dia da Páscoa. (Jo 20,19-23)
Os Sinais ("anoitecer", "portas fechadas", "medo") revelam a situação
de uma Comunidade desamparada, desorientada e insegura.
Jesus aparece "no meio deles" e lhes deseja a "PAZ".
Confia a Missão: "Como o Pai me enviou, eu VOS ENVIO".
"Soprou" sobre eles e falou: "Recebei o ESPÍRITO SANTO". 
- Nessa perspectiva, Páscoa e Pentecostes são partes do mesmo acontecimento.
* A preocupação dos evangelistas não foi escrever uma crônica histórica,
   mas uma catequese sobre o Mistério Pascal e a Igreja
   Afirmam a mesma coisa, expressando-se numa linguagem diferente.
- Para LUCAS: A Igreja é uma Comunidade que nasce de Jesus,
é animada pelo Espírito e é chamada a testemunhar aos homens o projeto do Pai.
O Espírito é a LEI NOVA que orienta a caminhada dos crentes.
Ele criou uma nova comunidade, capaz de ultrapassar as diferenças e
unir todos os povos numa mesma comunidade de amor.
- Para JOÃO, a Igreja é uma Comunidade construída ao redor de Jesus
e animada pelo Espírito, que a torna viva e "recriada".
O Espírito é esse "sopro" de vida que a faz vencer o medo e as limitações
e dar testemunho no mundo desse amor,
que Jesus viveu até às ultimas conseqüências.
- Para PAULO, a Igreja é o "Corpo Místico de Cristo". (1Cor 12, 3b-712-13)
Apesar da diversidade dos membros e das funções, o Corpo é um só.
Mas é o mesmo ESPÍRITO que alimenta e dá vida a esse corpo.
O Pentecostes continua: Diante desse fato grandioso,
talvez invejamos a sorte dos apóstolos e esquecemos
que o Pentecostes continua em nossa vida e na vida da Igreja...
- Em NOSSA VIDA houve um Pentecostes: A CRISMA,
quando recebemos a plenitude do Espírito Santo para cumprir nossa missão...
- Na VIDA DA IGREJA, que nasceu no Pentecostes e
continua a ser recriada pelo Espírito. O Espírito Santo é a alma da Igreja.
+ O cristão é um enviado:
   "Como o Pai me enviou, eu também vos envio".
- Para promover a PAZ.
  É um dom precioso e ausente muitas vezes no mundo.
  Cristo e seu Espírito são fontes de paz para que o mundo creia.
- Para experimentar o PERDÃO e a MISERICÓRDIA (dado e recebido).
  O perdão e a misericórdia são as atitudes da Igreja diante do mundo.
- Para construir a COMUNIDADE.
  O Espírito de Deus foi derramado em cada um para conseguir
  a unidade de todos no amor.
O Pentecostes, para nós, é a plenitude da Páscoa.
É o nascimento da Igreja com a missão de dar continuidade
à obra de Cristo através dos tempos, em meio à diversidade dos povos.
No dia de Pentecostes, as pessoas falavam a mesma linguagem: o Amor.
O amor deve continuar sendo a linguagem dos cristãos do mundo inteiro. Através do amor, o sopro do Espírito Santo continuará presente.

Ladainha de Nossa Senhora



Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai Celeste que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho Redentor do mundo que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade que sois um só Deus, tende piedade de nós
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus,
Santa Virgem das virgens,
Mãe de Jesus Cristo,
Mãe da divina graça,
Mãe puríssima,
Mãe castíssima,
Mãe Imaculada,
Mãe intemerata,
Mãe amável,
Mãe admirável,
Mãe do bom conselho,
Mãe do Criador,
Mãe do Salvador,
Virgem prudentíssima,
Virgem venerável,
Virgem louvável,
Virgem poderosa,
Virgem clemente,
Virgem fiel,
Espelho de justiça,
Sede da sabedoria,
Causa da nossa alegria,
Vaso espiritual,
Vaso digno de honra,
Vaso insigne de devoção,
Rosa mística,
Torre de David,
Torre de marfim,
Casa de ouro,
Arca da aliança,
Porta do Céu,
Estrela da manhã,
Saúde dos enfermos,
Refúgio dos pecadores,
Consoladora dos aflitos,
Auxílio dos cristãos,
Rainha dos Anjos,
Rainha dos Patriarcas,
Rainha dos Profetas,
Rainha dos Apóstolos,
Rainha dos Mártires,
Rainha dos Confessores,
Rainha das Virgens,
Rainha de todos os santos,
Rainha concebida sem pecado original,
Rainha assunta ao Céu,
Rainha do sacratíssimo Rosário,
Rainha da Paz,  
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.

V/ Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
R/ Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos. Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais aos Vossos servos perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da tristeza do século e gozemos da eterna alegria. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.