terça-feira, maio 17, 2011

O PLANO DE DEUS

você jovem, como todo ser humano é dotado de uma inteligência com a qual pensa, reflete, planeja, tu é dotado de uma vontade com a qual quer ou não quer executar o que sua inteligência lhe propõe, com ela você age ou cruza os braços.
porque tem uma inteligência e uma vontade você é livre para fazer isso ou aquilo, para orientar sua vida numa direção ou noutra, para abraçar esses ou aqueles valores.
Além disso você é dotado de uma sensibilidade que o faz vibrar com as coisas, os acontecimentos, as pessoas ou detestá-las: sentimentos de alegria ou de tristeza, de paz ou de angústia, de ódio ou de amor, de ânimo ou desânimo. com tudo isso você é um ser criativo, é capaz de criar uma realidade nova:
vamos fazer um pequeno exercício. imagine que você vai criar uma casa onde vai morar com sua família. onde ficaria essa casa? como seria a fachada, o interior, as salas, os quartos, a cozinha, os fundos, etc...? feche os olhos por um instante e crie a sua casa.
Todo aquele que cria alguma coisa, a cria para um fim: cria-se uma casa para morar nela. além disso aquele que cria, ao realizar o projeto, deseja que a execução do projeto corresponda exatamente ao que ele imaginou. você ficaria aborrecido se o pedreiro alterasse a fachada da sua casa, mudasse a distribuição interna dos cômodos, colocando o quarto onde você pensou colocar a sala e vice-versa. você diria: não foi assim que concebi a minha casa. e fico imaginando sua reação em face daquele pedreiro...
todo ser humano, inteligente e livre tem três relações fundamentais:
- uma relação com Deus
- uma relação com o próximo
- uma relação com o mundo.
Na nossa fé afirmamos que Deus tem uma inteligência e uma vontade e é soberamente livre. além disso afirmamos que Deus criou o mundo e o homem. com sua inteligência concebeu um belo projeto de criação e com sua vontade o executou. você já pensou alguma vez nesse projeto de Deus para o homem no mundo? como o concebeu? como o sonhou? o que ele queria para o homem ao criá-lo?
como Deus no seu projeto concebeu as três relações do homem? a Bíblia que é a revelação de Deus, nos responde o seguinte:
EM RELAÇÃO A DEUS o homem é chamado a ser filho que vive na sua amizade e intimidade, aceitando sua condição de criatura e suas limitações, obedecendo filialmente àquele que é a fonte de sua existência e o faz existir, mas uma obediência sem temor, sem medo, respondendo ao amor de seu Pai.
EM RELAÇÃO AOS OUTROS o homem é chamado a ser irmão, a relacionar-se com seu próximo no amor, uma vez que todos são filhos de Deus, amados por Ele; não deveria haver dominação de uns sobre os outros, nem opressão, nem injustiças, nem ódio entre os filhos de Deus.
EM RELAÇÃO AO MUNDO o homem é chamado a ser senhor. deveria submeter o mundo com seu trabalho, deveria ser o representante de Deus no mundo de sorte que Deus continuasse através do homem, agindo e criando. ser imagem e semelhança de Deus exprime também essa vocação ao senhorio, a ser livre diante de todas as criaturas.
O homem é chamado a viver essa tríplice dimensão de filho, irmão e senhor, pelo simples fato de ser criatura e de ser homem. respondendo a essa tríplice vocação o homem se realizaria plenamente, seria feliz.
uma pessoa no nosso mundo viveu essas três relações exatamente como Deus pensou: foi Filho, foi Irmão e foi Senhor. você já adivinhou de quem estou falando?
O projeto de Deus para nós é muito belo! se vivêssemos dessa maneira!...
DEUS


(FILHO)


HOMEM ---------------------(IRMÃO)--------------------OS OUTROS


(SENHOR)




MUNDO
Agora que você compreendeu melhor o sonho de Deus, o plano de Deus sobre o homem, entre mais profundamente no mistério pela oração. sugiro-lhe alguns textos que poderão ajudá-lo. se Deus lhe falar através de um deles, não precisa procurar os outros, pare e saboreie.
Ser filho: I Jo 1, 1-2; Rom 8, 14-17; Jo 1, 12
Ser irmão: Jo 15, 12-17; Jo 13, 34-35; Mt 25, 31-46
Ser senhor: Gal 4, 1-7; Gen 1, 29; Mt 6, 24
Ao terminar a oração, tome o seu "caderno de vida" e tente escrever em primeira pessoa o que entendeu ser o plano de Deus para você. Ex.: eu sou... eu fui criado(a) para...

DEUS SONHOU CONTIGO, DEUS TE AMOU ANTES DO TEU NASCIMENTO, DEUS TE AMA COM AMOR ETERNO, DEUS TEM SEU NOME GRAVADO EM SUAS MÃOS E JAMAIS LHE DEIXARÁ SÓ! DEUS TE AMA E CUIDA DE TI A CADA SEGUNDO DE TUA VIDA.