segunda-feira, maio 30, 2011

Beatificação da Ir. Dulce



Irmã Dulce beatificada

Irmã Dulce foi beatificada por volta das 18h deste domingo, dia 22 de maio, no Parque de Exposição de Salvador. Esta etapa é a última antes da canonização da religiosa, conhecida como 'Mãe dos pobres' e 'Anjo Bom da Bahia'. A partir desta data, ela será chamada 'Bem-aventura Dulce dos pobres'.

Terminado o relato de sua trajetória, foi lido o decreto apostólico do Papa Bento XVI inscrevendo Irmã Dulce na lista dos santos e beatos da Igreja Católica, propondo-a como exemplo cristão para todos os fiéis. Neste momento, foi anunciada também a data de celebração da sua festa litúrgica: 13 de agosto.

A missa de abertura foi presidida pelo cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, que representou o Papa Bento XVI.

Para ser considerada beata, o Vaticano fez o reconhecimento jurídico de uma farta documentação sobre a veracidade do milagre atribuído a Irmã Dulce, em junho de 2003. Em abril de 2009, a religiosa foi considerada venerável pela biografia. Isso, segundo a Igreja Católica, implica dizer que Irmã Dulce teve uma vida de santidade.

Abertura do processo de beatificação começou em 17 de janeiro de 2000. No ano seguinte foi anunciado o milagre e, em 2002, o processo foi levado para análise do Vaticano.

História de Irmã Dulce


Irmã Dulce nasceu em 1931, segunda filha do dentista Augusto Lopes Pontes e Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes. Seu nome era Maria Rita e foi batizada e recebeu primeira comunhão na Igreja de Santo Antônio. A mãe Dulce, que tinha o mesmo nome adotado pela freira, morreu ainda jovem, com apenas 26 anos de idade.

Aos 13 anos, a Irmã Dulce começou a praticar caridade, prestando ajuda a moradores de rua. Cinco anos depois, entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição. Dedicou toda sua vida à caridade e ficou conhecida como ‘Anjo bom da Bahia’.

Nenhum comentário: