segunda-feira, dezembro 12, 2016

O discernimento, garantia de fidelidade à vontade de Deus

Uma vida ao ritmo de «decisões» definitivas

Cada etapa da vida do beato Charles de Foucauld traduziu-se numa mudança evidente de rumo e numa realização progressiva da vocação que entrevira. Uma etapa após outra, o germe inicial atingia a maturidade graças a passagens e mudanças contínuas; e a sua vocação, embora se fosse desenvolvendo, ia ficando fiel ao ideal inicial.

Em 1886, decidira oferecer-se inteiramente a Deus, viver para Jesus Cristo. Abraçou a vida de trapista. Passados alguns anos deixou a Trapa e foi viver à sombra do convento das Clarissas de Nazaré. Preparou-se para o sacerdócio com a ideia de ir para as regiões mais abandonadas da terra para lá tornar presente o Cristo. Penetrou no deserto, cada vez mais no interior do Sara, até à suprema imolação de si mesmo.



Discernimento da vontade de Deus

A procura duma forma de vida que lhe permitisse imitar cada vez mais perfeitamente a vida de Jesus em Nazaré não foi fácil nem rápida, para ele. Aceitou o peso e o fascínio duma procura atenta que nunca foi realizada, orientada ou dirigida pela sua liberdade pessoal. De facto, a vontade de Deus conhece-se prestando atenção aos movimentos do Espírito, cuja ação não obriga nem desresponsabiliza a pessoa humana.


A sua caminhada de discernimento sempre se distinguiu por um amor radical ao Senhor, pelo empenho em se conformar inteiramente com Ele, sem nunca esquecer a absolutez do dom recebido e o empenho em o restituir mediante a oferta de si mesmo ao Senhor.

Nenhum comentário: