sexta-feira, janeiro 20, 2012

NOTICIA Nigéria: Arcebispo de Abuja denuncia ameaças contra cristãos e pede proteção

Nigéria: Arcebispo de Abuja denuncia ameaças contra cristãos e pede proteção


O Arcebispo de Abuja (capital federal da Nigéria), Dom John Olorunfemi Onaiyekan, denunciou o envio de mensagens telefônicas (SMS) "que ameaçam a existência de planos, por alguns grupos muçulmanos, de massacrar os cristãos do norte, numa noite especial.
Muitas pessoas ficaram profundamente chocadas com estas afirmações. Considerando a experiência do passado, é compreensível não considerá-las como ameaças vazias. Não podemos arriscar com o que se tornou uma questão de vida ou morte".
A denúncia está contida numa mensagem pastoral enviada aos fiéis, que chegou também à Agência Fides, em que Dom Onaiyekan exorta os cristãos a terem confiança na salvação de Deus. "Isso não significa permanecer com as mãos atadas", ressalta o Arcebispo de Abuja.
Dentre as medidas a serem tomadas, Dom Onaiyekan convida os fiéis a garantirem a segurança: "Temos de continuar vigilantes e atentos em relação à segurança ao nosso redor: em nossas casas, nos locais de trabalho e, sobretudo, em nossos locais de culto". "Em particular, no que diz respeito à segurança nos locais de culto e outras locais da Igreja, nós esperamos que os membros de nossa Igreja, que têm experiência e competência em matéria de segurança, continuem colocando-se à disposição para criação e manutenção de um apropriado e adequado serviço de segurança, nos limites da lei".
"Ao mesmo tempo – prossegue o Arcebispo - apreciamos os serviços oferecidos pelas forças de segurança do Estado. Nós esperamos que continuem a fazê-lo de modo ainda mais eficaz, em colaboração com os nossos dispositivos de segurança. O fato que podemos contar com as forças do Estado para garantir a nossa segurança, sobretudo nos locais de culto, é um nosso direito como cidadãos respeitosos da lei e é um dever do Estado".
Além disso, Dom Onaiyekan acusa "aqueles que querem colocar os cristãos contra os muçulmanos e estão tentando fomentar a guerra entre os dois grupos, causando um grande prejuízo à nação". "Devemos resistir a toda tentativa de nos transformar em inimigos uns dos outros. Pelo contrário, este é o momento de promover as boas relações com os nossos amigos muçulmanos", destaca o Arcebispo. Por fim, Dom Onaiyekan convida todos os fiéis a rezarem pela Nigéria.
Para isso, o Prelado decidiu que no final de cada Missa, antes da bênção final, sejam pronunciadas duas orações: a "Oração pela Nigéria em perigo" ("composta muitos anos atrás, e ainda válida para a situação atual"), seguida da oração "Memorare", "a tradicional oração da Igreja, para invocar a potente intercessão de nossa Mãe, Maria Santíssima, para nos proteger e proteger as nossas comunidades, e para converter os corações das pessoas malvadas que saem às ruas semeando morte e terror na nação" .
SIR/Fides, 20/01/2012.

Nenhum comentário: