sábado, março 31, 2012

A centralidade do ser humano no desenvolvimento sustentável


Roma, Itália, 30 mar (SIR) – “Inserir o bem do ser humano no centro dos interesses no desenvolvimento sustentável é, na realidade, a maneira mais segura para alcançá-lo, bem como para promover a salvaguarda da criação”. 
É o que destacou mons. Ettore Balestreo, subsecretário vaticano para as Relações com os Estados, falando ontem, em Roma, num debate sobe a “Economia verde entre sustentabilidade e solidariedade”, organizado pela Pontifícia Universidade Lateranense, como preparação da próxima Cúpula na ONU sobre o desenvolvimento sustentável (Rio de Janeiro, junho 2012).
Mons. Balestrero pediu que a “redefinição de um novo modelo de desenvolvimento” à qual trabalhará a Cúpula do Rio seja “imbuída e alicerçada sobre aqueles princípios da doutrina social da Igreja que são colunas firmes da efetiva tutela da dignidade humana”, entre as quais estão a “responsabilidade” que requer uma “necessária mudança dos modelos de produção e consumo”, a “promoção” e “partilha do bem comum”, o “acesso aos bens primários”, a “salvaguarda da criação”.
O subsecretário destacou a importância do princípio da subsidiariedade e, com ele, “o papel da família” a ser reconhecida como “célula básica da nossa sociedade humana”. Por fim, a importância da “relação entre desenvolvimento sustentável e desenvolvimento humano integral”.

Nenhum comentário: