sábado, maio 26, 2012

REZEMOS OS MISTÉRIOS DOLOROSOS - TERÇAS E SEXTAS

Através dos mistérios dolorosos, Cristo, no Calvário, demonstra seu amor pela humanidade, resgatando-nos ao Pai. Deus nos deu Seu próprio Filho amado para nos libertar e nos redimir do pecado, sacrificando-O na cruz. Pergunto: o que Deus poderia fazer a mais para demonstrar e provar seu infinito e eterno amor pelo homem? A meditação dos mistérios dolorosos nos conduz para dentro dos mistérios de nossa redenção e salvação, recordando o que São Paulo nos diz através de suas cartas: "O sangue de Cristo foi o preço de nossa redenção".
    Rezarmos e meditarmos estes mistérios, é mergulharmos para dentro da miseicórdia infinita de Deus por nós, através de Jesus.
    Como amarmos o Pai e seguirmos a Cristo sem nos doarmos? Se Deus, em Cristo, assim nos amou e nos ama, o que damos de nós ao Senhor e aos irmãos? Como enfrentamos nossas contrariedades, enfermidades e injustiças? Como somos capazes de consolar, perdoar e de amar como Jesus? Temos a humildade para pedir ajuda nos momentos difíceis? Ao verdadeiro discípulo de Jesus não resta destino diferente do mestre. Os mistérios dolorosos servem como um convite de Deus feito a cada um de nós para trilharmos neste caminho.

  
Primeiro Mistério Doloroso
  

Cristo é condenado à morte
Jesus entregue nas mãos dos homens para nos salvar.
  
Condenação de Cristo 
  "Retirou-se Jesus com eles para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: 'Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar:' E, tomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e angustiar-se. Disse-lhes, então: 'Minha alma está triste até a morte. Ficai aqui e vigiai comigo.' Adiantou-se um pouco e prostrando-se com a face por terra, assim rezou: 'Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres.''' (Mt 26, 36-39).
  
Meditação
    Deus nos amou e nos ama tanto que fez de Cristo um de nós, assemelhando-se ao mais pobre dos homens, ao último dos homens e ao mais sofredor.

Intenções
    Rezarmos por todos aqueles missionários que ainda hoje são caluniados e injustamente condenados por defenderem o Evangelho de Cristo. (Intenções particulares).
  
    Segundo Mistério Doloroso
  

Jesus! flagelado e coroado de espinhos
Jesus sofre, por amor, todo tipo de humilhações e sofrimentos, assumindo todos as nossas dores.
  
A Flagelação de Jesus
    "... Pilatos tornou a sair para ir ter com os judeus e disse-lhes: 'Não encontro nele crime algum. Mas é costume entre vós que pela Páscoa vos solte um preso. Quereis, pois, que eu vos solte o rei dos Judeus?' Então todos gritaram novamente e disseram: 'Não! A este não! Mas a Barrabás!' Ora, Barrabás era um ladrão. Então Pilatos depois de mandar açoitar a Jesus, O entregou a multidão...'' (Jo 18, 38-40).
  
Meditação
    Na verdade, os mártires de todos os tempos prolongam este gesto do Cordeiro de Deus. A Igreja nào pode deixar de proclamar que Jesus veio para revelar o rosto de Deus e de merecer, pela cruz e ressurreição, a graça da salvação para todos os homens. A flagelação e coroação de espinhos nos mostra que Cristo sofreu, sem limites, para nos redimir do pecado.

Intenções
    Rezemos pelos milhares de cristãos, em todo o mundo, vítimas da humilhação e tortura impostas por doutrinas religiosas e sistemas políticos extremistas e perversos. (Intenções particulares).
  
Terceiro Mistério Doloroso
  

Cristo é coroado de espinhos
Seríamos capazes de imaginar a dor e a humilhação de Jesus nesta hora?
  
A Coroação de Espinhos
    "Os soldados do governador conduziram Jesus para o pretório e rodearam-no com todo o pelotão. Arrancaram-lhe as vestes e colocaram-lhe um manto escarlate. Depois, trançaram uma coroa de espinhos, meteram-lha na cabeça e puseram-lhe na mão uma vara. Dobrando os joelhos diante dele, diziam com escárnio: 'Salve, rei dos Judeus!' Cuspiam-lhe no rosto e, tomando da vara, davam-lhe golpes na cabeça. Depois de escarnecerem dele, tiraram-lhe o manto e entregaram-lhe as vestes. Em seguida, levaram-no para o crucificar. " (Mt 27, 27-31)
  
Meditação
    Jesus, que só soube nos dar amor, vida e valores, recebe em troca a humilhação dos espinhos. Ele, o primeiro dos homens, é feito o último. Ele, o pleno amor de Deus, é tratado com total desprezo por nós.

Intenções
    Rezemos ao Senhor por todos aqueles que são humilhados e perseguidos pela defesa e propagação dos valores cristãos. (Intenções particulares).
  
Quarto Mistério Doloroso
  

Jesus carrega sua cruz no Calvário
Jesus abraça o mais humilhante e terrível castigo de seu tempo por puro amor a nós.
  
Jesus Carrega sua Cruz
    "Os soldados... ...conduziram-no fora para o crucificar. Passava por ali certo homem de Cirene, chamado Simeão, que vinha do campo, pai de Alexandre e de Rufo, e obrigaram-no a que lhe levasse a cruz. Conduziram Jesus ao lugar chamado Gólgota, que quer dizer lugar do crânio." (Mc 15,20-22).
  
Meditação
    Que realidade dura! O que só soube ajudar, O que levou a cruz de todos não encontrou ninguém que O ajudasse a levar a Sua cruz, a não ser Simeão de Cirene, que foi obrigado. Cristo veio para libertar e foi condenado. Veio para anunciar a verdadeira vida, e demos-Lhe a morte. Veio nos valorizar em tudo, e demos-lhe o pior dos castigos: a cruz, hoje sinal de vitória, mas que no tempo de Jesus era sinal de rejeição total de Deus e dos homens.

Intenções
    Rezemos a Jesus para que sigamos seu exemplo, carregando nossa cruz com fé e esperança e também para que ajudemos nossos irmãos mais necessitados a carregarem a sua. (Intenções particulares).
  
Quinto Mistério Doloroso
  

Jesus morre na cruz
Cristo morreu para nos redimir junto ao Pai.
  
A Crucificação e Morte de Jesus
    "Ele próprio carregava a sua cruz para fora da cidade, em direção ao lugar chamado Calvário, em hebraico Gólgota. Ali o crucifícaram, em com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio... ...Junto á cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: 'Mulher; eis aí teu filho.' Depois disse ao discípulo: 'Eis aí tua Mãe'. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa. Em seguida, sabendo Jesus que tudo estava consumado, para se cumprir plenamente a Escritura, disse: 'Tenho sede'. Havia ali um vaso cheio de vinagre. Os soldados encheram de vinagre uma esponja e, fixando-a numa vara de hissopo, chegaram-lhe à boca. Havendo Jesus tomado o vinagre, disse: 'Tudo está consumado.' Inclinou a cabeça e rendeu o espírito. '' (Jo 19, 17-30)
  
Meditação
    O Dono de tudo não teve cama para nascer e nem cama para morrer. Morreu na ignomínia da cruz. Jesus assumiu tudo por puro amor ao Pai e a nós. Como retribuirmos a tanto amor ?
Intenções
    Rezemos por todos os mártires do mundo de hoje, que arriscam suas vidas pela palavra de Cristo, por seu amor e atitude concreta frente ao irmão mais carente. (Intenções particulares).

Nenhum comentário: