terça-feira, junho 21, 2011

Queimadas

Queimadas na Amazonia



A Amazônia é uma das maiores florestas de todo o planeta. Mais de 60% de toda a sua cobertura estão localizados no território brasileiro. Além disso, ela é formada por vários ecossistemas, entre os mais importantes estão: formações pioneiras, matas de terra firme, mata de várzea, formações pioneiras, matas de igapós, etc.
No ano 2000, a floresta foi considerada Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Ela abriga milhares de espécies de animais e plantas. A maior parte da fauna Amazônia é composto por animais que ocupam as copas de arvores gigantescas, as quais podem atingir cerca de 50 metros.
Ao contrário do que muita gente pensa, o solo da região é bastante pobre e contém apenas uma pequena camada de nutrientes. Mesmo assim, sua biodiversidade é mantida graças ao estado de equilíbrio atingido pelo ecossistema local. O problema é que a riqueza desta enorme floresta está sendo ameaçada por causa da ação humana. Além das madeireiras ilegais, que atuam na Amazônia, existem as queimadas, que destroem áreas imensas em muito pouco tempo.
A situação é agravada com a falta de fiscalização. Por se tratar de uma região muito vasta e pouco habitada, é preciso um número efetivo de profissionais para cuidar deste patrimônio. Caso contrário, sua destruição deve continuar pelos próximos anos, o que trará conseqüências drásticas não só aos brasileiros, mas a toda a humanidade.
As queimadas da Amazonia podem ter muitas fontes, mas a principal delas é a ação de alguns fazendeiros que, após derrubarem centenas de arvores, queimam o local para plantarem produtos agrícolas. Isso tudo acarreta ao desmatamento e prejudica a vida humana e de todos os seres vivos no planeta.
A floresta que só nos dá tantos benefícios está pedindo socorro, e somente os próprios causadores dessa catástrofe pode reverter esse quadro terrível, tomando consciência de seus maus atos perante a natureza, o ambiente em que vive e a sua própria vida.

Nenhum comentário: