sábado, março 03, 2012

Noticias Religião

Milton Schwantes. Pés comprometidos na caminhada pela justiça

"O trabalho e testemunhos comprometidos da leitura contextual da Biblia é reconhecido e tem servido de norteador nas discussões e agendas no movimento ecumênico e nas organizações internacionais, como a Federação Luterana Mundial, onde atualmente trabalho", afirma a Rev Dr Elaine Neuenfeldt - Secretary for Women in Church and Society - WICAS - The Lutheran World Federation - a Communion of Churches - Geneva – Switzerland, em depoimento dado sobre a vida e o trabalho de Milton Schwantes.

Eis o depoimento.

A dor da ausência será sentida no chão de nossas comunidades e nos grupos ecumênicos de leitura popular onde os quais Milton pisou, sempre com seus pés comprometidos na caminhada pela justiça; o trabalho e testemunhos comprometidos da leitura contextual da Biblia é reconhecido e tem servido de norteador nas discussões e agendas no movimento ecumênico e nas organizações internacionais, como a Federação Luterana Mundial, onde atualmente trabalho.

Aprendi com o pastor e professor Milton que a teologia e a pesquisa bíblica vao de maos dadas com a vida das comunidades; o acadêmico não contradiz com o popular, essa foi a sua prática coerente, e no contexto de nossa igreja, a IECLB, este foi um exemplo que enriqueceu uma geração inteira de pastoras e pastores; sua teologia bíblica, misturada com a vida concreta de pessoas de comunidade, inspirou nossas pesquisas, nossos fazeres e saberes no estudo na Faculdade de teologia, na EST.

A leitura popular da Biblia aprendi no CEBI, com os diferentes cursos, encontros e escritos que Milton compartilhava nestes espaços. Esse jeito de ler a Bíblia, aprendida em rodas de estudo, embaixo das arvores na Rondônia, no Mato Grosso, nos encontros ecumênicos, com grupos de diferentes experiências, aliado com a conversa amiga e a irreverência de seguir provocando perguntas foi o encantamento necessário para seguir meus proprios caminhos nos estudos da Biblia. Obrigada, Milton, por esta partilha!

Que o abraço de Deus o receba com ternura, na certeza da ressurreição.

Nenhum comentário: