terça-feira, março 06, 2012

Alemanha: Dom Zollitsch, “uma sociedade sem descanso não é sociedade”

Friburgo, 05 mar (SIR) – Os europeus tem necessidade de “tempo para ouvir e respirar” e de mais descanso dominical: é o que afirmou dom Robert Zollitsch, presidente da Conferência Episcopal Alemã (Dbk) e arcebispo de Friburgo, num comunicado divulgado ontem por ocasião da Jornada europeia em favor do domingo livre do trabalho.

Dom Zollitsch citou o número crescente de pessoas que trabalham nos dias de festa: é uma tendência que “é preciso inverter, para estabilizar o domingo como eixo central da nossa cultura. O domingo deve ser protegido e não só como ‘Dia do Senhor’ no interesse dos cristãos”, porque “é também o tempo da família, dos amigos e dos vizinhos para estarem juntos e, portanto, uma parte importante da nossa cultura, que até agora previa o equilíbrio entre e vida e trabalho”.
Para o arcebisp o, é necessário frear “a tendência à produção e ao consumo 24 horas seguidas”, tendência que muitas vezes comporta uma carga suplementar, sobretudo, para as mulheres. “Uma sociedade sem descanso não é uma sociedade, é contrária à família e à saúde”, concluiu dom Zollitsch, fazendo votos que a Alemanha possa realizar “formas de cooperação criativa que não comportem o trabalho dominical, e talvez mais competitivas a longo prazo”.

Nenhum comentário: