terça-feira, novembro 15, 2011

Mensagem

15 de Novembro de 2011.


Terça-Feira, 15 de Novembro de 2011
33ª Semana Comum

O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
               — Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico.3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. 7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” 8Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.
9Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. 


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Lucas é o único evangelista a relatar o episódio de Zaqueu. Há quatro elementos que são retomados nesta narrativa de hoje e que aparecem no capítulo 18 de Lucas: a parábola do fariseu e do publicano que rezam juntos no Templo, mas somente o publicano é ouvido e justificado; as criancinhas que são desprezadas pelos discípulos e Jesus as chama para perto de Si; o rico que se apega aos seus bens e não pode entrar no Reino; e a cura do cego de Jericó.
Há um dado interessante no relato de hoje: Jesus não pediu a Zaqueu que deixasse tudo, como aparece em outros relatos dos evangelhos. Zaqueu seguiu Jesus sem alterar sua condição social, mas tornando-se aberto à justiça e à fraternidade.
Amados(as) irmãos e irmãs, se queremos seguir Jesus precisamos nos despojarmos do homem velho e deixar que o Amor de Deus nos transforme em pessoas novas.  Deixe-se Amar por Deus! corra o risco, deixe-se Amar!
Só o Amor vence, só o amor transforma, só o amor nos restaura.

Nenhum comentário: