segunda-feira, dezembro 12, 2016

Amor à Igreja

«Apego inviolável à Igreja, que é Esposa de Jesus, em que ele vive. Ele é a sua alma, ama-a como sua esposa […]. Apego a tudo o que dela vem, das suas instituições, dos seus ritos, dos seus ministros […]. Apego ao Santo Padre, seu chefe e representante. Rezarei muitíssimo pelo Santo Padre, pelas suas intenções […]. Quanto mais se ama a Igreja, tanto mais possui o Espírito Santo que a anima. Quanto mais se ama a Igreja, tanto mais se ama Aquele de que ela é corpo, Nosso Senhor Jesus Cristo».



Obediência ao Diretor Espiritual

«A escolha do diretor espiritual tem uma importância vital porque tal for o mestre, tal será o discípulo. Deve ser uma pessoa devota, prudente, instruída e perita. Uma vez feita essa escolha depois de ter rezado ardentemente a Deus, devemos confidenciar-lhe a nossa vida, pedir-lhe conselho e ser obedientes».

O Beato Charles de Foucauld teve sempre um relacionamento profundo e fiel com o seu diretor espiritual – como a de filho em relação ao pai. Quando ele morreu, escreveu a um amigo dizendo-lhe que o seu Padre Espiritual fora um enxerto paciente do amor de Jesus no mais íntimo do seu ser.



Oração e fecundidade contemplativa

«Quem desejar viver segundo a espiritualidade de Nazaré deve integrar-se no projeto pastoral da Igreja local, procurando tornar-se útil segundo a sua vocação, para além de ser solidário sobretudo com aqueles que se encontram nos lugares mais difíceis de missão e de colaboração fraterna».

O Charles estava convencido de que há um tipo de fecundidade que não depende da ação: e é aquela que possui espírito contemplativo, que procura viver o espírito de Nazaré, a realidade concreta até ao fundo, no momento atual, que dá importância aos relacionamentos fraternos e de amizade, bem como à gratuidade do dom.


Ele mesmo fazia experiência contínua disso vivendo “a vida de Nazaré” com os nómadas mais isolados, entre os mais pobres de Beni-Abbés. Em 1911 estabeleceu-se em Asekrem por se tratar de um lugar de passagem das caravanas, que assim lhe permite cultivar relacionamentos com os Tuaregues e estabelecer uma profunda amizade com eles.

Nenhum comentário: