sábado, março 31, 2012

Vaticano: motivações e desafios da Jornada Mundial da Juventude



JMJ na Alemanha (Foto: )
Rocca de Papa, 30 mar (SIR/Ecclesia) – O arcebispo do Rio de Janeiro (Brasil) explicou, esta manhã, no encontro internacional da juventude, que termina neste domingo, em Roma, as motivações, os desafios e as expectativas das próximas Jornadas Mundiais da Juventude.
Além de D. Orani João Tempesta falou também presente o presidente da Comissão Episcopal da Juventude do Brasil, D. Eduardo Pinheiro da Silva e o padre Carlos Sávio, responsável pelo Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A comitiva portuguesa neste encontro, teve o seu início esta quinta-feira, e é composta por dois momebros do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), padre Eduardo Novo e Susana Magalhães.
Organizado pelo Conselho Pontifício para os Leigos, organismo da Santa Sé, este encontro é dirigido a todos os responsá veis nacionais das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) e se realiza no Centro ´Mondo Migliore´, em Rocca di Papa, Roma (Itália), refere um comunicado do DNPJ enviado à Agência ECCLESIA. O encontro, com delegados de 98 países, tem como objetivo “a avaliação das JMJ de Madrid 2011 e toda a programação pastoral e logística das JMJ Rio [de janeiro] 2013”.
O DNPJ refere que se trata de "um importante momento de reflexão para os responsáveis", mais de 300, com representantes de 45 comunidades, associações e movimentos juvenis católicos. Este sábado será dedicado à reflexão com o tema: “Formar os jovens: uma missão prioritária da Igreja”, com as intervenções de D. Josef Clemens, secretário do Pontifício Conselho e pelo padre Fábio Attard, conselheiro geral dos Salesianos para a Pastoral Juvenil.
No final, haverá a possibilidade de viver com o Papa, “em ambiente de festa juvenil”, o Dia Mundial da Juventude, a 1 de abril, domingo de Ramos, na P raça de São Pedro, Vaticano. Para os dois representantes nacionais, a “expetativa aumenta a cada dia que passa”, sentindo a responsabilidade de “representar toda a juventude portuguesa” e conseguirem tomar conhecimento para as futuras JMJ, que vão decorrer no Brasil.

Nenhum comentário: