quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Diocese de Criciúma emite nota oficial sobre renúncia do Papa Bento XVI


“É um ato de grandeza da parte dele”, avalia Dom Jacinto Flach

11 de Fevereiro de 2013 16h39 

O bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, acredita que a renúncia do Papa Bento XVI foi um ato de grandeza. “É um ato de grandeza da parte dele pedir a renúncia e deixar que outro assuma o pontificado, após oito anos à frente da Igreja e quase 86 anos de idade”, avalia Dom Jacinto, que surpreendido pelo anúncio feito na manhã desta segunda-feira pelo comandante da igreja católica. 

O alemão Joseph Ratzinger, de 85 anos, assumiu como Papa em 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo II. Bento XVI comunicou que deixará o pontificado no próximo dia 28 de fevereiro, devido à idade avançada.

Na tarde desta segunda-feira o bispo de Criciúma emitiu uma nota oficial sobre renúncia do Papa Bento XV, confira abaixo:

Irmãos e Irmãs em Cristo,
Este é um momento importante, no qual todos nós fomos surpreendidos pela renúncia do Papa Bento XVI. É um direito dele renunciar, como nós, bispos, também aos 75 anos temos o direito de nos abdicar de nossa missão a frente de uma diocese. Creio que foi um ato de humildade de sua parte, renunciar, diante de suas forças físicas, de sua condição a frente da Igreja, numa situação de mudança tão rápida no mundo. É um ato de grandeza da parte dele pedir a renúncia e deixar que outro assuma o pontificado, após oito anos à frente da Igreja e quase 86 anos de idade. O papa João Paulo II não chegou aos 83 anos de vida e Bento XVI o acompanhou em sua missão durante muito tempo, sendo seu braço direito. Certamente, agora chegou o momento dele deixar que outro assuma e leve a barca de Cristo adiante. O importante para nós, cristãos católicos e pessoas de boa vontade, é que sabemos que no fundo é o próprio Cristo, por meio do Espírito Santo, que participa na eleição de um novo papa. Por isso, precisamos de muitas orações para que seja escolhida a melhor pessoa para esta época tão importante. Certamente, na Jornada Mundial da Juventude, já teremos a presença do novo papa em nosso país e esta será, provavelmente, uma das primeiras viagens que fará ao exterior. É importante ficarmos com muita esperança em nossos corações e em oração, para que seja escolhido, já em março, o novo papa para a Igreja.

Criciúma, 11 de fevereiro de 2012.

† Dom Jacinto Inacio Flach
Bispo da Diocese de Criciúma



Nenhum comentário: