sexta-feira, maio 25, 2012

Faculdade Católica de SC promoverá tríduo sobre animação bíblica

Florianópolis, 25 mai (SIR/Gaudium Press) - A partir do Concílio Vaticano II, a Bíblia foi conquistando espaço e recuperando sua condição de valor fundamental na vida e na missão da Igreja.

E com o tempo, o desejo de conhecimento e de vivência da Palavra fez surgir a prática da leitura, da reflexão e da animação bíblica. Com a proximidade do mês da Bíblia, em setembro, a FACASC (Faculdade Católica de Santa Catarina) promoverá um tríduo bíblico sobre "Animação Bíblica da Pastoral", de 4 a 6 de junho, na sede da universidade, em Florianópolis. De acordo com os organizadores do evento, o tríduo servirá como repasse do 1º Congresso Nacional de Animação Bíblica da Pastoral, realizado em outubro de 2011, e retomado pela recente Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Naquela ocasião, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom Jacinto Bergmann, destacou três funções da animação bíblica da pastoral: ser caminho de conhecimento e interpretação da palavra de Deus; ser caminho de comunhão e oração da Palavra e ser caminho de evangelização e proclamação da Palavra.
É importante destacar ainda que falta pouco mais de um mês para a Igreja celebrar o mês da Bíblia, em setembro, que foi criado em 1971 com a finalidade de instruir os fiéis sobra a Palavra de Deus e a difusão da Bíblia. A ideia de dedicar um mês inteiro a Palavra de Deus foi fundamental para aproximar a Bíblia do povo de Deus e até hoje tem contribuído eficazmente para o crescimento da animação bíblica de toda a pastoral. E essa iniciativa de Santa Catarina será uma oportunidade para preparar os participantes para viverem com ardor e devoção o mês da Bíblia. A programação do tríduo contará com atividades pela manhã, das 8h30min às 11h e à noite (apenas nos dias 4 e 5), das 19h às 22h. Na abertura do evento, no dia 4, será apresentada a palestra "A Animação Bíblica da Pastoral no Brasil", proferida por dom Jacinto Inácio Flach, bispo da diocese de Criciúma, e pelo padre Antônio Mendes.
No mesmo dia, à noite, haverá a palestra "Da Pastoral Bíblica à Animação Bíblica de toda a Pastoral - do Concílio aos nossos dias", com o padre Osmar Debatin, da diocese de Rio do Sul. Já no dia seguinte, pela manhã, o padre Marcos Antônio Costa, da diocese de Lages, falará sobre "A Igreja num mundo em mudança". Ainda no turno da manhã, padre Márcio Martins Rosa, da diocese de Caçador, fará a explanação sobre o tema "A Pastoral na vida da Igreja - Repensando a Missão Evangelizadora em tempos de mudança". À noite, os professores Sílvia Togneri e Celso Loraschi, da Arquidiocese de Florianópolis, falarão sobre o tema "A Palavra preparada, encarnada e anunciada". O tríduo será encerrado na manhã do dia 6, com a palestra "A Palavra de Deus é viva e eficaz", proferida pela irmã Marlene Bertoldi e pela Comissão Regional de Animação Bíblica da Pastoral. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (48) 3234-0400.

Nenhum comentário: