sábado, maio 28, 2011

Travessia do mar vermelho





Cântico Ex 15,1-4b.8-13.17-18
Hino de vitória após a passagem do Mar Vermelho
Todos aqueles que saíram vitoriosos do confronto com a besta, entoavam o cântico de Moisés, o servo de Deus
( Ap 15,2-3).

_ Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória:
precipitou no mar Vermelho o cavalo e o cavaleiro!
_ O Senhor é minha força, é a, razão do meu cantar,
pois foi ele neste dia para mim libertação!

= Ele é meu Deus e o louvarei, Deus de meu pai e o honrarei.
O Senhor é um Deus guerreiro, o seu nome é "Onipotente":
os soldados e os carros do Faraó jogou no mar.

= Ao soprar a vossa ira amontoaram-se as águas,
levantaram-se as ondas e formaram uma muralha,
e imóveis se fizeram, em meio ao mar, as grandes vagas.

= O inimigo tinha dito: ''Hei de segui-los e alcançá-los!
Repartirei os seus despojos e minh'alma saciarei;
arrancarei da minha espada e minha mão os matará!"
_ Mas soprou o vosso vento, e o, mar os recobriu;
afundaram como chumbo entre as águas agitadas.

= Quem será igual a vós, entre os fortes, ó Senhor?
Quem será igual a vós, tão ilustre em santidade,
tão terrível em proezas, em prodígios glorioso?

= Estendestes vossa mão, e a terra os devorou;
mas o povo libertado conduzistes com carinho
e o levastes com poder à vossa santa habitação.

_ Vós, Senhor, o levareis e o plantareis em vosso monte,
no lugar que preparastes para a vossa habitação,
_ no Santuário construído pelas vossas próprias mãos.
O Senhor há de reinar eternamente, pelos séculos!

Ant. Os que venceram entoavam o Canto de Moisés, o servo do Senhor, e o canto do Cordeiro. Aleluia.

Nenhum comentário: