sábado, maio 12, 2012

Maringá promove "Terço na Praça" a N. S.de Fátima

Maringá, PR, 11 mai (SIR/Gaudium Press) - A Arquidiocese de Maringá, no estado do Paraná, através do seu Conselho Missionário Arquidiocesano (Comidi) promoverá nesta sexta-feira, 11, o Terço na Praça, no Centro da cidade, na Praça Raposo Tavares.

Tradicionalmente o terço é realizado no dia 13 de maio, quando a Igreja Católica celebra o Dia de Nossa Senhora de Fátima, mas como dia 13 será o domingo do dia das mães, a organização optou por antecipar o evento. O "Terço na Praça" aconteceu pela primeira vez no ano de 2004 e já está na sua nona edição, visa homenagear Nossa Senhora de Fátima, além de evangelizar e valorizar a religiosidade popular. A escolha da Praça Raposo Tavares se deu pela centralidade dela e pelo grande fluxo de pessoas que a frequentam.
Segundo Lilian Paladini, membro do Comidi, é importante ressaltar essa questão da valorização da religiosidade popular. "Em 2004, nós do Comidi atendendo às diretrizes gerais da evangelização na exigência do anúncio resolvemos promover e incentivar a religiosidade popular trazendo o terço para a praça, e isso com o apoio de vários outros grupos da nossa arquidiocese", afirmou.
Entre os organizadores do "Terço na Praça" estão os Arautos do Evangelho que estarão presente ao evento com sua bela imagem peregrina do Imaculado Coração de Maria, como apareceu em Fátima. O início do terço está previsto para as 18hs. Em seguida será realizada a procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora de Fátima em direção à Catedral de Maringá. É por isso que os organizadores do ato pedem que os participantes levem velas. Mas a organização do evento destaca ainda que a oração do terço não será um ato isolado. Durante todo o dia jovens integrantes de diversas pastorais e movimentos católicos estarão realizando uma abordagem nos arredores da praça e no terminal de ônibus urbano e em vias públicas como meio de anunciar a Palavra de Deus e de evangelizar.
De acordo com relatos e depoimentos recebidos pela comissão organizadora do evento, a abordagem na praça tem atingido eficazmente muitas pessoas que estão passando pela rua e são convidadas a proclamar o terço mariano. O exemplo dos jovens que participam desse gesto de devoção mariana tem devolvido o vigor da prática da oração, além de ser uma resposta positiva ao pedido que Nossa Senhora de Fátima faz, em suas aparições, de que a prática da oração do terço seja incentivada. "Se queres ter paz, reze o terço todos os dias".

Nenhum comentário: