segunda-feira, março 05, 2012

Noticias - Religião

Presbiterianos: Processar governo sírio por crimes contra humanidade

New York, 29 fev (SIR/Fides) - "Pedimos às Nações Unidas de perseguir o grupo dirigente das forças de governo e do exército de Assad por crimes contra a humanidade": é o apelo lançado pela organização "Presbiterianos pela paz no Oriente Médio" (www.pfmep.org), expressão da Igreja Presbiteriana nos Estados Unidos, que continua a acompanhar com preocupação a trágica situação na Síria.
Numa nota enviada à Agência Fides, os Presbiterianos – que nas semanas passadas pediram os observadores da Liga Árabe e a demissão do presidente Assad – notam que "o presidente Assad e o exército sírio fizeram uma paródia de todos os sinceros esforços para alcançar uma solução pacífica para a crise; ao invés, empreenderam o caminho dos massacres em larga escala, matando milhares de inocentes".
Apreciando os recentes esforços da administração dos EUA para organizar a assistência humanitária para milhares de vítimas e feridos, a organização apoia a coalizão emergente dos países árabes e não árabes sob a bandeira dos "Amigos da Síria". "Os nossos pensamentos e as nossas orações – prossegue a nota – estão com todas as pessoas corajosas da Síria que tentaram alcançar uma transição pacífica do regime, mas são, ao invés, vítimas de terríveis violências".
A Ong, por fim, aprova o recente relatório da Comissão de investigação independente da ONU sobre a Síria, que encontrou "motivos fundados para considerar que os indivíduos dos mais altos níveis do governo foram responsáveis de crimes contra a humanidade e de outras graves violações dos direitos humanos". A PFMEP, com sede nos EUA, está ligada à Aliança Mundial das Igrejas Reformadas e Presbiterianas, igrejas cristãs nascidas sobretudo da Reforma calvinista.

Nenhum comentário: