terça-feira, dezembro 27, 2011

Palavra da Igreja


"O que vos digo na escuridão, dizei-o às claras. O que vos é dito ao ouvido, publicai-o de cima dos telhados." (Mt 10, 27)
De muitas maneiras a Igreja busca cumprir esse mandado do Senhor. E nessa busca, tem lançado mão, ao longo da história, dos diversos meios possíveis para fazer chegar a todos os homens a boa nova do Evangelho. Nos dias atuais, esse anúncio perderia muito de seu alcance se não fossem utilizados os modernos veículos de comunicação, dentre os quais se destaca a internet.
Ainda nos idos de 1975, o saudoso Papa Paulo VI já nos exortava "a por em prática, na transmissão da mensagem evangélica, os meios modernos criados por esta civilização [...].
Postos ao serviço do Evangelho, tais meios são suscetíveis de ampliar, quase até ao infinito, o campo para poder ser ouvida a Palavra de Deus e fazem com que a Boa Nova chegue a milhões de pessoas. A Igreja viria a sentir-se culpável diante do seu Senhor, se ela não lançasse mão destes meios potentes que a inteligência humana torna cada dia mais aperfeiçoados. É servindo-se deles que ela "proclama sobre os telhados", a mensagem de que é depositária. Neles encontra uma versão moderna e eficaz do púlpito. Graças a eles consegue falar às multidões." ( Evangelii Nuntiadi, nn. 42 e 45)
É maravilhoso ver como o Divino Ofício tem chegado, através da internet, a pessoas de todas as partes, lares, ambientes de trabalho, institutos de vida religiosa, e mesmo ao clero e aos irmãos do episcopado.
É com alegria que acolho essa iniciativa, vinda desta Diocese, de filhos do nosso convívio. Mais ainda por tratarem-se de leigos, aos quais não alcança o dever de ofício, mas que aprenderam a amar a Oração da Igreja, e, a ela ligados espontaneamente, dela participam como se obrigados estivessem.
Conclamo a todos os fiéis, em especial aos desta Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas, a não perderem a oportunidade de participar da milenar Liturgia das Horas, tanto neste formato eletrônico quanto na forma tradicional, pois trata-se de salutaríssima prática.
Que todos possam ajudar, com os meios que lhes forem disponíveis, a manter e a divulgar esse belo trabalho de evangelização.
A minha bênção aos mantenedores deste site, aos que de qualquer forma com ele colaborarem, e àqueles que, apesar dos percalços da vida moderna, se mantêm fiéis à oração.
Pela intercessão de São Pedro, nosso patrono, e da Santíssima Virgem Maria, Deus abençoe a todos!
Teixeira de Freitas, 29 de junho de 2009, Solenidade de São Pedro e São Paulo.
Dom Carlos Alberto†D. Carlos Alberto dos Santos
Bispo da Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas