segunda-feira, novembro 21, 2011

Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?


Evangelho (Mateus 12,46-50)

Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2011 
Apresentação de Nossa Senhora


Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



Jesus convida todos a se tornarem sua mãe e seus irmãos, não evidentemente pelos laços de sangue, mas pelos da fé.
Uma fé que se traduz em obras. Por isso Ele diz: "Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe, ou seja, demonstra ser da família de Deus, onde sempre deveria haver ambiente de amor, perdão e carinho. 
Este texto faz-nos lembrar de outra passagem, também do evangelista Mateus: Quem vos recebe, a Mim recebe. E quem Me recebe, recebe Aquele que Me enviou (Mt 10,40). Jesus assumiu a natureza humana e a partir desse momento toda ela foi elevada à dignidade Divina. Ele se rebaixou, tornando-se humildemente um de nós e comunicando-nos sua dignidade. Acolher nossos irmãos, seja lá quais forem, é receber o próprio Cristo, é ser de sua família, é ser seu irmão, sua irmã e sua mãe! pois a Mãe de Jesus foi a primeira a fazer a vontade do Pai. quando dizemos sim a Deus estamos seguindo o exemplo de Nossa Senhora que disse: " Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa Palavra.!"

Nenhum comentário: