sábado, setembro 22, 2012

Papa no Líbano: grande passo adiante no diálogo


Cidade do Vaticano, 22 set (SIR) – “Um grande passo adiante rumo à unidade com as Igrejas ortodoxas”. Assim o card. Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a promoção da unidade dos cristãos, em entrevista ao jornal vaticano “L’Osservatore Romano” de hoje, definiu a viagem de Bento XVI ao Líbano, do qual o purpurado participou como membro da comitiva.

“Estou seguro que esta viagem deve ter servido muito a aprofundar as relações ecumênicas e a dar novo impulso na busca da plena unidade entre os cristãos”, assegura o cardeal, para quem “a realidade das relações entre as várias Igrejas cristãs no Líbano é muito boa”. O modelo libanês de convivência entre as religiões poderá ser exportado em todo o Médio Oriente? “Eu acredito que possa ser um bom exemplo para todos”, responde o cardeal, que explica: “No Oriente existem muitos estados alicerçados sobre sistemas teocráticos.
O Líbano é um estado leigo, mas respeita e favorece todas as religiões, todas as confissões. Torna assim efetiva a separação entre estado e religião. Isto permite o desenvolvimento de realidades espirituais e instituições religiosas que só podem fazer o bem a todos os setores da sociedade civil. Parece-me um bom exemplo, que poderia certamente ser seguido por todos os Países e nãosó no Médio Oriente”.

Nenhum comentário: