quinta-feira, março 15, 2012

Uruguai: 2500 cavaleiros desfilam contra o aborto

Montevidéu (Quarta-feira, 14-03-2012, Gaudium Press) No meio da tradicional "Festa da Pátria Gaúcha" que anualmente celebra as tradições folclóricas dos povos criolos do Uruguai, os "gaúchos" (cavaleiros das planícies do cone sul) enviaram uma clara mensagem a favor da vida e contra o aborto.

O "Desfile da Cavalaria Gaúcha", mostrava um cortejo com mais de 2.400 ginetes e 4.000 cavalos, e teve neste ano o lema "Sim a Vida". Uma fita dourada atada ao freio dos animais lembrava essa mensagem. Os habitantes aproveitaram a presença do Presidente do Uruguai José Mujica, na cidade de Tacuarembó e denunciaram que a opinião dos camponeses não é tida em conta nas discussões que atualmente pretendem legalizar a prática do aborto no Uruguai.
As demais atividades culturais da festa adquiriram um marcado tom pró-vida. Uma obra de teatro do grupo "Os Tições de Ansina" representou a gravidez de uma adolescente e incluiu um poema a favor da vida, declamado pelo pai da jovem. Durante a procissão, a Santíssima Virgem dos Trinta e Três Orientais, Padroeira do Uruguai, não foi decorada em sinal de protesto.
Os gaúchos explicaram que ela não aprovaria a discussão de leis que acabariam com a vida de muitos de seus filhos. Ao final do evento, as tradicionais "sociedades gaúchas" entregaram uma carta ao presidente, onde colocam em manifesto sua posição frente ao tema da vida.

Nenhum comentário: