domingo, maio 29, 2011

Dogmas e doutrinas Marianas da Igreja







Os Dogmas e doutrinas marianas da Igreja Católica, têm a sua fundação na visão central de que a Virgem Maria é a Mãe de Deus, devido a isso, a Igreja Católica sempre considerou Maria a figura mais importante do cristianismo e da salvação depois de Jesus Cristo e Santíssima Trindade, por conseguinte, a Igreja possui muitos ensinamentos e doutrinas em relação a sua vida e papel.

A Igreja Católica possuí uma disciplina específica para o estudo da pessoa, o papel e o significado da Virgem Maria, e sua veneração, esta é a disciplina da Mariologia. A doutrina mariana tem se desenvolvido ao longo de muitos séculos, e foi estudada e codificada pelos Concílios, bem como pelos principais teólogos das ordens religiosas e universidades marianas, Escolas Pontifícias, como a Marianum são especificamente dedicadas a este campo de estudo. No entanto, revelações marianas por indivíduos nem sempre são aceitos pela Igreja.

Perpétua Virgindade de Maria.

A Perpétua Virgindade de Maria ensina que Maria é virgem antes, durante e depois do parto. Este dogma mariano é o mais antigo da Igreja Católica e Oriental Ortodoxa, que afirma a "real e perpétua virgindade mesmo no ato de dar à luz o Filho de Deus feito homem."[6] Assim Maria foi sempre Virgem pelo resto de sua vida, sendo o nascimento de Jesus como seu filho biológico, uma concepção milagrosa.

No ano 107, Inácio de Antioquia já descrevia a virgindade de Maria. São Tomás de Aquino também ensinou esta doutrina (Summa theologiae III.28.2) que Maria deu o nascimento miraculoso sem abertura do útero, e sem prejuízo para o hímen. Esta doutrina já era um dogma desde o cristianismo primitivo, tendo sido declarada por notáveis escritores como São Justino Mártir e Orígenes. O Papa Paulo IV o reconfirmou no Cum quorundam de 7 de Agosto de 1555, no Concílio de Trento.



Maria é verdadeiramente a mãe de Deus encarnado em Jesus Cristo.

A definição como Mater Dei (em latim) ou Theotokos (em grego) foi afirmado por diversos Padres da Igreja nos três primeiros séculos, como Inácio (107), Orígenes (254), Atanásio (330) e João Crisóstomo (400). O Terceiro Concílio Ecumênico, realizado em Éfeso decretou esta doutrina dogmaticamente em 431. A visão contrária, defendida pelo patriarca de Constantinopla Nestório era que Maria devia ser chamada de Christotokos, que significa "Mãe de Cristo", para restringir o seu papel como mãe apenas da natureza humana de Cristo e não da sua natureza divina.

Os adversários de Nestório, liderados por Cirilo de Alexandria, consideravam isto inaceitável, pois Nestório estava destruindo a união perfeita e inseparável da natureza divina e humana em Jesus Cristo, uma vez que em Cristo "O Verbo se fez carne" (João 1:14), ou seja o Verbo (que é Deus - João 1:1) é a carne; e a carne é o Verbo, Maria foi a mãe da carne de Cristo e consequentemente do Verbo. Cirilo escreveu que "Surpreende-me que há alguns que duvidam que a Virgem santa deve ser chamada ou não de Theotokos. Pois, se nosso Senhor Jesus Cristo é Deus, e a Virgem santa deu-o à luz, ela não se tornou a [Theotokos]?"[7] A doutrina de Nestório foi considerada uma falsificação da Encarnação de Cristo, e por conseqüencia, da salvação da humanidade. O Concílio aceitou a argumentação de Cirilo, afirmou como dogma o título de Theotókos de Maria, e anamatizou Nestório, considerando sua doutrina (Nestorianismo) como uma heresia.

Imaculada Conceição da Virgem Maria.

Ver artigo principal: Imaculada Conceição
Maria foi concebida sem pecado original. Sua Imaculada Conceição relata que a concepção de Maria, a mãe de Jesus, foi feita sem qualquer mancha de pecado original, no ventre da sua mãe, assim desde o primeiro momento da sua existência, ela foi preservada por Deus do pecado que aflige a humanidade, pois ela é "sempre cheia de graça divina" ("kecaritwmenh" em grego, forma como foi chamada pelo Anjo Gabriel). Também relata que ela viveu uma vida completamente livre de pecado.

Hebreus 9,11 Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação: Cristo Nosso único salvador se encarnou através de que tabernáculo? Maria a mãe do Senhor, pois como diz a palavra não feito por mãos humanas, ou seja, não um tabernáculo de madeira, ouro , prata ou qualquer tipo de material. Mas uma criatura (Maria) que se torna a maior e mais perfeita (imaculada). Percebamos então que Maria é a virgem santa sem pecados.


A festa da Imaculada Conceição de Maria é celebrada em 8 de Dezembro, e foi definida inicialmente em 1476 pelo Papa Sixto IV. A Imaculada Conceição foi solenemente definido como um dogma pelo Papa Pio IX em sua constituição Ineffabilis Deus, em 8 de dezembro de 1854 como uma verdade infalível revelada pela orientação do Espírito Santo.

Muitos escritos dos Padres da Igreja, já defendiam também a Imaculada Conceição de Maria pois, uma vez que Jesus se tornou encarnado por meiro da Virgem Maria, era adequado que ela estivesse completamente livrAssunção da Virgem MariaVer artigo principal: Assunção de Maria

Assunção de Maria.

Tiziano Vecellio, século XVIA Virgem Maria no fim de sua vida terrena foi elevada em corpo e alma à glória celestial. Este dogma foi proclamado ex cathedra pelo Papa Pio XII, no dia 1º de novembro de 1950, por meio da Constituição Munificentissimus Deus:

"Depois de elevar a Deus muitas e reiteradas preces e de invocar a luz do Espírito da Verdade, para glória de Deus onipotente, que outorgou à Virgem Maria sua peculiar benevolência; para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e vencedor do pecado e da morte; para aumentar a glória da mesma augusta Mãe e para gozo e alegria de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que a Imaculada Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, terminado o curso da sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma à glória do céu".
O Papa Pio XII deixou liberadamente em aberto se Maria foi elevada aos céus após sua morte ou ainda em vida.

e do pecado para exprimir o seu Filho. Outras doutrinasA Igreja Católica detém muitos outros ensinamentos sobre a Virgem Maria, dos quais muitos são tão relevantes como os ensinamentos acima definidos. Outros são antigos ensinamentos, cultos e celebrações, que sob a orientação infalível do Espírito Santo, são uma parte integrante do depósito de fé transmitida pela Igreja.

A devoção à Virgem Maria continua sendo ressaltada nos ensinamentos da Igreja Católica, por exemplo, na sua encíclica Rosarium Virginis Mariae, o Papa João Paulo II afirmou que foi inspirado pelos escritos de São Luís Maria Grignion de Montfort sobre a Total Consagração à Santíssima Virgem Maria.[8]

Maria é a Mãe de todos os cristãos.

Maria é vista como mãe da Igreja e de todos os seus membros, ou seja, todos os cristãos, pois os cristãos na Bíblia são parte do corpo de Cristo, a Igreja. Eles, portanto, compartilham com Cristo a paternidade de Deus e também a maternidade de Maria. Mais uma vez, no Novo Testamento, (João 19. 26-27) o apóstolo João diz que Jesus na cruz é filho de Maria. Santo Ambrósio de Milão (338 - 397), um dos doutores da Igreja, já cita este título. O Catecismo da Igreja Católica afirma:

"A Virgem Maria... É reconhecida e honrada como sendo verdadeiramente a Mãe de Deus e do Redentor.... Ela é «claramente a mãe dos membros de Cristo... Maria, Mãe de Cristo, Mãe da Igreja.» [9]

Medianeira
Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e o homem. (1 Tim, 2,5). Ele sozinho conciliou o homem com Deus através da sua morte na cruz. Mas isso não exclui um papel secundário de Maria como medianeira, dependente de Cristo. O ensinamento que Maria intercede por todos os crentes e, especialmente, aqueles que pedem sua intercessão através da oração, remete aos primeiros séculos do cristianismo, por exemplo a oração Sub tuum praesidium, escrita em grego aproximadamente em 250. Outra oração de Efrém da Síria (306-373) afirma: Depois do mediador, a medianeira de todo o mundo.[10]Co-RedentoraVer artigo principal: Co-Redentora
Co-Redentora (português) ou Co-Redemptrix (latim) refere-se a participação indireta de Maria no processo de salvação. Mesmo antes do ano 200, Ireneu de Lyon refere-se a Maria como "causa salutis" (causa de nossa salvação) devido ao seu filho.[11] O ensinamento tornou-se universal desde o século XV[12], mas nunca foi declarado um dogma, embora petições para declara-ló (juntamente com Medianeira) dogmaticamente, tenham sido submetidos ao papa por vários cardeais e bispos, tornando-se assim o quinto dogma mariano aprovado pela Santa Sé.


O conceito de co-redentora remete para uma participação indireta, mas importante da Virgem Maria na redenção, pois Maria deu à luz o Redentor (Jesus Cristo), que é o responsável por toda a redenção e salvação, assim ela foi mediadora de redenção. Os católicos crêem que Cristo é o único Redentor da humanidade (1Tim 2,5), sendo que a própria Maria teve de ser redimida e resgatada por Jesus Cristo.

Rainha do Céu
Coroação da Virgem Maria, de Rubens, século XVII.A doutrina de que a Virgem Maria foi coroada Rainha do Céu remonta ao início da Igreja, para escritores tais como Gregório de Nanzianzo, que afirma que Maria é "a Mãe do Rei do universo," e a "Virgem Mãe, de quem surgiu o Rei de todo o mundo", [15] Efrém da Síria já a considerada Rainha do Céu.[16] A Igreja Católica muitas vezes vê Maria como rainha do céu, ostentando uma coroa de doze estrelas na Revelação. (Apocalipse 12, 1-5)

Muitos Papas homenageram Maria com este título: Maria é a Rainha do Céu e da Terra, (Pio IX), Rainha do Universo (Leão XIII) e Rainha do Mundo (Pio XII) [17]O fundamento teológico e lógico desses títulos repousa no dogma de Maria como a Virgem Mãe de Deus, que reina ao longo de todo o mundo, sendo celestialmente bem-aventurada com a glória de uma Rainha. [18]

Certamente, no pleno e rigoroso sentido do termo, somente Jesus Cristo, o Deus-Homem, é Rei, mas Maria, também, como Mãe do divino Cristo, (...) tem uma participação, embora de forma limitada e de modo análogo, em sua dignidade real. A união radiante (...) que ela atingiu com Cristo transcende o de qualquer outra criatura; de sua união com Cristo ela recebe o real direito de dispor dos tesouros do Divino Redentor do Reino, de sua união com Cristo finalmente é derivada a inesgotável eficácia de sua materna intercessão do Filho e do seu pai.[19]

Este ensinamento segue o precedente bíblico da antiga Israel, cuja monarquia, segundo o cristianismo, passou para Jesus. Ele será grande e será chamado o Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. (Lucas 1:32) No Antigo Testamento os reis de Israel e Judá, como Davi ou Salomão possuíam muitas esposas. O título de Rainha, portanto, não era concedido a qualquer mulher do rei, mas para a mãe do rei. (1 Reis 2 17-21, 1 Reis 15:13, Jeremias 13:18). A Rainha Mãe era conhecida em hebraico como gebirah. Uma vez que Jesus é o rei celestial, da linhagem de Davi e Salomão, Maria se tornou Rainha-Mãe.

Reparações à Virgem Maria.

Há ensinamentos e tradições específicas como Atos de Reparação, ou seja, orações à Virgem Maria para os insultos que ela sofre. O missal Católico Raccolta (aprovada por um decreto de 1854, e publicado pela Santa Sé em 1898) inclui estas orações.

Estas devoções e orações não envolvem um pedido para si ou para um falecido, mas destinam-se a reparar os pecados dos outros contra a Virgem Maria.

Títulos À Virgem Maria.

São atribuídos diversos títulos, que podem fazer referência a suas virtudes, ou aos locais em que apareceu, tais como: Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora de Fátima, entre outros.







Procura-se a família deste repaz





Vamos passar adiante!!!
Com certeza alguem vai reconhece

Muito triste essa situação... não custa repassar



Assunto: Procura-se alguem que conhece este rapaz. (Importante)

REPASSEM PARA TODO BRASIL






Estou enviando este email para tde diferentes cidades.
Reencaminhe para os seus amigos/contatos, quem sabe a gente ajuda a encontrar alguém da família...
Abraços,


Este rapaz está internado no HC desde outubro sem identificação. Por favor ajudem a divulgar para que possa ser reconhecido por alguém de sua família.

Obrigada, Conceição

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - HCFMRP/USP .

O Serviço Social Médico da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto procura familiares do paciente desconhecido 808, que possui aproximadamente 30 anos de idade, cor branca, cabelo preto e 1,75 de altura.
O paciente apresenta tatuagens no braço direito (com as palavras: Nicolas e Micael papai ama vocês) e no braço esquerdo (o desenho de um peixe e um polvo).
O paciente foi encontrado em via pública e está internado desde outubro, na Enfermaria da Neurologia, da Unidade de Emergência do HC.

Maiores informações no Controle de Leito no telefone: (16) 3602-1134 (16) 3602-1134 .










Inauguração da Capela das Aparições no Rio



INAUGURAÇÃO AMANHÃ ÀS 10h.

Av. Alfredo Baltazar da Silveira, 900 - Recreio



Capela das Aparições no Rio

nos 25 anos da Tarde com Maria

Além de comemorar seu Jubileu de Prata a “Associação Arquidiocesana Tarde com Maria” apresenta ao mundo, no próximo dia 28 de maio, a única réplica da Capela das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, com as mesmas dimensões do Santuário de Portugal. A inspiração de reproduzir na cidade do Rio de Janeiro esse solo sagrado, onde Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos, aconteceu no próprio Santuário português, quando o fundador da Tarde com Maria mais uma vez agradecia essa história de fé e confiança, que este ano completa 25 anos.

A Tarde com Maria é considerada uma das maiores procissões Marianas do Brasil e testemunhou inúmeros momentos de graça e conversão em todas as suas edições. Sua importância para o mundo católico é tão evidente, que durante esses 24 anos os fiéis lotaram a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, participaram das suas carreatas, que cortavam toda a cidade, e receberam anualmente, através de leitura durante a Santa Missa, as bênçãos do Santo Papa.

História

A história da “Tarde com Maria” é um exemplo da intercessão da Mãe de Deus, mostrando-nos o poder da oração, em especial do santo Rosário, na vida das pessoas. A Procissão teve início em 1986, na Praça Serzedelo Correia, em Copacabana, quando o jovem Berthaldo Soares, (Fundador da Tarde com Maria) reuniu-se com os amigos para agradecer a Nossa Senhora, a sua cura milagrosa através da Oração do Terço. Este encontro aconteceu nos anos seguintes, cada vez com mais participantes, e ao completar 10 anos passou a ser celebrado na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro e a fazer parte do calendário oficial da Arquidiocese. A Tarde com Maria hoje é uma Associação Arquidiocesana que administra a construção da única réplica da Capela das Aparições.

PROGRAMAÇÃO DE INAUGURAÇÃO DA CAPELA DAS APARIÇÕES
E 25 ANOS DE TARDE COM MARIA


*Dia 28 de Maio – 10h – Santa Missa de Inauguração presidida pelo Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, Consagração do Altar e a Entronização da imagem de Nossa Senhora de Fátima, abençoada em Portugal.

*Dia 28 de Maio - 18h – Te Deum solene e Terço presididos pelo Reitor do Santuário de Fátima-Portugal, Dom Virgilio Antunes.

*Dia 29 de Maio – 10h – Santa Missa presidida pelo Bispo Titular de Leiria-Fátima, em Portugal, Dom Antonio Augusto dos Santos Marto.


Santuário de Fátima / Capela das Aparições
Av. Alfredo Baltazar da Silveira, 900 – Recreio dos Bandeirantes – RJ