quarta-feira, setembro 26, 2012

Setembro Mês da Bíblia: Como abrir a Bíblia?


“Como abrir a Bíblia?”

            Claro que é fácil abrir uma Bíblia. Basta colocar os dedos e abrir em duas partes e começar a ler sem problemas. Assim fazemos como todos os livros. Fácil! Não assim com a Bíblia, pois que nos abre a Bíblia é o seu autor: O Espírito Santo! Só Ele sabe como abrir. Os judeus liam muito mais que nós. Mas na 2 Carta aos Coríntios, Paulo fala que “seus espíritos se tornaram obscurecidos. Até hoje, todas as vezes que lêem o Antigo Testamento, este véu permanece. Não é retirado, porque é em Cristo que ele desaparece. Sim até hoje... um véu está sobre seu coração. É somente pela conversão ao Senhor que o véu cai. Pois o Senhor é o Espírito...” (2 Cor 3,14-17).

            Como abrir a Bíblia? Temos que abrir-nos convertendo o coração. Com isto cai o véu e o Espírito nos abre o entendimento das Escrituras. Vemos em Lucas que “Jesus abriu-lhes o entendimento para que entendessem as Escrituras” (Lc 24,45). Ele, pelo seu Espírito vai abrir nossa coração espiritual e aí falar as palavras que lemos. Isso não é um mistério, pois Deus está querendo nos falar sempre, basta dar chances de Ele falar. Quando ouvirmos ou lemos as Escrituras, de quando em quando uma palavra bate mais forte e soa mais clara. Às vezes é uma palavra que vemos todo dia. Mas naquele dia o véu caiu de nossos olhos e pudemos lê-la.
           
            Para ter a facilidade da leitura temos que ouvir como escrito para nós, para nossa vida e não um texto de um livro qualquer. Não lemos a Bíblia, ouvirmos Deus falar. À medida que nos aproximamos de Jesus, Ele continua a nos falar, tocar e curar nosso coração. É interessante como vemos tantos grandes homens e mulheres que ao ouvir um versículo das Escrituras, deixaram tudo, mudaram de vida e empreenderam uma caminhada diferente na santidade e nos serviço aos irmãos. Vemos o caso de Santo Antão, século 3º, que ao entrar na Igreja ouvir as palavras: vai vende tudo o que tens dá aos pobres e terás um tesouro no Céu” (Lc 18,22). Foi para casa, vendeu o que tinha, distribuiu, colocou a irmã em um convento e iniciou a vida eremita no deserto. Viveu 120 anos. A mudança do coração vem sempre de uma Palavra ouvida no coração. Penso que meu defeito e não ouvir com o coração. Não me basta ler para pregar, mas para viver e depois pregar.

            Fala a experiência de ouvir e ler a Palavra como se estivesse falando com Jesus e ouvindo a voz dele. Vai ser maravilhoso. Depois conte para mim. Até as crianças podem ouvir assim. Eles são maduros para ouvir a Palavras.

Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.

Nenhum comentário: